Elaboração
de inventário do acervo cultural da cidade
Matéria:
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Público-alvo:
alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Descrição:
Compor uma exposição, a ser realizada através das seguintes etapas:
-
Fazer um levantamento/inventário referente aos bens culturais do bairro/cidade,
contendo informações históricas (construtor, época da construção, primeiros
moradores, usos etc.) e fotografias.
-
Usar uma planta cadastral recente da cidade ou localidade.
-
Usando a cópia da planta cadastral da cidade/bairro, montar um painel para que
os alunos colem as fotografias dos bens culturais mais expressivos na quadra ou
região onde se localiza.
-
Montar um mapa (planta cadastral) localizando os principais problemas da
cidade.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS
NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
FICHA DE INVENTÁRIO
Município: ___________________________________
Distrito: _______________________________________
Bem cultural: (a casa que
você está visitando)_____________________________________
Propriedade: (quem é o
dono atual?)____________________________________________
Responsável: (quem é a
pessoa que toma conta da casa) ___________________________________
Histórico:
- Quem
construiu e quando construiu?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- Quem foram
os donos? Quando e como adquiriram a casa?
- Obras e
datas que ocorreram e quem fez:
Descrição:
- Qual o estilo arquitetônico do imóvel?
______________________________________________________________________________________
- Quantos
pavimentos (andares) têm?
______________________________________________________________________________________
- Qual a cor
das fachadas?
______________________________________________________________________________________
- De que
material é feita?(marque com um “X”) É de:
____
adobe ____ tijolos ____ pau-a-pique ____ outro material (qual?)
- Foi
construída junto à divisa do lote ou está recuada?
- Tem (marque
um ”X”): ____ Horta ____
Pomar ____ Jardim
- Tem varanda?
_____ Sim _____Não - Tem Garagem: ____ Sim
____ Não
- Como é o
telhado? Descreva:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Quantos cômodos tem? __________ Quantas janelas possui? _________________________
- Como é o
piso:
Da sala:
_____________________________________________________________
Da cozinha:
__________________________________________________________
Da copa:
____________________________________________________________
Do banheiro:
_________________________________________________________
Dos quartos:
_________________________________________________________
Uso Atual (marque um “X”):
___ __Residência ___ Comércio ____ Religioso ____ Sede de alguma entidade (Qual?):
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Como são as casas vizinhas? Quantos pavimentos? quais os usos?
Casa da Esquerda:
____ Residência _____ Comercio _____ Religioso _____ Sede de alguma entidade/empresa: Qual?_____
Casa da Direita:
_____ Residência ______ Comércio ______ Religioso ______ Sede de alguma entidade/empresa: Qual ?__________
Proteção Legal: É tombada? ___ Sim ____ Não
(Marque X na
alternativa correta: ___ Pelo
Município ___ Pelo IEPHA ___ Pelo IPHAN)
Estado de Conservação: (Está bem
conservada? Apresenta problemas?)
___ Bom
____ Regular ___ Ruim
Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenhe ou Fotografe o Bem Cultural:
Referências Documentais / Entrevistas:
(Que
documentos você usou para fazer a pesquisa?
Quem você
entrevistou? Nome completo e a data em que fez a entrevista)
Fotógrafo
desenhista:
Data:
Levantamento:
Data:
Elaboração:
Data:
Revisão:
Data:
ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
(Trabalho
em grupo em sala de aula. Logo após, deve ser debatido)
Nome
dos Alunos : ____________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUAIS
AS QUALIDADES QUE UM BEM TEM QUE TER PARA SER RECONHECIDO COM PATRIMÔNIO
CULTURAL DE SEU MUNICÍPIO?
Numere
por ordem de importância
___ Valor Histórico
Por quê?:
__________________________________
___ É público.
Por
quê?:________________________________
___ Valor Artístico.
Por
quê?_______________________________
___ Ser importante para
você.
Por
quê_______________________________
___ Importante para a rua.
Por
quê?____________________________
___Importante para a
família.
Por
quê?___________________________
___Valor arquitetônico.
Por
quê___________________________
___ Está correndo risco.
Por
quê?_________________________
___ Tem uso.
Por
quê?__________________________
___ Não tem uso;
Por quê?
_________________________
___ Tem valor sentimental.
Por
quê?_________________________
___ É bonito.
Por
quê?__________________________
___ Tem valor econômico.
Por
quê_________________________
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