PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

terça-feira, 8 de outubro de 2019

JOGO DA MEMÓRIA AMBIENTAL


JOGO DA MEMÓRIA: JOGO DA MEMÓRIA AMBIENTAL



Idealizador: Carlos Henrique Rangel


Como fazer:

1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino Fundamental ou Médio.

2 – Faça uma aula/palestra sobre Meio ambiente, abordando os seguintes conceitos: ecossistema, fauna e flora, Mata atlântica, floresta amazônica, Cerrado, agressão ambiental/destruição do meio ambiente/ poluição, preservação do meio ambiente,  a relação do ser humano e o meio ambiente, ecologia - como fazer para preservar o meio ambiente, equilíbrio ecológico, etc.

3 –  Faça uma seleção de imagens sobre agressão ao meio ambiente e de ações positivas na defesa do meio ambiente

4 – Mande imprimir em cores e plastificar duas cópias de cada imagem referente ao Meio Ambiente em tamanho A4, com devida identificação. Ou seja: 10 imagens/peças que darão 20 peças.


Como jogar:



1 – Escolha quatro alunos para jogarem.



2 – Faça uma roda com os alunos e distribua as peças aleatoriamente a cada um. Eles devem apresentar as imagens de costa para os jogadores.



3 – Faça um sorteio entre os quatro jogadores definindo a ordem de jogada.



4 – O Primeiro jogador escolhe dois alunos/peça que devem mostrar as imagens que seguram. Se casar as peças os dois alunos/peças saem da roda e entregam ao jogador as suas imagens casadas.

Outra forma de jogar: Os alunos/peças saem da roda e passam a compor uma equipe com o jogador que fez o casamento das peças. Assim, esses alunos poderão ajudar o jogador a achar novos pares de peças.



5 – O jogador que acertou as imagens continua o jogo até errar, passando a vez para o próximo jogador.

Outra forma de jogar: Acertando o par de peças o jogador continua a jogar e incorporar novos membros a equipe que se formou para ajuda-lo a ganhar.

Errando, a vez passa a outro jogador que procederá da mesma forma.



6 – Ganha o jogo o jogador que tiver conseguido casar o maior número de bens culturais.

Outra forma de jogar: Ganha o jogo a equipe que tiver mais peças e mais membros.

EXEMPLO DE PEÇAS PARA O JOGO:




















JOGO DA MEMÓRIA:


JOGO DA MEMÓRIA CULTURAL




Idealizador: Carlos Henrique Rangel




Como fazer:




1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino Fundamental ou Médio.



2 – Faça uma aula/palestra sobre Patrimônio Cultural, abordando os seguintes conceitos: Cultura, Identidade, Memória, a relação da memória com o passado, Identidade e passado, bem cultural material e imaterial, Patrimônio Cultural, Preservação, Conservação, Proteção, Inventário de Proteção ao Acervo Cultural, Tombamento, Registro do Imaterial.



3 – Trabalhado os conceitos, divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha 10 bens materiais e imateriais que consideram patrimônio cultural do município.



4 – Os grupos terão que fotografar e escrever um míni histórico dos bens escolhidos.



5 – Os grupos devem apresentar em sala de aula o trabalho sobre os bens culturais escolhidos com suas devidas fotos.



6 – Terminada a apresentação os alunos escolherão o número mínimo de 10 e o máximo de 15 bens culturais materiais e imateriais para serem transformados em peças do jogo da memória.



7 – Mande imprimir em cores e plastificar duas cópias de cada imagem de bem cultural em tamanho A4, com devida identificação. Ou seja: 10 imagens/peças darão 20 peças.




Como jogar:



1 – Escolha quatro alunos para jogarem.



2 – Faça uma roda com os alunos e distribua as peças aleatoriamente a cada um. Eles devem apresentar as imagens de costa para os jogadores.



3 – Faça um sorteio entre os quatro jogadores definindo a ordem de jogada.



4 – O Primeiro jogador escolhe dois alunos/peça que devem mostrar as imagens que seguram. Se casar as peças os dois alunos/peças saem da roda e entregam ao jogador as suas imagens casadas.

Outra forma de jogar: Os alunos/peças saem da roda e passam a compor uma equipe com o jogador que fez o casamento das peças. Assim, esses alunos poderão ajudar o jogador a achar novos pares de peças.



5 – O jogador que acertou as imagens continua o jogo até errar, passando a vez para o próximo jogador.

Outra forma de jogar: Acertando o par de peças o jogador continua a jogar e incorporar novos membros a equipe que se formou para ajuda-lo a ganhar.

Errando, a vez passa a outro jogador que procederá da mesma forma.



6 – Ganha o jogo o jogador que tiver conseguido casar o maior número de bens culturais.

Outra forma de jogar: Ganha o jogo a equipe que tiver mais peças e mais membros.



EXEMPLOS PARA PEÇAS EM TAMANHO A4:










Nenhum comentário:

Postar um comentário