PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

CENTRO HISTÓRICO, NÚCLEO HISTÓRICO E CONJUNTO URBANO

"CONSIDERAÇÕES SOBRE CENTRO HISTÓRICO, NÚCLEO HISTÓRICO E CONJUNTO URBANO

O conceito do centro histórico adquiriu uma abrangência evolutiva, partindo da noção de monumento histórico até atingir a ideia dinâmica do sítio no qual guarda o fazer cultural de uma sociedade / população bem como suas manifestações.
A designação de centro histórico permeia aquelas localidades em que congregam o valor simbólico adquirido; considera-se o espaço da localidade em que recebeu os valores agregados ao longo da história, o legado do povo. O centro histórico, ampliando, concentra as funções urbanas bem definidas: o poder público, o administrativo, o civil; essas se sustentam. E, espacialmente, há a hierarquia dos assentamentos e processos arquitetônicos construtivos.
Enquanto que para o núcleo histórico, adota-se a ideia daquelas localidades que guardam as características da ocupação urbana, das primeiras fases da ocupação, dos primeiros sistemas construtivos, porém, é desprovido das funções públicas e administrativas; essas são exercidas pelo centro histórico polarizador mais próximo.
Já para o conjunto urbano, tem-se a ideia daquele que congrega uma heterogeneidade no espaço, sendo os fragmentos de história dentro do espaço urbano maior, do território urbano mais abrangente.
Ao analisar as cartas internacionais as quais abordam os bens culturais no âmbito urbano: centro histórico, núcleo histórico, conjunto urbano, verifica-se que ocorre o aprimoramento dos conceitos no que tange a conservação, gestão do patrimônio cultural dos centros históricos / cidades históricas. É válido consultar as seguintes : Carta de Quito de 1967; Carta de Veneza de 1964; Carta de Restauro de 1972; Resolução de São Domingo de 1974; Declaração de Amsterdã de 1975; Declaração de Nairobi de 1976; Carta de Washington de 1986; Carta de Petrópolis de 1987."

Autora: Rosana de Souza Marques - Gerente de Patrimônio Material - IEPHA/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário