PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

domingo, 3 de maio de 2009

O CUIDAR HOLÍSTICO
autor: Carlos H. Rangel

Os agrupamentos humanos produzem cultura material e imaterial, intervindo na natureza, destruindo/construindo, dando uma ordem ou engendrando ordem – suas ordens.
Muitas vezes incompatíveis com a ordem natural.
Esse construir/destruir. Essa cultura produzida por gerações, com o tempo e com as transformações impostas pela dinâmica da sociedade cada vez mais globalizada e suas distorções cada vez mais acentuadas, ameaçam não só o patrimônio produzido ao longo dos anos/séculos, como a própria convivência e sociabilidade.
A preservação cultural deve passar pela recuperação desta relação social. Pela viabilização e reabilitação dos lugares urbanos.
Preservar o Patrimônio Cultural implica em preservar o homem social.
A reabilitação patrimonial deve ser tratada holisticamente, solucionando problemas sociais: desemprego, menor abandonado, alcoolismo/droga, habitação, educação e saúde.
Preservar o homem para preservar a sua memória/cultura.
A reabilitação urbana deve ser realizada pela, com e para as comunidades. Descobrir os problemas e tentar soluções. Descobrir vocações e tentar incentiva-las e valoriza-las.
Para isto é necessário um grande trabalho que envolva órgãos e profissionais diversos: advogados, arquitetos, engenheiros, historiadores, restauradores, sociólogos, antropólogos, educadores, médicos, psicólogos e quantos mais forem necessários.
Preservar os núcleos Urbanos, implica na união de todas as secretarias estaduais e municipais, empresas, organizações não-governamentais. Implica no planejamento urbano e sua gestão. Implica em assistência médica , em escolas, em fim, resgate da cidadania.

------------------------------------------------
A memória coletiva acontece em um espaço físico. Todo grupo ou coletividade tem relação com um lugar.
Cultura são várias, de vários grupos de uma localidade/cidade/região.
O conjunto de bens culturais de um povo deve representar todas as culturas/grupos que o compõem.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O inventário do patrimônio cultural tem que ser entendido como uma proteção prévia. Um bem cultural inventariado está protegido de qualquer dano até que se defina, através do tombamento ou registro, a sua importância de fato. O inventário não pode ser um fim em si mesmo. Tem que ser um indicador de futuras intervenções protetoras e de ações revitalizadoras/reabilitadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário