PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

domingo, 3 de maio de 2009

Sobre Pedras No Caminho
Autor: Carlos Henrique Rangel

A pedra no caminho
me fez tropeçar.
A pedra no caminho
me fez pensar.
A pedra...
O caminho...
O caminhar...
Eu me fiz no caminho
ao tropeçar...
A pedra amarga do caminho...
A doce pedra do caminho...
Guardei a pedra do caminho
para lembrar...
Nunca me esquecerei
que a pedra estava
no caminho
E que caminho...


Dependência
Autor: Carlos Henrique Rangel

Eu preciso de você
E você de mim.
Eu te faço.
Você me faz.
Eu te construo.
Você me constrói.
O que você é
Me faz ser o que sou.
Me vejo em você
E você se vê
Em mim.
O UM que sou
Se multiplica
Com você.
Juntos somos
Mais...
Juntos
SOMOS.


Educar
Autor: Carlos Henrique Rangel
Educar é alimentar
E ser alimentado.
É se dá ao outro
E receber...
Educar é troca
É transbordar
Mas também
Se preencher...
Eu dou o que tenho
Recebo o que você tem...
A transformação
É mutua.
Eu serei outro.
Você será outro.
O que fizermos juntos
Será melhor...
E diferente.Eu preciso de você
E você de mim.
Eu te faço.
Você me faz.
Eu te construo.
Você me constrói.
O que você é
Me faz ser o que sou.
Me vejo em você
E você se vê
Em mim.
O UM que sou
Se multiplica
Com você.
Juntos somos
Mais...
Juntos
SOMOS.

O Que Faz Um Homem?
Autor: Carlos Henrique Rangel


Um homem não se faz sozinho.
Um homem se faz com outros homens...
Do Passado e do Presente.
Com coisas feitas por homens...
Idéias, descobertas,crenças, ritos, ritmos, visões, belezas, artes e outras...
Um homem se faz com troca, transmissão, repetição, continuação, construção dinâmica, viva, sadia...
Um homem se faz com outros homens...
Influenciado pela natureza: clima, fauna, flora...
Um homem são muitos...
Parte dos que foram.
Parte dos vizinhos.
Parte dos que chegam.
Parte de si mesmo.
Um Homem é ETERNO se respeita o seu Passado, seu Presente,
sua Comunidade e a si mesmo.

Quem Sou?
Autor: Carlos Henrique Rangel


Identidade...
Quem sou?
Sou esse número anotado em cartão envelhecido?
Quem sou?
Uma entidade limitada a um corpo carnal temporal?
Sou isto também, ocupando espaços, intervindo no espaço...
Interagindo com outros seres... Sou isto também...
Mas sou mais: o que penso, como penso, como ordeno o que penso,
como transmito o que penso e o que me levou a pensar...
Sou parte de onde vivo, do que vejo...
Minha relação com os outros seres também ajudam a formar o que sou...
Sou parte dos outros seres: suas idéias , suas coisas, memórias, histórias...
Então o que sou?
Uma colcha de retalhos?
Um quebra-cabeça formado por ambientes, seres, coisas, gestos, sabores, modos, lembranças?
Lembranças... As lembranças me individualizam...
São particulares porque são minhas...
Outros lembram também mas as minhas lembranças , com suas leituras e releituras são só minhas...
As lembranças me constroem...
O ambiente... Minha cidade: minha casa, a praça, a igreja, a escola, o clube... Os amigos...
Sou parte disto tudo...
Sou tanta coisa: construção genética: avós, pais, tios...
Culminância de algo. Pedaço de algo maior...
NOSSA!
Sou peça de uma grande engrenagem...
Indivíduo formado e formador do coletivo.
Construído e construtor...
Modificado e modificador...
Um elo entre o passado e o futuro.
Fruto do passado e do presente...
Construção e continuação no presente.
Continuação e esperança do futuro.
O QUE EU SOU?
Não sou apenas um número em um cartão.
Nem mesmo um ponto na multidão.
Sou o PONTO.
E junto com outros pontos formo uma LINHA.
Sou indivíduo...
Mas também sou coletivo, plural.
Sou maior porque sou muitos.
Parte de um organismo vivo, dinâmico, Especial
que depende de mim... E de todos para continuar...
EU SOU!
MAS VOCÊ TAMBÉM É.

Precisar
Autor: Carlos Henrique Rangel

Eu preciso de você para SER.
Eu me fiz com outros: Pai, Mãe, Irmãos, Professores, Mestres...
E outros...

Eu me faço com você e outros...
No caminho te encontro e continuo...
Me construo...

Eu sou Eu...Você é você.
Juntos somos NÓS.
Maiores... Fortes...

Te completo.
Me completa...
Você me faz.
Eu te faço.
Nós nos fazemos SEMPRE.


Pedaços
Autor: Carlos Henrique Rangel


Um pedaço de mim é branca ambição e veio de longe...
Do mar sem fim.
Outro pedaço de mim também veio do mar e é negra solidão.
Um pedaço de mim estava aqui e é rubra intuição.
Um pouco de mim é verde floresta. Outro amarelo ouro.
Um pedaço de mim é pura sensualidade.
Outro é devoção medrosa.
Um pouco de mim decora as igrejas. Outro tinge a terra de sangue.
Um pouco de mim observa das sacadas.
Um pedaço brinca nas praças...
Um pedaço de mim é ancião.
Outro é jovem canção.
Uma parcela de mim morreu em guerras.
Outra embriagou-se em festas.
Um tanto está na poeira das estradas.
Outro tanto nas gotas do rio.
Um pedaço de mim esta nas ferramentas.
Outra parcela nas peças...
Na comida vejo outro tanto. Na roupa um pouco mais...
Na louça, no veículo, na moça...
Eu vejo parte de mim...
Sou parte de tudo e em tudo me vejo. Em tudo estou...
Me faço em tudo.
Me construo com partes de tudo
e no TODO... SOU.



Nenhum comentário:

Postar um comentário