PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

domingo, 3 de maio de 2009

CONCEITOS IMPORTANTES

Exercite a Memória... Memória: Lembranças, reminiscências, vestígios.
Aquilo que serve de lembrança. A memória permite a construção da identidade individual e coletiva. Estabelece a relação entre o passado e o presente e permite vislumbrar o futuro. Por ser um elemento vivo, a memória está sujeita a modificações e alterações.

Toda memória coletiva se desenvolve em um espaço/lugar.
“... O esquecimento ainda é memória.”(Carlos Drummond de Andrade).

Você sabe o que é Cultura?
Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo, meio pelo qual o ser humano se adapta às condições de existência, transformando a realidade. É um processo em permanente evolução, diversificado e rico. Trata-se do desenvolvimento de uma comunidade, um grupo social, uma nação, fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. Ou seja, cultura é o que o homem faz, inventa, imagina.

Hábitos, costumes, instituições, modos de fazer, gestos, belezas, ritos, culinárias, celebrações, som, música, tradições, danças, representações, imagens indumentária...
Cultura são várias, de vários grupos de uma mesma localidade. A Cultura tem seus Produtos Culturais...

A cultura tem seus produtos culturais, os bens culturais: objetos, registros, valores, sons, ritos, lendas, dentre outros.

São os nossos Bens Culturais...
Os bens culturais são o produto do processo cultural. Os bens culturais permitem que nos conheçamos e também ao ambiente que nos cerca. O Valor Cultural de um Bem reside na capacidade de estimular a memória das pessoas, contribuindo para a garantia de sua identidade cultural e melhoraria de sua qualidade de vida.
Os bens culturais nos dizem o quê somos...Mais que isso, dizem que SOMOS.

Você sabe o que é Patrimônio Cultural?
Patrimônio Cultural é a soma dos Bens Culturais de uma comunidade ou grupo.
Existem as seguintes Categorias:
Bens Intangíveis: são os bens imateriais.
Bens intangíveis que são referências culturais de um grupo social, comunidade, povo ou nação.
Exemplo: as festas, os modos de ser e fazer, as celebrações, formas de expressões, os lugares e espaços onde se reproduzem práticas culturais coletivas.

Bens Tangíveis: são aqueles que podemos pegar, manusear: espaços, estruturas arquitetônicas, bens móveis (alfaias, imagens, mobiliário).

Bens Naturais: Bens naturais que têm significado simbólico/cultural para o homem e a comunidade. Elementos da natureza que sejam representativos de um lugar ou que tenham significado histórico para um determinado povo ou comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário