PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

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quinta-feira, 28 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - EXERCÍCIO - INVENTÁRIO


Elaboração de inventário do acervo cultural da cidade

Matéria: HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.

Descrição: Compor uma exposição, a ser realizada através das seguintes etapas:

- Fazer um levantamento/inventário referente aos bens culturais do bairro/cidade, contendo informações históricas (construtor, época da construção, primeiros moradores, usos etc.) e fotografias.

- Usar uma planta cadastral recente da cidade ou localidade.

- Usando a cópia da planta cadastral da cidade/bairro, montar um painel para que os alunos colem as fotografias dos bens culturais mais expressivos na quadra ou região onde se localiza.

- Montar um mapa (planta cadastral) localizando os principais problemas da cidade.

OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

                              FICHA DE INVENTÁRIO
Município: ___________________________________
Distrito: _______________________________________
Bem cultural: (a casa que você está visitando)_____________________________________
Propriedade: (quem é o dono atual?)____________________________________________
Responsável: (quem é a pessoa que toma conta da casa) ___________________________________
Histórico:
- Quem construiu e quando construiu?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
 
- Quem foram os donos? Quando e como adquiriram a casa?
 ______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- Obras e datas que ocorreram e quem fez:
 _____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
 
Descrição:
- Qual o estilo arquitetônico do imóvel?
______________________________________________________________________________________
- Quantos pavimentos (andares) têm?
______________________________________________________________________________________
- Qual a cor das fachadas?
______________________________________________________________________________________
- De que material é feita?(marque com um “X”) É de:
____ adobe     ____ tijolos     ____ pau-a-pique      ____ outro material (qual?)
 
- Foi construída junto à divisa do lote ou está recuada?
- Tem (marque um ”X”): ____ Horta         ____ Pomar          ____ Jardim
 
- Tem varanda? _____ Sim   _____Não   - Tem Garagem:  ____ Sim       ____ Não
- Como é o telhado? Descreva:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                              
- Quantos cômodos tem? __________ Quantas janelas possui? _________________________
 
- Como é o piso:
Da sala: _____________________________________________________________
Da cozinha: __________________________________________________________
Da copa: ____________________________________________________________
Do banheiro: _________________________________________________________
Dos quartos: _________________________________________________________
 
Uso Atual (marque um “X”):
___ __Residência    ___ Comércio    ____ Religioso    ____ Sede de alguma entidade (Qual?): _____________________________________________________________________________________________________________________________________

Como são as casas vizinhas? Quantos pavimentos? quais os usos?
Casa da Esquerda:
____ Residência _____ Comercio _____ Religioso _____ Sede de alguma entidade/empresa: Qual?_____

Casa da Direita:

_____ Residência   ______ Comércio  ______ Religioso  ______ Sede de alguma entidade/empresa: Qual ?__________

Proteção Legal: É tombada?     ___ Sim     ____ Não
(Marque X na alternativa correta:    ___ Pelo Município     ___ Pelo IEPHA    ___ Pelo IPHAN)
 
Estado de Conservação: (Está bem conservada? Apresenta problemas?)
 ___ Bom       ____ Regular        ___ Ruim
Por quê? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Desenhe ou Fotografe o Bem Cultural:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Referências Documentais / Entrevistas:
(Que documentos você usou para fazer a pesquisa?
Quem você entrevistou? Nome completo e a data em que fez a entrevista)
Fotógrafo desenhista:                                                                           Data:
Levantamento:                                                                                      Data:
Elaboração:                                                                                           Data:
Revisão:                                                                                                Data:

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

(Trabalho em grupo em sala de aula. Logo após, deve ser debatido)

Nome dos Alunos : ____________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUAIS AS QUALIDADES QUE UM BEM TEM QUE TER PARA SER RECONHECIDO COM PATRIMÔNIO CULTURAL DE SEU MUNICÍPIO?

Numere por ordem de importância

___ Valor Histórico

Por quê?: __________________________________

 

___ É público.

Por quê?:________________________________

___ Valor Artístico.

Por quê?_______________________________

___ Ser importante para você.

Por quê_______________________________

___ Importante para a rua.

Por quê?____________________________

___Importante para a família.

Por quê?___________________________

___Valor arquitetônico.

Por quê___________________________

___ Está correndo risco.

Por quê?_________________________

___ Tem uso.

Por quê?__________________________

___ Não tem uso;

Por quê? _________________________

___ Tem valor sentimental.

Por quê?_________________________

___ É bonito.

Por quê?__________________________

___ Tem valor econômico.

Por quê_________________________

 

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