PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

terça-feira, 7 de agosto de 2018

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - VISITA GUIADA/ORIENTADA


Na visita guiada se puderem, usem um mapa.... 


Planta do Bairro Floresta/Belo Horizonte
datada de 1942.



Faça um roteiro da visita partindo da escola e indo ao bem cultural. Divida a turma em grupos para fazerem juntos os exercícios. Podem ser grupos de 6 alunos cada.

1- Fotografe detalhes das casas ou fotografe as janelas das casas.

2 - Anote os endereços.

3 -  Crie uma folha didática misturando as janela deixando em baixo das janela três linha para que os alunos anotem os endereços das janelas que acharem.

4 - Assim, eles vão fazer o caminho observando as casas existentes  até chegar ao objeto a ser visitado.

5 - No lugar do bem cultural dê aos grupos de alunos folhas didáticas com exercícios diferentes. podem ser uma sobre o bem outro sobre a praça ou vizinhança do bem.

6-  Em sala de aula verifique em conjunto com os alunos qual grupo ganho/acertou as janelas. O grupo que ganhou pode ganhar uma prenda/lembrança.

7 - Da mesma forma deixe dois ou três grupos de alunos apresentarem o exercício sobre a visita ao bem. 
Grupos que fizeram o mesmo exercício podem opinar se concordam ou não com as colocações do grupo que está apresentando.

Bem, são sugestões...

Boa Sorte...

EXEMPLO DE FOLHA DIDÁTICA:



FOLHA DIDÁTICA PARA VISITA GUIADA/ORIENTADA


Visitas Orientadas - Divida os temas (Praça e Igreja) deve ser distribuídos entre seis grupos. O trabalho será feito em visita à Praça e a Igreja.


PRAÇA

1 – Você conhecia a Praça? Qual o seu nome?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Como era antes? Passou por reformas? Quais e quando? Teve outros nomes? Quando adquiriu o nome atual?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Qual a origem do nome da Praça? Se for uma personalidade histórica faça uma pesquisa sobre ela.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – O que mais te chamou a atenção na visita?  Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 5 – O que acontece na rua / praça? Quem freqüenta e o que faz? Por que freqüenta?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Quais os prédios mais interessantes no entorno[1] da praça? São de que época?


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 – Existem áreas de lazer? Bares? Quadras? Coreto? Brinquedos? Quantos são de cada categoria.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Quantos canteiros têm a praça e em que formato são?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 – Existem Bancos? Quantos são? De que material são feitos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Existem monumentos? (bustos, fontes, estátuas, etc.) Descreva-os. (No caso dos bustos, quem são os homenageados? o que fizeram para serem homenageados? No caso das fontes e estátuas, quem as fez ou projetou?).

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 – Quais as cores que predominam na praça e onde se encontram.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12 – Que tipos de animais habitam a praça? Qual o motivo para eles viverem na Praça?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13 – Quais os sons ouvidos na Praça? Por que esses sons acontecem na Praça?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14 – Qual o som que você mais gostou de ouvir? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15 - Qual o que menos gostou? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16 – Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir ou acabar com esse som ruim?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

17 – Quais os cheiros percebidos na Praça? Por que esses cheiros existem?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

18 – Qual o cheiro que você achou mais agradável? Por quê?


________________________________________________________________

19 – Qual o cheiro que menos gostou? Por quê?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

20 – Em sua opinião, o que pode ser feito para acabar com esse cheiro ruim, caso seja um cheiro que atrapalhe a convivência na praça.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

21 - Desenhe a praça identificando os bancos, bustos, coretos, jardins, monumentos.











Alunos: ______________________________________________________________________________________________________________________________

Turma: __________________________________________________



IGREJA

1 – Pesquise: Como se chama a igreja matriz? Quando foi construída? Quem construiu? Qual o material utilizado para sua construção? Qual o Santo de Devoção? 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Pesquise sobre a vida do Santo que dá nome a igreja: como viveu, o que fez, como morreu. Identifique os atributos da imagem. De onde veio? Quem produziu? Como foi adquirida?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Existe uma festa em homenagem ao Santo? Quando, onde e como acontece? Descreva a esta festa:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Entreviste o principal responsável pela festa usando o seguinte roteiro: Nome? Função na festa? Quando surgiu a festa? Por que acontece a festa? Quem financia? Quais são os principais participantes? Como acontece a festa: início, meio, fim?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Como é o altar principal da Igreja? Quantos nichos? Quais as imagens expostas?

(Descreva o elemento decorativo que mais te chamou atenção).

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



6 – Quais os sons ouvidos na Igreja? Por que esses sons acontecem na Igreja?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                  7 – Qual o som que você mais gostou de ouvir? Por quê?

        Qual o que menos gostou? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir ou acabar com esse som ruim?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 – Quais os cheiros percebidos na Igreja? Por que esses cheiros existem?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Qual o cheiro que você achou mais agradável? Por quê?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 – Qual o cheiro que menos gostou? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                        12 – Em sua opinião, o que pode ser feito para acabar com esse cheiro ruim?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13 – Quais os problemas que a Igreja apresenta? Como resolvê-los?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14 - Reconhecendo a Igreja: Desenhe a Igreja e seu entorno[2].


















alunos: ______________________________________________________________________________________________________________________________

Turma: __________________________________________________












[1] O entorno é a área que envolve ou circunda a praça, conformando uma paisagem que pode ser composta de vazios, cheios, bens imóveis, móveis, naturais e artificiais. 
[2] O entorno é a área que envolve ou circunda a igreja, conformando uma paisagem que pode ser composta de vazios, cheios, bens imóveis, móveis, naturais e artificiais. 




Carlos Henrique Rangel

2 comentários: