PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

domingo, 3 de maio de 2009

Línguas dos Homens
AUTOR: Carlos Henrique Rangel

Falo a língua
Dos Homens...
De alguns Homens...
Dos que vivem ao
Meu redor.

Penso na língua
Dos Homens...
Quase como pensam
Todos os Homens
Que falam a
Língua dos Homens...

Sou filho
Do tempo
Dos Homens.
Medido.
Pesado.
Aprovado
Pelos Homens.
Carrego o fardo
Dos Homens.
Às vezes
Leve como pluma.
Outras pesado
Como chumbo.

Vejo
Com os olhos
Dos Homens,
As coisas dos Homens...
E as coisas vivenciadas
Pelos Homens...

Sou homem
Presente
Cheio de passados
Cheio de outros
Homens...

Ouço com os ouvidos
Dos Homens
O mundo que
Rodeia os Homens
E reproduzo
Os sons
Com ritmos
Dos Homens.
Os mesmos Homens
Do passado, do presente.

Sinto o mundo
Dos Homens
Como se realmente
Fosse dos Homens.
Áspero
Macio
Maleável
Duro...
Um mundo
De Homens...

Cheiro o mundo
Com o vento
Dos Homens.
Aprendido
Com os Homens.
Definido
Codificado
Por Homens.
Agradável
Desagradável
Cheio de lembranças
De Homens...

O gosto dos Homens
Permeia o meu ser
E define
O que é bom
Ou ruim.

Sou homem
Entre Homens...

Me faço com
Os Homens.
Vivo entre Homens.

O que construo
Construo
Com e para Homens.

Falo, penso
Vejo, e sinto
Por que sou
Sobre tudo
HOMEM.


DIFERENÇAS
Autor: Carlos Henrique Rangel

Somos diferentes
Demais para sermos
Iguais.
Iguais o suficiente
Para percebermos
As diferenças...

Somos iguais
O suficiente
Para pensarmos
Quase iguais
E entendermos
Uns aos outros.
Para discordarmos
Ou não...

Somos diferentes
Demais...

A diferença
Nos faz


Sobrado
Autor: Carlos Henrique Rangel

Sacada:

Na sacada
Tudo vi...
O ontem
E o depois.
Na sacada
Namorei
O mundo
Do alto...
Descansei
Meu cansaço.

Janela:

A janela
Do mundo
Me enquadra...
O tempo
Brinca
Nos vidros
Em gotas
E grãos de poeira.
As mudanças
Ocorrem
Dentro e fora...

Grades:

Ah essas
Grades
Em flores
Em formas...
Belezas metálicas
Que me protegem
Do medo...
Vejo o mundo
Da sacada...

Paredes:

Paredes
Me separam
E me unem.
Me isolo
Do mundo
No sobrado.
Me completo
De mundo
No sobrado...
Histórias
E estórias
Me rodeiam...

Porta:

Pela porta
Entro
E saio...
Ensaio
Cotidianos
De conteúdos
Diversos:
Isso importa?

Telhado:

A telha...
O telhado...
Proteção em
Curvas.
Seguro do mundo...
Das intempéries
Do mundo...

Proteção
Enquanto houver...

O que me protege
Do interior?


Mudança
Autor: Carlos Henrique Rangel

Os cômodos vazio...
Não mais os passos da família...
A algazarra das crianças correndo no corredor...

Na sala, não vejo o sofá...
Apenas a marca na parede identifica o lugar...
A poltrona do Pai ficava ali...
Quase um Trono...
Mesmo sem ela sinto a presença...
O olhar fixo na tela da TV....
Na parede, os furos...
Os quadros infantis das meninas
não estão mais...

Ouço sem ouvir um som na cozinha...
Não há mais fogão
nem louças para lavar...
O sorriso da Mãe no entanto, está no ar.
O cheiro da comida fresquinha está no ar.

Ando pelo corredor procurando os que não estão mais...
No quarto... Na estante vazia vejo as sombras dos livros adivinhando seus lugares...
As lágrimas nublam os detalhes...
O quarto da Mãe ... E do Pai para onde corria nas madrugadas de chuva me abrigando no ninho protetor...
Lugar sagrado de confidências juvenis...

A casa vazia está cheia...
E o meu peito
E minha alma...
Abro a janela
E vejo a vizinhança mudada...

Também eu mudei...
E a Casa...

(mudar é um começo ou o fim?)





Nenhum comentário:

Postar um comentário