PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

sábado, 5 de outubro de 2019

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL:

1 - Visitas Guiadas:
      Antes da visita deve ser feito uma preparação expositiva sobre o local a ser visitado, realizada pelo professor ou coordenador da atividade.

      A visita deve conter atividades no local e em sala de aula.
Estas atividades podem ser:
- O preenchimento de questionário/folha didática com perguntas referentes ao bem cultural a ser visitado a serem respondidas no local e também em sala de aula.
Essas perguntas devem estimular no aluno a observação do bem cultural.
Ex.: Qual o nome da Igreja? Quem foi essa pessoa e o que ela fez para ser tão importante para a Igreja Católica. Quantos altares tem a Igreja? A que santos são dedicados? Notou diferenças nos Altares? Quais? Como é o piso da Igreja? Sempre foi deste material? Se foi trocado - como era antes? Quando foi trocado? Por que foi trocado?
- Entrevista a ser realizada com o responsável/detentor do bem cultural com perguntas elaboradas pelos próprios alunos/visitantes.
- Pode ser feito um jogo dos sete erros no local com uma foto modificada. O aluno deverá comparar a foto com o bem e localizar os erros na foto.


SUGESTÃO PARA TRABALHO SOBRE 

A VISITA GUIADA A UMA CIDADE COLONIAL:

A - Os professores precisam ministrar uma aula introdutória, anterior à visita sobre a história da cidade  e sobre os locais a serem visitados.
B – Deve ser disponibilizado aos alunos, um mapa do Centro Histórico da cidade para orientar os alunos na visita. 

- Os alunos devem ser motivados a marcar no mapa os lugares visitados pelo grupo ou individualmente.

- Os alunos devem ser motivados a fotografar a visita e tirar selfies nos lugares que mais gostaram.

C – Produzia exercícios para serem respondidos durante a viagem e depois. 


Sugestão:



1 - O que a cidade X tem que a nossa cidade não tem?

(   ) Museu  (   ) Estação Ferroviária (   ) Igrejas (   ) Chafarizes. 
(   )Outros: ____________
2 - Faça uma comparação entre as ruas da cidade X com a da nossa cidade.
     - Como é o calçamento das ruas da cidade X e como é o calçamento da nossa cidade?
       Por que ocorreu essas diferenças?
     - Como é o traçado das ruas da cidade X e como é o da nossa cidade?
       Por que ocorreu essas diferenças?
3 – Qual as diferenças e semelhanças das igrejas de da cidade X  e da nossa cidade?

4 – Como, quando e por quem Ouro Preto foi fundada e como, quando e por quem a nossa cidade foi fundada?

5 – O que levou à fundação da cidade X  e o que motivou a fundação da nossa cidade?
Cidade X :
(   ) garimpo de ouro. (   ) criação de gado. (   ) Plantação de café. (   ) Plantação de milho e outros produtos. (   ) instalação de uma estação ferroviária.(   ) Exploração de minério de ferro e outros. 
(   ) exploração de pedras preciosas. 
(   ) outros:________________

Nossa cidade:
(   ) garimpo de ouro. (   ) criação de gado. (   ) Plantação de café. (   ) Plantação de milho e outros produtos. (   ) instalação de uma estação ferroviária.(   ) Exploração de minério de ferro e outros. 
(  ) exploração de pedras preciosas. 
(  ) outros:_______________________
6 – Qual o estilo artístico das Igrejas da cidade X?

7 – Qual o estilo arquitetônico da nossa Matriz?

8 – Faça uma redação sobre a visita à cidade X destacando os lugares ou objetos que mais gostou e porque gostou ilustrando com fotos que você tirou durante a visita.

9 – Faça em uma cartolina o mapa da sua rua e arredores localizando/desenhando os lugares, que considera mais importantes ou mais interessantes.
Justifique em folha à separada porque acha que esses lugares são importantes ou interessantes.
Obs.:
Fotografe a aula expositiva preparatória da viagem.

Fotografe detalhadamente toda a viagem/visita mostrando os alunos com os mapas na mão e cadernos para anotações.

Fotografe os alunos preenchendo o questionário em sala de aula.

As fotos devem ter legendas claras com autoria, local e data.

Monte uma exposição dos trabalhos e fotos em sala de aula ou na semana de Cultura ou evento aberto aos pais e comunidade. Fotografe a exposição.

      Devem gerar produtos que serão expostos na sala de aula ou em exposição em evento pré-agendado.

2 – Festas não são atividade de educação patrimonial em si.
      Para ter esse caráter devem conter atividades que levem o aluno a uma mudança de
      atitude sobre o evento. Exemplo: Pesquisas histórica com entrevistas com realizadores/ fazedores sobre a festa, resgate de manifestações passadas, encenações artísticas, etc. Descobertas das mudanças ocorridas.

3 – Educação Patrimonial em obras de restauro:
      A simples inauguração de uma obra de restauro ou visita a uma obra de restauro
      não configura educação patrimonial.
      Deve conter explicações sobre a intervenção prestada por um responsável.
      Deve conter atividades e exercícios sobre o bem cultural ou sobre as profissões        
      envolvidas na restauração.

4 – Sobre Cartilhas:
       Explique como, por que, por quem foi feita.
       Relate quantos exemplares foram publicados.
       Como foi difundida/utilizada e que produtos gerou.
      - Encaminhe um exemplar da cartilha junto ao relatório.
      Obs.: A simples publicação da cartilha não configura atividade de Educação
       Patrimonial.

5 - Sobre Jogos e atividades:

Apresentação dos Conceitos e Diretrizes.


- Questionário testando os conhecimentos.
- MAPA DE PERCEPÇÃO:

- Atividade em grupo: Mapa de Percepção/mapa mental:

Utilização de cartolinas e apresentação dos mapas pelos grupos.

Descrição:

Cada grupo de alunos/participantes produzirá um mapa lúdico  localizando o que considera um bens culturais de referência na cidade - pode ser material ou imaterial. Nesse mapa -que não precisa ser exatamente uma representação geográfica da realidade - serão identificados prédios, igrejas lugares de referência cultural, locais onde ocorrem festas ou manifestações imateriais, que o(s) participante(s) consideram importantes para a história/memória da cidade e do povo.

Logo em seguida, os alunos/participantes apresentarão os mapas, explicando o caminho e os lugares/espaços lembrados e por que consideram importante para eles e para a comunidade.

 O aluno/participante deve ser estimulado a esclarecer por que certos lugares e edifícios ou manifestação/atividade lhe chamaram a atenção e ficaram na sua lembrança e outros não.

Por que alguns prédios e lugares/atividades/manifestações foram lembrados pela maioria dos alunos?

Por que isto aconteceu?


 - Pode ser feito um jogo de Bingo Cultural para ser jogado após uma aula expositiva sobre conceitos e informações sobre a proteção do Patrimônio Cultural:


BINGO CULTURAL
Autor: Carlos Henrique Rangel
Como Jogar?
Trata-se de um jogo de bingo conceitual.

1 - O jogo é composto de Cartela e fichas.
2 - As fichas devem ser recortadas e colocadas em uma sacola.
3 - Distribua uma Cartela a cada jogador/aluno.
4 - Retire uma ficha e leia o seu conteúdo.
5 - O jogador tem que encontrar na sua Cartela, a resposta ao texto da ficha sorteada.

Exemplo: Ficha: "Cultura"

Resposta certa na Cartela de bingo: "Modo de ser, fazer e agir de um povo."
6 - Continue a retirar as fichas e a ler os conteúdos até que um jogador preencha totalmente a cartela e grite: BINGO.
 7 - Quem ganha o jogo?
Ganha o jogo quem preencher toda a Cartela corretamente.


- ALIMENTAÇÃO/CULINÁRIA: SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS


Objetivos:
- Apreensão e compreensão de todo o processo produtivo dos alimentos e das relações sociais e culturais envolvidas.
- Estimular a percepção das paisagens rurais e urbanas e suas diferenças.
- Reconhecer os fazeres e saberes das comunidades locais.

Trabalho em Grupo - Questionário para os alunos:
Divida a turma em 6 grupos - 2 grupos para cada tema a ser trabalhado.

Grupo 1: A Comida nossa de cada dia.
1.1 - Sobre você:
1 – Onde você mora?
2 – Quantas refeições você faz ao dia?
3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?
4 – O que come no recreio?
5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.
6 – De onde vem os alimentos que você consome?
7 - Você tem horta em casa? Se a resposta for positiva, o que plantam nessa horta?
8 – Onde compra os alimentos?
9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?
10 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.
11 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?
Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.
12 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?
13 - Quais os alimentos que o acompanham? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?

1. 2 - Pesquisa:
1 – Faça uma pesquisa para descobrir como os outros municípios /Estados e países utilizam esse produto.
Recolha receitas locais e compare com as receitas de outros lugares.
2 - Quais os caminhos que o alimento percorre até chegar em sua mesa?
3 – Faça um registro fotográfico/desenhos/pinturas de todo o caminho percorrido pelo produto até chegar em sua mesa.
4 – Seu município exporta esse produto? Para quais municípios/Estados/País? Quanto é exportado?
5 - Como é colhido/criado esse produto?
6 – Os trabalhadores rurais comem esse produto? Compram? Ganham do patrão?
7 – Quais os alimentos que acompanham esse produto nas refeições dos empregados?
8 - Há quanto tempo esse produto é produzido no seu município?
9 - Existem festas motivadas por esse produto? Quem financia? Quando acontece? Onde acontece? Como acontece? O que acontece? Descreva todas as fases desta festa. Consiga fotografias antigas e recentes da festa
10 – Quais as ocasiões em que esse alimento é consumido? (dia a dia, festas, comemorações, etc)
11 – Faça um registro fotográfico/desenhos/pinturas de todo o caminho percorrido pelo produto até chegar em sua mesa.
12 – Utilizando mapas, e plantas da cidade, localize as principais fazendas produtoras deste alimento e os locais onde é vendido.

Grupo 2 - De onde vem a comida:
2.1 -Sobre você:


1 – Onde você mora?
2 – Quantas refeições você faz ao dia?
3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?
4 – O que come no recreio?
5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.
6 – De onde vem os alimentos que você consome?
7 - Você tem horta em casa? Se a resposta for positiva, o que plantam nessa horta?
8 – Onde compra os alimentos?
9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?
10 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.
11 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?
Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.

12 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?

13 - Quais os alimentos que o acompanham? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?


2.2 – Faça uma entrevista com um proprietário de uma fazenda:

Nome do Fazendeiro:

Nome da Fazenda:

Data da Entrevista:
1 - O que planta? Por que planta? Como Planta?
2 - Como vive: Onde mora? Como é a sua casa? (Como é construída? Quantos cômodos tem? Quem construiu? Quando construiu? Casa própria? Alugada? Emprestada?) A que horas levanta? Quantas horas trabalha? Como se locomove para ir ao trabalho e para ir a cidade?
3 – Quantas vezes o fazendeiro vai a cidade e em quais ocasiões?
4 - O proprietário tem fotografias antiga da fazenda? Pode emprestar para uma exposição?
5 - Qual é a roupa de trabalho de fazendeiro? Qual a roupa de festa do fazendeiro?

2.3 - Faça uma entrevista com um empregado desta fazenda: 

Nome do Empregado:

Nome da Fazenda:

Data da Entrevista:
1 - Como vive esse empregado: Onde mora? Como é a sua casa? (Como é construída? Quantos cômodos tem? Quem construiu? Quando construiu? Casa própria? Alugada? Emprestada? ) A que horas levanta? Quantas horas trabalha? Como se locomove para ir ao trabalho e para ir a cidade).
2 – Quantas vezes o empregado vai a cidade e em quais ocasiões?
3 - O empregado tem fotografias antiga da sua família e sua casa? Pode emprestar para uma exposição?
4 – Quantas vezes o empregado vai a cidade e em quais ocasiões?
5 – Como é a roupa de trabalho e a roupa de festa do empregado?
--------------------------------
6 - Pesquise: Os proprietários estão organizados? Os Empregados estão organizados? Como? Há quantos anos?


3 - Grupo 3 - Quem come e o que come.

3.1 - Sobre você:

1 – Onde você mora?
2 – Quantas refeições você faz ao dia?
3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?
4 – O que come no recreio?
5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.
6 – De onde vem os alimentos que você consome?
7 - Você tem horta em casa? Se a resposta for positiva, o que plantam nessa horta?
8 – Onde compra os alimentos?
9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?
10 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.
11 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?
Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.

12 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?

13 - Quais os alimentos que o acompanham? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?

3.2  – Entreviste 3 pessoas idosas: 

Nome :

Onde mora:

Data da Entrevista:
Hábitos alimentares do passado.

1 - Onde mora? O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?

2 - Existe algum alimento do passado que não se encontra mais? Qual?

3 - Como era preparado?

4 - Porque deixou de ser preparado?
5 - Tente conseguir fotos antigas de festas ou ocasiões em que essas pessoas estão almoçando ou lanchando.
Fotografe as entrevistadas;

3.3 – Entreviste a cozinheira da cantina da Escola:

Nome:

Onde mora:

Data da Entrevista: 
1 - Onde mora?

2 - O que come no café da manhã antes de ir para a escola?

3 - Como se locomove para ir a escola?

4 - Há quanto tempo trabalha na escola?

5 - Com é definido o cardápio da escola?

6 - O que  mais gosta de preparar em casa?

7 - Solicite uma receita.
8 - Fotografe a entrevistada.

3.4 – Faça um levantamento de todos os estabelecimentos comerciais de alimentos existentes no percurso entre a sua casa e a escola. (nome, endereço, proprietário, quantos anos funciona, quantos anos tem, quando foi construído o imóvel, principais produtos vendidos).


3.5 - Entreviste um feirante ou comerciante de alimentos:

Nome do Comerciante:

Nome do Comércio:

Data da Entrevista:

1 - Que produtos vende?

2 - Onde adquire seus produtos?

3 - Quando adquire?

4 - A que horas chega na feira?

5 - A que horas sai?

6 - O que faz com os alimentos que não são vendidos?

7 - Qual o alimento que ele mais come?
8 - Fotografe o entrevistado.

3.5 – Fazer uma feira na escola utilizando produtos doados pelo comércio local/com pratos típicos do município/região preparados pelos pais dos alunos e pelos diretores e professores.

Obs.: Nesta ocasião poderá ocorrer a exposição dos trabalhos dos grupos com os mapas, fotografias antigas e recentes.

Organizador: Carlos Henrique Rangel.



- CARTILHA :
A simples feitura e distribuição da cartilha não configura Educação Patrimonial. Ela deve ser utilizada em sala de aula ou em locais de memória.
Utilização da Cartilha – Faça uma Leitura da Cartilha realizada por duas alunas/professoras, acompanhada por todos os participantes.

- Exercícios Individuais e em Grupos: Os alunos, após a leitura, devem fazer os exercícios individuais em grupos. Alguns demandarão tempo de pesquisa e entrevistas.


-
- JOGO DA MEMÓRIA:
JOGO DA MEMÓRIA CULTURAL

Idealizador: Carlos Henrique Rangel
Como fazer:

1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino Fundamental ou Médio.

2 – Faça uma aula/palestra sobre Patrimônio Cultural, abordando os seguintes conceitos: Cultura, Identidade, Memória, a relação da memória com o passado, Identidade e passado, bem cultural material e imaterial, Patrimônio Cultural, Preservação, Conservação, Proteção, Inventário de Proteção ao Acervo Cultural, Tombamento, Registro do Imaterial.

3 – Trabalhado os conceitos, divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha 10 bens materiais e imateriais que consideram patrimônio cultural do município.

4 – Os grupos terão que fotografar e escrever um míni histórico dos bens escolhidos.

5 – Os grupos devem apresentar em sala de aula o trabalho sobre os bens culturais escolhidos com suas devidas fotos.

6 – Terminada a apresentação os alunos escolherão o número mínimo de 10 e o máximo de 15 bens culturais materiais e imateriais para serem transformados em peças do jogo da memória.

7 – Mande imprimir em cores e plastificar duas cópias de cada imagem de bem cultural em tamanho A4, com devida identificação. Ou seja: 10 imagens/peças darão 20 peças.

Como jogar:

1 – Escolha quatro alunos para jogarem.

2 – Faça uma roda com os alunos e distribua as peças aleatoriamente a cada um. Eles devem apresentar as imagens de costa para os jogadores.

3 – Faça um sorteio entre os quatro jogadores definindo a ordem de jogada.

4 – O Primeiro jogador escolhe dois alunos/peça que devem mostrar as imagens que seguram. Se casar as peças os dois alunos/peças saem da roda e entregam ao jogador as suas imagens casadas.

Outra forma de jogar: Os alunos/peças saem da roda e passam a compor uma equipe com o jogador que fez o casamento das peças. Assim, esses alunos poderão ajudar o jogador a achar novos pares de peças.

5 – O jogador que acertou as imagens continua o jogo até errar, passando a vez para o próximo jogador.
Outra forma de jogar: Acertando o par de peças o jogador continua a jogar e incorporar novos membros a equipe que se formou para ajuda-lo a ganhar.

Errando, a vez passa a outro jogador que procederá da mesma forma.

6 – Ganha o jogo o jogador que tiver conseguido casar o maior número de bens culturais.

Outra forma de jogar: Ganha o jogo a equipe que tiver mais peças e mais membros.


JOGO DA MEMÓRIA AMBIENTAL:


- JOGO DA MEMÓRIA:
JOGO DA MEMÓRIA AMBIENTAL

Idealizador: Carlos Henrique Rangel


Como fazer:

1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino Fundamental ou Médio.

2 – Faça uma aula/palestra sobre Meio ambiente, abordando os seguintes conceitos: ecossistema, fauna e flora, Mata atlântica, floresta amazônica, Cerrado, agressão ambiental/ destruição do meio ambiente/ poluição, preservação do meio ambiente/ ecologia como fazer? a relação do ser humano e o meio ambiente, equilíbrio ecológico, etc.

3 –  Faça uma seleção de imagens sobre agressão ao meio ambiente e de ações positivas na defesa do meio ambiente

4 – Mande imprimir em cores e plastificar duas cópias de cada imagem de bem cultural em tamanho A4, com devida identificação. Ou seja: 10 imagens/peças que darão 20 peças.


Como jogar:

1 – Escolha quatro alunos para jogarem.

2 – Faça uma roda com os alunos e distribua as peças aleatoriamente a cada um. Eles devem apresentar as imagens de costa para os jogadores.

3 – Faça um sorteio entre os quatro jogadores definindo a ordem de jogada.

4 – O Primeiro jogador escolhe dois alunos/peça que devem mostrar as imagens que seguram. Se casar as peças os dois alunos/peças saem da roda e entregam ao jogador as suas imagens casadas.

Outra forma de jogar: Os alunos/peças saem da roda e passam a compor uma equipe com o jogador que fez o casamento das peças. Assim, esses alunos poderão ajudar o jogador a achar novos pares de peças.

5 – O jogador que acertou as imagens continua o jogo até errar, passando a vez para o próximo jogador.

Outra forma de jogar: Acertando o par de peças o jogador continua a jogar e incorporar novos membros a equipe que se formou para ajuda-lo a ganhar.

Errando, a vez passa a outro jogador que procederá da mesma forma.

6 – Ganha o jogo o jogador que tiver conseguido casar o maior número de bens culturais.

Outra forma de jogar: Ganha o jogo a equipe que tiver mais peças e mais membros.

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6 – Sobre Cursos, Palestras ou Oficinas:
      Informe os objetivos do curso, palestra, oficina de forma clara.
      Apresente o conteúdo do curso ou palestra. O que foi abordado/ensinado?
      Apresente fotografias específicas do professor/instrutor, em ação.
      Apresente fotografias gerais do público alvo e específicas das atividades ocorridas
      durante o curso/palestra/oficina.
      Apresente em anexo materiais usados no curso/palestra/oficina: Apostilas,
      exercícios, jogos, mapas de percepção, etc.
     
7 – Produção midiática/divulgação:
      Explique como ocorreu a divulgação e distribuição dos convites, folders, cartazes, etc.
      Locais de distribuição/ divulgação.
      Apresente em anexo ao relatório, folders, cartazes, apostilas, cartilhas, etc.
     Explique os recortes de jornais que estão divulgando eventos de educação patrimonial.
      - A simples apresentação da produção midiática, sem qualquer explicação, nada diz.





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