PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

domingo, 3 de maio de 2009

Eu Vi

Autor: Carlos Henrique Rangel

Meninos
Eu vi!
Os sobrados coloniais.
As igrejas quase iguais... (Mas diferentes...).

Meninos
Eu vi!
O Boi passar
colorindo a Rua
com a alegria dos brincantes.
Eu vi... Eu senti
a adoração à velha imagem...

Meninos
Eu vi!
O brilho dourado dos altares
destilando o sagrado.
Eu ouvi
o som antigo do órgão
espalhando emoção...

Eu ouvi
o canto dos sinos
e suas mensagens...

Meninos
Eu senti
o cheiro de suor
dos devotos em procissão...
Eu respirei história
nas curvas das ruas...
Eu me alimentei
da comida dos antigos...

Meninos
Eu me emocionei
com o passado presente
e me senti eterno...

Imagine
Autor: Carlos Henrique Rangel


IMAGINE
Imagine...
As igrejas barrocas, ecléticas,déco
preservadas...
Os sobrados...
Imagine
Que todos respeitam
as tradições, festas, histórias...
Imagine...
Os proprietários
empenhados em restaurar
seus casarões centenários...
Imagine...
Que todas as imagens
desaparecidas apareceram
junto às suas comunidades...
Que os órgãos de preservação
têm recursos e técnicos preparados
e bem remunerados...
Você pode achar
que sou um sonhador
mas não sou o único...
Imagine...
A convivência
do passado com a modernidade...
As produções culturais
convivendo harmoniosamente...
A diversidade respeitada...
Você pode pensar
que sou um sonhador
mas não sou o único...
Junte-se a nós...
IMAGINE!


Lembrar
Autor: Carlos Henrique Rangel

Ouvi a música
e ela me lembrou...
Lembrou meu Pai
e o mesmo disco
tocado no domingo...
O frango com quiabo
do domingo...
A casa antiga...
Eu lendo no alpendre...
O mesmo programa de TV...
A cerveja gelada...
O refrigerante negro...
Me lembrou a sobremesa...
O queijo e o doce de figo...
A mesma música
me lembrou um filme,
que me lembrou o velho cinema...
Que me lembrou VOCÊ...
Não há mais...
O Pai se foi.
O disco não toca mais...
A casa antiga cresceu, virou prédio...
O cinema virou igreja...
E você...
Você se perdeu nos anos...

O frango com quiabo
ainda freqüenta a mesa de domingo,
acompanhado do refrigerante,
esperando o queijo e doce de figo...
O programa? Não assisto mais.

Se Fosse Minha
Autor: Carlos Henrique Rangel

Se essa rua
Se essa rua
Fosse minha...
Eu mandava...
Eu mandava preservar.
Com essas casas...
Com essas casas tão antigas
Só para todo mundo olhar
Se essa rua
Se essa rua

Fosse minha...
Eu não deixava asfaltar.
Preservava o calçado de pedra
Que permite transpirar...
Se essa praça
Se essa praça
Fosse minha...
Eu poria a fonte
Para funcionar...
O lago com pequenos peixes
Para agente alimentar...
Se essa praça
Se essa praça
Fosse minha
Mais árvores eu iria plantar.
Para substituir as antigas,
Que mandaram arrancar.
Se essa igreja
Se essa igreja
Fosse minha...
Eu mandava
Eu mandava restaurar...

Resgatando o brilho antigo,
Para o meu povo rezar.
Se essa rua...
Se essa praça...
Se essa igreja...
Fossem minhas,
Eu mandava conservar...
Para deleite da minha gente:
Dos antigos e dos que vão chegar...
( A verdade...
A pura verdade...
A rua, a praça e a igreja são minhas e suas também.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário