PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

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domingo, 3 de maio de 2009

O TREM
autor: Carlos Henique Rangel

Vovô Carlos, Paulinho e Rita estavam viajando de carro para conhecerem a cidade de São João Del Rei. Os meninos não se continham de alegria correndo os olhos pela estrada.

- Falta muito Vovô? – Perguntou Rita se inclinado para o avô que dirigia com toda a atenção.

- Ah, minha neta, apenas começamos a nossa viagem.

- Fica fria Rita. Curte a paisagem... E os buracos...- Falou Paulinho balançando com o solavanco do carro.

Vovô Carlos riu.

- É, realmente a estrada está bastante ruim. – Disse o velho senhor.

- Se continuar assim vai demorar muito para chegar. – Falou o menino.

- É mesmo meu menino. Antigamente... Quando eu era criança, as viagens demoravam, mas eram bem seguras e divertidas...

- As estradas eram melhores? – Perguntou Rita.

- Ah... Minha menina, quando eu era pequeno viajava de Trem e as estradas de ferro eram muito seguras...

- De Trem? Eu nunca ví um Trem de ferro... Quero dizer, só ví no cinema e na televisão. Coisas enormes que andavam em trilhos de ferro. Pareciam grandes cobras. – Disse Paulinho.

- Parece que não tem mais Trem hoje em dia... Só existem os Trens de metrô... – Falou a menina.

- É mesmo minha neta, as viagens de Trem estão acabando ou já acabaram... Mas quando eu era criança as viagens para outras cidades eram feitas de Trem.

- E como era viajar de Trem? – Perguntou Rita curiosa.

- Era bem divertido. O Trem passava por túneis. Passava sobre rios... Parava em todas as estações para deixar ou pegar passageiros e cargas... – Contou o avô emocionado.

- Estações? –Perguntou a menina.
- Devia ser como os pontos de ônibus ou as rodoviárias, não é Vovô? – Disse Paulinho.

- Eram mais ou menos isto. Havia estações de todos os tipos: Pequenas, grandes... Todas lindas. Todas cheias de gente entrando e saindo dos Trens ou despedindo dos amigos ou parentes ou esperando os que chegavam... Também havia aqueles que vendiam coisas aos passageiros: pasteis, doces, picolés, qualquer coisa... As pessoas quando viam o Trem paravam para acenar...

- Uma festa... – Exclamou a menina. O avô riu.

- Para as crianças era uma festa...O apito do Trem. O barulho repetitivo das engrenagens gritando: “café com pão manteiga não”...

- Como? O Trem falava?! – Perguntou Rita assustada.

- Não, minha neta, quando o Trem andava fazia um barulho que parecia dizer repetidamente: “café com pão manteiga não. Café com pão manteiga não”. – Respondeu o avô rindo.

- Que coisa engraçada. – Riu a menina.

- Tudo isto acabou? – Perguntou Paulinho.

- As viagens acabaram ou são poucas... – Disse o velho senhor.

- E as estações? – Perguntou a menina.

- Algumas foram destruídas, outras estão abandonadas ou com outros usos...

- Por que Vovô? Por que as viagens de Trem acabaram? – Perguntou Paulinho curioso.

- Ah... É uma longa história. Mas antes de falar de como acabaram acho que devíamos saber como começaram. Não acham? – Perguntou o Vovô Carlos.

- É mesmo Vovô, a gente não sabe como tudo começou. – Falou Paulinho.

- E como começou? – Perguntou Rita. O Vovô riu.

- Lá vamos nós... A ferrovia com suas locomotivas e estradas surgiram no país chamado Inglaterra há quase duzentos anos atrás e facilitaram o transporte de mercadorias e pessoas que antes eram feitas em carroças cavalos ou burros. Espalharam-se rapidamente por todos os países da Europa, Ásia e para os Estados Unidos. Aqui no Brasil a história da ferrovia começou de fato há pouco mais de cem anos atrás com o empresário Irineu Evangelista de Souza... Ele era um homem de visão, enxergada as coisas melhor que os outros...

- Tinha visão de raio x? – Perguntou a menina.

- Não é isto bobona... – Ralhou Paulinho.

- Então o que é? – Perguntou a menina.

- Eu também não sei. – Falou o menino sem graça. O Vovô Carlos riu.

- Eu explico. O Irineu percebia as coisas melhor que os outros empresários de seu tempo. Percebeu que as ferrovias poderiam transportar grandes quantidades de produtos do interior para o litoral com mais rapidez que as tropas de burros...Queria trazer a ferrovia para o Brasil e trouxe.

- Sozinho? – Perguntou Paulinho.

- Praticamente sozinho. Ele ligou um lugar chamado Porto Estrela na Baia de Guanabara à Serra de Petrópolis inaugurando a primeira Estrada de Ferro do Brasil no ano de 1854.Uma inauguração em grande estilo, com a presença do Imperador D. Pedro II e um monte de gente importante. Por causa deste feito ele recebeu o título de Barão de Mauá e mais tarde passou a Visconde.

- E depois ele fez novas estradas? – Perguntou Paulinho.

- Bem que ele queria levar a ferrovia para o interior do país, mas teve vários problemas políticos e financeiros... – Disse o avô.

- Mas se ele não fez, quem fez? – Perguntou Rita.

- Ah, o governo imperial criou a Estrada de Ferro D.Pedro II que se espalhou pelo interior e chegou aqui em Minas Gerais. Depois vieram as redes ferroviárias particulares que foram unindo as cidades deste Brasil com seus vários ramais. Aqui em Minas existiam 18 redes ferroviárias...

- Nossa! Que tantão! – Espantou-se a menina.

- Muitas né? E estas Estradas levavam produtos do interior para os portos do litoral e traziam produtos importados para as cidades distantes. As Marias-fumaças traziam o progresso e as novidades...

- Marias-Fumaças? Quem são essas mulheres? – Perguntou Rita.

- Não são mulheres, Maria-Fumaça era o nome carinhoso das máquinas... Os Trens antigos... Soltavam muita fumaça pelas chaminés...A Estrada de Ferro D. Pedro II, depois que o Brasil passou a ser uma república, foi transformada na Estrada de Ferro Central do Brasil. Muitas cidades nasceram por causa das estradas de ferro. Muitas só sobreviveram por causa das estradas de ferro...Bem, em 1957, o governo criou a Rede Ferroviária Federal S. A. unindo todas as ferrovias para melhorar o transporte e solucionar os problemas que estavam ocorrendo.
- Problemas?

- É, algumas ferrovias tinham prejuízos ou projetos mal elaborados... A união pretendia acabar com estes problemas...

- E acabou? – Perguntou Rita.

- É claro que não, né Rita! Se não a gente não estaria viajando de carro nesta estrada ruím. – Falou Paulinho xingando a irmã.

- É mesmo Paulinho, a Rede Ferroviária Federal não resolveu os problemas... Depois vieram as rodovias com suas estradas asfaltadas, os ônibus e os caminhões... O Brasil optou por transportar os produtos agrícolas e minerais nestes caminhões que vemos nesta estrada...

- Que opção burra... – Xingou Rita.

- E tudo acabou.... – Falou Paulinho triste.

- A Rede Ferroviária Federal – a RFFSA – foi privatizada nos anos noventa, passando para várias empresas. O transporte de passageiros parou... Muitos trechos foram completamente destruídos... As estações abandonadas ou recebendo novos usos...

- E agora? – Perguntou Rita querendo saber como tudo isto iria terminar.

- Agora... Bem, existem movimentos de amantes das ferrovias tentando salvar as estações e os conjuntos formados pelos galpões e casas da rede e até reativar alguns trechos das estradas para levar turistas... Algumas das estações viraram museus onde foram colocados Trens, objetos e ferramentas usadas pelos maquinistas e trabalhadores ferroviários e até fotografias antigas. Estes museus contam um pouco da história das ferrovias e das pessoas que trabalharam nelas...Além disto alguns conjuntos foram preservados pelos governos estaduais e municipais... Muitas cidades estão preservando os conjuntos ferroviários e suas estações utilizando-os como sedes administrativas, bibliotecas, casas de cultura e outros tantos usos...

- Eu queria tanto andar de Trem...O senhor nos leva? – Perguntou Rita.

- Claro que levo. – Respondeu prontamente o Avô.

- Eu queria conhecer um museu ferroviário... – Pediu Paulinho.

- Eu prometo que levo vocês para conhecerem um museu ferroviário... Olhem estamos quase chegando... São João Del Rei tem uma estação muito bonita e possui um museu ferroviário muito interessante...
Fim

QUESTIONÁRIO

1 – Sua cidade é servida por linha férrea? Qual Estrada de Ferro?

2 – Sua cidade tem uma estação ferroviária? Quando foi construída?

3 – Funciona como estação? Se a resposta for não, quando deixou de funcionar como estação?

4 – Como está sendo utilizada a sua estação? Concorda com o uso atual? Por quê?

5 – Existem outros prédios da rede ou casas de ferroviários? Como são utilizados?

6 – Quais os produtos da sua terra que eram transportados por trem de ferro?

7 – Quais os produtos que chegavam a sua cidade por trem de ferro?

8 – Como foi sua primeira viagem de trem? Como se sentiu viajando de trem?

9 - Qual a lembrança mais marcante que você tem da ferrovia?

10 – A ferrovia tem algum significado para você e sua vida? Por quê?

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