PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PATRIMÔNIO CULTURAL - TOMBAMENTO

TOMBAMENTO

(...)
"A tomada de  decisão para o tombamento é, antes de tudo, um ato de discernimento cultural, que procura atender às reclamações de muitas vozes e de muitas gerações. Como tal, é um ato de inteligência e de coragem coletiva. Trata-se de uma estratégia trans-ideológica, destinada a ter permanência e validade histórica. Em qualquer caso, a garantia de sua implantação dependerá do nível de tratamento dado ao objeto de preservação, reconhecido por toda uma geração de intelectuais, cientistas e líderes culturais. E por todos aqueles que opinaram na abordagem dos diferentes  ângulos envolvidos nas querelas sobre o espaço a ser protegido por força de lei.
Não são os governos que tomam a iniciativa do tombamento. As solicitações quase sempre partem de cidadãos esclarecidos. Ou de grupos comunitários. Ou, ainda, de estudiosos sensibilizados pela ideia de proteger o patrimônio da Sociedade e da Nação, de um modo idealista e desinteressado. Em contraposição às eternas expectativas de lucros dos especuladores de todos os naipes.
(...)
(EXTRAÍDO DO TEXTO: O TOMBAMENTO DA SERRA DO MAR NO ESTADO DE SÃO PAULO de  Azir Ab'Sáber. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. n.º21/1986.Pág. 11 -  pág.s 6 a 25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário