PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

terça-feira, 8 de novembro de 2011

INTERIORIZAÇÃO REGIONAL


São João del-Rei e região ganham núcleo para descentralizar as ações da Cultura

PDFImprimirEmail
SÃO JOÃO DEL-REI (08/11/11) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), lança nesta quarta-feira (9) mais um Núcleo de Interiorização, desta vez, em São João del-Rei. Este núcleo, que já existe desde 2007, vai continuar a atender demandas relativas a políticas culturais da região Central do Estado e passa a atender, também, a região Noroeste, englobando um total de 157 cidades. 
A implantação faz parte da proposta de descentralização e regionalização das ações da Cultura. Os núcleos vão constituir a representação física da secretaria no interior de Minas, uma estratégia inovadora de planejamento compartilhado, em um programa que possui metodologia sustentável, que atenderá aos municípios de forma articulada e sistêmica. 
As atividades previstas serão realizadas em diferentes etapas, tendo início pela criação do Fórum Cultural de Secretários e Gestores Culturais para cada microrregião, juntamente com a escolha dos membros dos seus respectivos grupos gestores. Em seguida, será criado um plano de orientação para a seleção das prioridades e elaboração de um cronograma de trabalho. Todo o processo será acompanhado pela equipe da Superintendência de Interiorização da secretaria que, ao final, apresentará uma análise de resultados aos municípios.
A criação e implantação desses núcleos em 2011 atende a meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Cultura de descentralizar e interiorizar a política cultural e visa também ampliar o atendimento da secretaria nas macrorregiões onde estarão inseridos: Norte, Nordeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Sul, Central, Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata.
Os núcleos serão responsáveis pelo mapeamento dos espaços culturais existentes nos municípios, manifestações culturais, calendário de eventos e artistas. Além disso, darão apoio técnico aos gestores da cultura, além de contribuir para a implementação da rede de serviços entre as localidades. Caberá aos núcleos, ainda, oferecer informações sobre os serviços do Sistema Estadual de Cultura, estimular parcerias, divulgar e apoiar as ações realizadas pela secretaria e parceiros.
O primeiro Núcleo de Interiorização foi lançado em Araçuaí, para atender às demandas das regiões dos vales do Jequitinhonha, do Mucuri e Norte de Minas. Até dezembro de 2011, outros três núcleos serão lançados no interior do Estado, nas cidades de Governador Valadares, Pouso Alegre e Uberlândia.
Descentralização e interlocução
Para a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, a estrutura de planejamento compartilhado reforça o conceito de sociedade em rede, ampliando a capilaridade da secretaria no atendimento e na disseminação da política cultural de Minas Gerais. “Cultura deve ser compreendida como instrumento de desenvolvimento, por meio de uma política cultural bem articulada, descentralizada e regionalizada. Daí a importância dos núcleos, que serão o braço da secretaria no interior, para atender ao Sistema como um todo”, comenta a secretária. “Esses núcleos vão possibilitar a descentralização da cultura e facilitar a interlocução dos municípios e sociedade civil com a secretaria”, acrescenta Eliane Parreiras.
Encontro de secretários e gestores culturais
Como programação do lançamento dos núcleos, serão realizados encontros de secretários municipais de Cultura e gestores culturais em cada região. O evento terá a finalidade de qualificar os gestores e entidades culturais públicas e privadas, com informações sobre fomento, investimento cultural e relações com o mercado.
O encontro terá como objetivos: apresentar os serviços oferecidos pelo Sistema Estadual de Cultura, incentivar o intercâmbio cultural, ampliar a capilaridade no acesso às informações culturais e intensificar a rede de articuladores da cultura em Minas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail (interiorizacao@cultura.mg.gov.br) ou telefone (31- 3915-2688).
Datas de inauguração de cada núcleo:
- São João Del-Rei (Região Central e Noroeste de Minas)
Dias 9 e 10 de novembro
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei
Endereço: Avenida Hermílio Alves, 170 - Centro
Pouso Alegre (Sul de Minas e Centro Oeste)
Dias 25 e 26 de novembro
*Local a ser definido
- Governador Valadares (Região do Vale do Rio Doce e Zona da Mata)
Dias 2 e 3 de dezembro
*Local a ser definido
- Uberlândia (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba)
Dias 9 e 10 de dezembro
*Local a ser definido
Programação inauguração em SÃO JOÃO DEL-REI
1º dia
- Das 17h às 18h – Credenciamento
- 18h - Apresentação Artística Local - Músicos do Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier.
- 19h- Abertura Oficial
- Palestra: Sistema Estadual de Cultura
Eliane Parreiras- Secretária de Estado de Cultura
2º dia
- Das 9h às 10h
- Palestra: Interiorização da Cultura
Fátima Tropia- Superintendente de Interiorização
- Das 10h às 12h – Trabalhos Práticos
- Divisão em grupos: Levantamento das demandas dos participantes
- Apresentação dos resultados dos grupos
- 12h30-Encerramento
** Informações: Superintendência de Interiorização  
Fone: (31) 3915-2688 ou pelo e-mail interiorização@cultura.mg.gov.br.  
FONTE: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/cultura/38134-sao-joao-del-rei-e-regiao-ganham-nucleo-de-interiorizacao-da-cultura-sao-joao-del-rei-e-regiao-ganham-nucleo-de-interiorizacao-da-cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário