PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL -ATIVIDADE - CONHECENDO A ESCOLA -

ATIVIDADES - CONHECENDO A ESCOLA

Autor: Carlos Henrique Rangel




1 - Cotidiano da Escola 
(trabalho em grupo, apresentação em sala de aula)

Matéria: HISTÓRIA

Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.

Descrição: Seguindo um questionário, realizar pesquisa em grupos visando ao reconhecimento do cotidiano da Escola.


OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

QUESTIONÁRIO:

1 - Quando e quem construiu o prédio da escola?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Para que foi construído o prédio?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Qual o seu estilo arquitetônico? Qual o período em que predominou?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Quais as diferenças entre este estilo e o estilo barroco.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Quando o prédio foi transformado em escola?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Quem foi o primeiro diretor?______________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Procure saber quais as pessoas importantes ou famosas que estudaram na escola.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 - Escolha uma delas para falar de sua vida, sua profissão e sua importância para a nossa história.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 - Quem é o atual diretor?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 - Há quanto tempo trabalha com ensino e há quantos anos está na direção da escola?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 – A Escola é protegida? Se sim, quando a escola foi tombada e por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

12 - O que é o tombamento e quais suas consequências para a escola?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

13 - O prédio está passando por uma restauração? Você sabe o que isto significa?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

14 - Se estiver passando por Restauração, elabore um questionário de perguntas e entreviste o arquiteto responsável pela obra. Não se esqueça de perguntar o seu nome completo.

______________________________________________________________________

15 - Qual a importância da escola em sua vida?

______________________________________________________________________

16 - Quais os problemas que apresenta e quais as soluções para resolvê-los?

______________________________________________________________________

17 - Faça um cartaz como o desenho do prédio, identificando os seus cômodos e seus problemas.

18 - Faça um mapa em uma cartolina do quarteirão onde a escola se situa identificando os prédios e casas.

Fotografe ou desenhe as casas ou prédios mais significativos do quarteirão, identificando o seu nome, endereço, época em que foi construído e estado de conservação, para serem apresentados em um cartaz. Identifique os principais problemas do quarteirão.

Obs.: os trabalhos serão expostos na escola na semana do Patrimônio Cultural.


2 - Mapa mental 
(trabalho individual, apresentação em sala de aula)
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Matéria: GEOGRAFIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Descrição:
Cada aluno produzirá um mapa detalhado do caminho que percorre para chegar à escola. Nele serão identificados prédios e ruas que lhe chamaram a atenção.
Logo em seguida, os alunos apresentarão os mapas, explicando o caminho e os lugares lembrados.
Como complemento deste trabalho, outro mapa deve ser elaborado em casa com a mesma temática. O aluno terá dois dias para observar o caminho de sua casa, e anotar e identificar no mapa todos os detalhes que considera importante: ruas, prédios, praças etc.
Em sala de aula, os dois mapas serão confrontados. O aluno deve ser estimulado a esclarecer por que certos lugares e edifícios lhe chamaram a atenção e ficaram na sua lembrança e outros não.
Por que alguns prédios e lugares foram lembrados pela maioria dos alunos?
Por que isto aconteceu?

Obs.: Os mapas comporão a exposição a ser realizada no final do ano.


3 - ESPAÇOS DA ESCOLA E DE SEU ENTORNO[1]
 (trabalho em grupo com apresentação em sala de aula)
Descrição: Seguindo um questionário, realizar pesquisa em grupos, visando ao reconhecimento dos espaços da escola e de seu entorno (vizinhança).
Obs.: Os trabalhos devem ser apresentados em cartazes ou cartolinas para a exposição a ser realizada na escola.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
1 - Quantos alunos têm nos turnos da manhã, tarde e noite? Faça um gráfico demonstrando estes números.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Há quantas salas de aula?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Quantos alunos há em sua sala?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Quantos banheiros a escola possui?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Quantas janelas têm o prédio da escola.
______________________________________________________________________
6 - Quantas portas?
______________________________________________________________________
7 - Quais as formas geométricas representadas nas janelas?
______________________________________________________________________
8 - Qual o tamanho das janelas e portas?
______________________________________________________________________
9 - Quantos professores têm?
______________________________________________________________________
10 - Quantos serventes?
______________________________________________________________________
11 - Qual o tamanho do quarteirão da escola?
______________________________________________________________________
12 - Quantas casas ou prédios existem do século XIX, dos anos 1910, 1920, 1930, 1950, 1960, 1970 e 1980 outros anos. Demonstre estes dados através de um gráfico.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________



[1] O entorno é a área que envolve ou circunda a escola, conformando uma paisagem que pode ser composta de vazios, cheios, bens imóveis, móveis, naturais e artificiais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário