PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - TEXTOS

NOTAS SOBRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A 
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA REVISTA NOVA ESCOLA 
Luana Silva Bôamorte de Matos


http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%202/PDF/Microsoft%20Word%20-%20NOTAS%20SOBRE%20PR%C1TICAS%20E%20REPRESENTA%C7%D5ES%20SOBRE%20A%20EDUCA%C7%C3O%20PATRIMONIAL%20NA%20REVISTA%20NOVA%20ESCOLA.pdf


"Logo, esse destaque a uma consciência patrimonial  diante do distanciamento
com as tradições locais e da ameaça do desaparecimento de referentes culturais fez com
que o campo das instituições e instrumentos voltados a tarefa do cuidado e preservação
da memória e do patrimônio crescesse em todo o mundo. Juntamente com a valorização
das identidades coletivas locais.
 A Educação para o patrimônio é concebida como parte dessa consciência e
atende a necessidade de sensibilização de crianças, jovens e adultos em relação à
importância em guardar o passado. " (DO TEXTO)


A efetivação da Educação Patrimonial se torna indispensável ao processo de
preservação sustentável dos bens culturais e de fortalecimento dos sentimentos de
identidade e cidadania, pois se configura como um instrumento que possibilita a
apropriação consciente do patrimônio pelas comunidades e o desenvolvimento do seu
conhecimento crítico (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 2009, p. 06).
Assim sendo, a Educação Patrimonial, embora concebida para ser aplicada em
museus, “[...] insere-se nas preocupações pedagógicas e não pode ser dissociada das
discussões sobre o sentido mesmo do ensino” (FUNARI, P.P.A., FUNARI, R.S., 2007,
p. 11).
(DO TEXTO)


Educação Patrimonial na Universidade Federal de Santa Maria: 
Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória 
e sua inserção na comunidade 
André Luís Ramos Soares

http://jararaca.ufsm.br/websites/nep/download/Textos%20Nep/NEP.pdf


O projeto: “Educação Patrimonial no Município de Itaara, RS: Resgate do Patrimônio
Cultural e inserção do tema no currículo escolar”,  está em sua fase inicial, tendo como
principais objetivos:
- Apresentar, nas escolas da rede pública, na disciplina de História, o conceito de patrimônio
- de bens naturais, culturais, intelectuais e emocionais.
- Apresentar o trabalho desenvolvido com os educandos à totalidade da Escola e da
sociedade civil: Círculo de Pais e Mestres, clube de Mães, CTGs, entre outros, envolvendo
assim toda a comunidade direta e indiretamente ligada à escola;

-Desenvolver, junto com os educadores, atividades ligadas ao projeto desenvolvido,
dialogando entre as disciplinas e o patrimônio para a inclusão deste nos currículos escolares
(DO TEXTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário