PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

sábado, 16 de maio de 2009

MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
Autor: Carlos Henrique Rangel

Memória e patrimônio...
Memoriar é bom...
E os patrimônios são suportes da memória.
Protejo porque o bem cultural me lembra...
Lembra o que foi o meu grupo/comunidade
e o que é...
E fortalece minha autoestima...
Dizendo quem sou e
QUE SOU e o que poderei ser no futuro.

Os patrimônios me identificam e motivam
minha memória que precisa de suportes...
Ao mesmo tempo, minha memória
Qualifica e dá significado às coisas
Transformando-as em “bem”
Bens individuais interessam a mim.
Falam para mim. Valores individuais...
Bens coletivos... Coletivos no sentido
de serem bens culturais
Que significam para a coletividade...
Bens culturais falam para o “eu” e para o “nós”.
E são muletas culturais ...Suportes...
Guardiões...Da memória.
E a memória os qualifica em sua construção
Sempre no presente...
Relembrada, repetida,
Relida reinventada...

Memória e patrimônio...
Um sustenta o outro...
Qualifica e fortalece o outro.
E permite o conhecimento do outro.
A Memória qualifica e dá significado ao patrimônio
E o patrimônio sustenta a memória
E didaticamente, permite a sua continuidade,
Quando este é usado para lembrar e formar as novas gerações.

A Memória protege o patrimônio
E o Patrimônio Cultural protege a Memória.

Protejo porque gosto, porque preciso.
Porque me diz algo e importa.
Porque quero ter mais...
Porque quero lembrar... E me faz lembrar...
Protejo porque me lembra...
E por me lembrar
sempre vou proteger
Memoriar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário