PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - VISITA GUIADA




SUGESTÃO PARA TRABALHO SOBRE 
A VISITA GUIADA A UMA CIDADE COLONIAL:

A - Os professores precisam ministrar uma aula introdutória, anterior à visita sobre a história da cidade  e sobre os locais a serem visitados.

B – Deve ser disponibilizado aos alunos, um mapa do Centro Histórico da cidade para orientar os alunos na visita. 

- Os alunos devem ser motivados a marcar no mapa os lugares visitados pelo grupo ou individualmente.

- Os alunos devem ser motivados a fotografar a visita e tirar selfies nos lugares que mais gostaram.

C – Produzia exercícios para serem respondidos durante a viagem e depois. 


Sugestão:


1 - O que a cidade X tem que a nossa cidade não tem?

(   ) Museu  (   ) Estação Ferroviária (   ) Igrejas (   ) Chafarizes. 
(   )Outros: ____________

2 - Faça uma comparação entre as ruas da cidade X com a da nossa cidade.
     - Como é o calçamento das ruas da cidade X e como é o calçamento da nossa cidade?
       Por que ocorreu essas diferenças?
     - Como é o traçado das ruas da cidade X e como é o da nossa cidade?
       Por que ocorreu essas diferenças?

3 – Qual as diferenças e semelhanças das igrejas de da cidade X  e da nossa cidade?


4 – Como, quando e por quem Ouro Preto foi fundada e como, quando e por quem a nossa cidade foi fundada?

5 – O que levou à fundação da cidade X  e o que motivou a fundação da nossa cidade?
Cidade X :
(   ) garimpo de ouro. (   ) criação de gado. (   ) Plantação de café. (   ) Plantação de milho e outros produtos. (   ) instalação de uma estação ferroviária.(   ) Exploração de minério de ferro e outros. 
(   ) exploração de pedras preciosas. 
(   ) outros:________________

Nossa cidade:
(   ) garimpo de ouro. (   ) criação de gado. (   ) Plantação de café. (   ) Plantação de milho e outros produtos. (   ) instalação de uma estação ferroviária.(   ) Exploração de minério de ferro e outros. 
(  ) exploração de pedras preciosas. 
(  ) outros:_______________________

6 – Qual o estilo artístico das Igrejas da cidade X?

7 – Qual o estilo arquitetônico da nossa Matriz?

8 – Faça uma redação sobre a visita à cidade X destacando os lugares ou objetos que mais gostou e porque gostou ilustrando com fotos que você tirou durante a visita.

9 – Faça em uma cartolina o mapa da sua rua e arredores localizando/desenhando os lugares, que considera mais importantes ou mais interessantes.
Justifique em folha à separada porque acha que esses lugares são importantes ou interessantes.

Obs.:
Fotografe a aula expositiva preparatória da viagem.

Fotografe detalhadamente toda a viagem/visita mostrando os alunos com os mapas na mão e cadernos para anotações.

Fotografe os alunos preenchendo o questionário em sala de aula.

As fotos devem ter legendas claras com autoria, local e data.

Monte uma exposição dos trabalhos e fotos em sala de aula ou na semana de Cultura ou evento aberto aos pais e comunidade. Fotografe a exposição.

-------------------------------------------------------------------------



EDUCAÇÃO PATRIMONIAL


EXERCÍCIO


1 – Qual o lugar, casa, prédio fazer ou festa que considera

mais importante na sua cidade? Por quê?
___________________________________
___________________________________
___________________________________

2 – O que te chama mais atenção nesse bem cultural?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

3 – Você utiliza ou tem contato com esse bem cultural?

(   ) Passa perto dele todos os dias.

Por quê?
__________________________________





(   ) Passa perto dele de vez em quando.  

Por quê?
_________________________________

(   ) Frequenta ou vivencia o bem todos os dias.

Por quê?

________________________________

(   ) Frequenta ou vivencia o bem de vez em quando

Por quê?

________________________________

(   ) Não tem contato com o bem.
Por quê?
_______________________________

4 – Por quê esse bem cultural tem importância para você?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________
5 – Quais os problemas que existem nesse bem cultural?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________
6 - Como esses problemas podem ser resolvidos?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
7 – O que você acha que pode ser feito para esse bem seja preservado?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________








ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
A Deliberação Normativa 06/2018 do IEPHA/MG definiu algumas áreas de desenvolvimento para a Educação Patrimonial.

I - ÁREA DE DESENVOLVIMENTO - SETOR MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL
Na área denominada “Setor Municipal de Patrimônio Cultural” podemos desenvolver um curso de Educação Patrimonial com duração de 8 horas para agentes culturais: Servidores municipais da área de cultura, setor de projetos e obras, Conselheiros municipais, membros de associações culturais, professores da rede pública municipal e estadual para a capacitação e desenvolvimento de Educação Patrimonial e preservação do Patrimônio Cultural local.

PONTUAÇÃO:
·         Cada ação aceita para pontuação vale até 0,15 pontos.
·         A aceitação de 04 ações desta área de desenvolvimento poderá corresponder ao alcance da pontuação máxima para o item (0,15 x 4 = 0,60).

II - ÁREA DE DESENVOLVIMENTO - ESCOLAS
Na área de atuação denominada “Escolas” pode ser feita uma Visita Guiada:
·         ORIENTAÇÕES PARA VISITA GUIADA:
1 – Defina a escola e turmas com quem vai trabalhar a visita. Sugiro duas turmas no mínimo.
2 – Defina o bem a ser visitado: uma igreja? Um museu? Estação ferroviária, outros.
3 – Elabore um Roteiro a ser seguido com os alunos. Marque em mapa da área a ser visitada e o distribua aos alunos.
4 - Os professores precisam ministrar uma aula introdutória, anterior à visita sobre a história do local a ser visitado.
5 – Forneça aos alunos um Questionário de atividades a serem realizadas no local e em sala de aula.
6 - Os alunos devem ser motivados a fotografar e a tirar selfies nos lugares que mais gostaram e dos detalhes que mais gostaram.

Obs.:


Fotografe a aula expositiva preparatória da viagem.

Fotografe detalhadamente toda a viagem/visita mostrando os alunos com os mapas na mão e cadernos para anotações.
Fotografe os alunos preenchendo o questionário em sala de aula.
As fotos devem ter legendas claras com autoria, local e data.
Monte uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e com fotos de todas as etapas do trabalho de educação patrimonial. A exposição pode ser feita em evento importante para a escola ou cidade: Semana de Cultura ou evento aberto aos pais e comunidade. Fotografe a exposição.


EXERCÍCIOS DE EDUCAÇÃO PARA ESCOLAS
1 - Visitas Orientadas - Divida os temas (Praça e Igreja) devem ser distribuídos entre seis grupos. Parte do trabalho será feito durante a visita à Praça e a Igreja. Algumas perguntas demandarão pesquisas nos dias posteriores à visita.
PRAÇA
1 – Você conhecia a Praça? Qual o seu nome atual?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Passou por reformas? Quais e quando? Teve outros nomes? Quando adquiriu o nome atual?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Qual a origem do nome da Praça? Se for uma personalidade histórica faça uma pesquisa sobre ela.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – O que mais te chamou a atenção na visita?  Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 5 – O que acontece na rua / praça? Quem frequenta e o que faz? Por que frequenta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Quais os prédios mais interessantes no entorno[1] da praça? São de que época?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Existem áreas de lazer? Bares? Quadras? Coreto? Brinquedos? Quantos são de cada categoria. Quem frequenta cada um desses lugares?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Quantos canteiros têm a praça e em que formato são?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Existem Bancos? Quantos são? De que material são feitos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Existem monumentos? (bustos, fontes, estátuas, etc.) Descreva-os. No caso dos bustos, quem são os homenageados e por que mereceram essa homenagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Quais as cores que predominam na praça e onde se encontram.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 – Que tipos de animais habitam a praça? Qual o motivo para que vivam na Praça?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 – Quais os sons ouvidos na Praça? Por que esses sons acontecem na Praça?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14 – Qual o som que você mais gostou de ouvir? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                             

15 - Qual o que menos gostou? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16 – Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir ou acabar com esse som ruim?
________________________________________________________________________________________________________________________________
17 – Quais os cheiros percebidos na Praça? Por que esses cheiros existem?
________________________________________________________________________________________________________________________________
18 – Qual o cheiro que você achou mais agradável? Por quê?

________________________________________________________________
19 – Qual o cheiro que menos gostou? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________
20 – Em sua opinião, o que pode ser feito para acabar com esse cheiro ruim se ele atrapalha a convivência na praça.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
21 - Desenhe a praça identificando os bancos, bustos, coretos, jardins, monumentos. (Que esse desenho seja feito em cartolina pelo grupo identificando os elementos da praça).










Alunos: ______________________________________________________________________________________________________________________________
Turma: __________________________________________________



IGREJA
1 – Como se chama a igreja matriz? Quando foi construída? Quem construiu? Qual o material utilizado para sua construção? Qual o Santo de Devoção? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Pesquise sobre a vida do Santo que dá nome a igreja: como viveu, o que fez, como morreu. Identifique os atributos da imagem. De onde veio? Quem produziu? Como foi adquirida?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Existe uma festa em homenagem ao Santo? Quando, onde e como acontece? Descreva esta festa:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Entreviste o principal responsável pela festa usando o seguinte roteiro: Nome? Função na festa? Quando surgiu a festa? Por que acontece a festa? Quem financia? Quais são os principais participantes? Como acontece a festa: início, meio, fim?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Como é o altar principal da Igreja? Quantos nichos? Quais as imagens expostas?
(Descreva o elemento decorativo que mais te chamou atenção).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Quais os sons ouvidos na Igreja? Por que esses sons acontecem na Igreja?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                  7 – Qual o som que você mais gostou de ouvir? Por quê?
        Qual o que menos gostou? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir ou acabar com esse som ruim?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Quais os cheiros percebidos na Igreja? Por que esses cheiros existem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Qual o cheiro que você achou mais agradável? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Qual o cheiro que menos gostou? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                 12 – Em sua opinião, o que pode ser feito para acabar com esse cheiro ruim?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 – Quais os problemas que a Igreja apresenta? Como resolvê-los?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14 - Reconhecendo a Igreja: Desenhe a Igreja e seu entorno[2].
(Que esse desenho seja feito em cartolina pelo grupo identificando os elementos da igreja e entorno).
















Alunos: ______________________________________________________________________________________________________________________________
Turma: __________________________________________________


2 - RECONHECENDO A CIDADE
(Trabalho em grupo, apresentação em sala de aula)
Descrição: Realizar trabalho de pesquisa visando ao reconhecimento da cidade e de seus espaços culturais.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
 I - Entrevistar o morador mais antigo do seu quarteirão:
Nome: _____________________________________________________________ Endereço: _____________________________________________________________
1 - Há quanto tempo mora na rua?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - O que ele considera mais importante na rua/quarteirão e por quê.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Pergunte se ele tem fotos antigas da rua ou tiradas na rua. Peça emprestada para fazer uma cópia.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Quais as mudanças mais importantes que ocorreram na rua? O que ele achou delas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
II - QUESTIONÁRIO
1 - Você conhece a história da sua cidade? Como ela nasceu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Desenhe a planta da sua cidade localizando os lugares e os prédios ou casas mais importantes.






















3 - Conte quantas escolas, cinemas, igrejas e praças existem na sua cidade.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Quais os lugares de diversão que você mais freqüenta. Escreva uma redação sobre este local.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Você sabe onde nasce o rio que passa por sua cidade? Qual o seu nome? Qual a origem do nome do rio?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - Faça um desenho do rio desde a sua nascente até chegar a sua cidade, identificando os lugares por onde passa.














7 - Desenhe o caminho que você percorre para chegar à escola identificando as casas mais antigas.



















8 – Quais são os lugares mais interessantes na cidade? Por quê?
______________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 - Quais são as festas mais importantes da cidade e onde acontecem. Descreva a festa que você considera mais importante.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 - Em sua opinião, qual o bem cultural mais importante da cidade? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Qual o estado de conservação dele? Por quê?
______________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 - O que você acha que deve ser feito para a preservação dos bens culturais da sua cidade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 - Quais os problemas que a sua cidade apresenta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________
14 - Quais as soluções para estes problemas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
15 - Como é a sua cidade dos sonhos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - ENTREVISTAS COM O DIRETOR, PROFESSORES, SERVENTES E ALUNOS (TRABALHO EM GRUPO, APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA)
Matéria: HISTÓRIA
Descrição: Usando questionários individualizados (apresentados em anexo), para o diretor, professores e alunos, os grupos deverão realizar entrevistas com a categoria sorteada em sala de aula. No caso do diretor, somente um grupo da escola fará a entrevista.
Diretor
1 – Qual o seu nome completo:
2 – Qual a sua idade? ____________ onde nasceu? _________________
3 – Que curso fez? ____________________________________________________
4 – O que fazia antes de ser diretor (a)?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Há quanto tempo é diretor (a)? _________________________________________
6 – O que faz um diretor (a)?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Gosta do que faz? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 8 – O que mais gosta na escola? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – O que menos gosta na escola? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Quais os maiores problemas da escola? Como podem ser resolvidos?
______________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos devem elaborar outras perguntas)
Entrevista realizada por: __________________________________________
Em ____________/____________________/__________

Professor
1 – Qual o seu nome completo:
2 – Quantos anos tem? ________onde nasceu? _________________________
3 – Que curso fez? _____________________________________________________
4 – Quantos anos dura o curso? ___________________________________________
5 – Há quantos anos é professor (a)?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Há quanto anos é professor (a) na escola? __________________
7 – Trabalha em outras escolas? Quais?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Em quantas turmas e séries leciona?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Gosta de ser professor? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Quais as coisas boas e ruins da profissão? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Quais os problemas mais sérios da escola? O que pode ser feito para resolvê-los?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos devem elaborar outras perguntas)
Entrevista realizada por: __________________________________________
Em ____________/____________________/______________


Aluno
1 – Qual o seu nome completo:
2 - Qual a sua idade? ________onde nasceu? ___________________________
3 – Qual a sua série? ____________________________________________________
4 – Onde você mora?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Há quanto anos estuda na escola? ______________________________________
6 – Gosta da escola? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – O que mais gosta na escola? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – O que não gosta na escola? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Como você vem para a escola? Sozinho ou com os pais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – O que faz depois da aula?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – O que você acha que falta na escola? Quais os problemas?
________________________________________________________________________________________________________________________________
12 – Como você acha que podem ser resolvidos os problemas?
________________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos devem elaborar outras perguntas)
Entrevista realizada por: __________________________________________
Em ____________/____________________/______________


Responsável Pela Cantina
1 – Qual o seu nome completo:
2 - Quantos anos tem? __________onde nasceu? ________________________
3 – Há quantos anos é servente?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Onde mora? _____________________________________________________________________
5 – Há quantos anos é servente da escola? _____________________________________________________________________
6 – O que come no café da manhã antes de ir para a escola?
_____________________________________________________________________
7- Como se locomove para ir à escola?
_____________________________________________________________________
8 – Trabalha em outros lugares? Quais?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Qual o seu horário de trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Gosta de seu trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 - Como é definido o cardápio da escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
12- O que ela mais gosta de preparar? Solicite a receita.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos devem elaborar outras perguntas)
Entrevista realizada por: __________________________________________
                           Em ____________/____________________/________

4 - ESPAÇOS DA ESCOLA E DE SEU ENTORNO[3]
 (Trabalho em grupo com apresentação em sala de aula)
Descrição: Seguindo um questionário, realizar pesquisa em grupos, visando ao reconhecimento dos espaços da escola e de seu entorno (vizinhança).
Obs.: Os trabalhos devem ser apresentados em cartazes ou cartolinas para a exposição a ser realizada na escola.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
1 - Quantos alunos têm nos turnos da manhã, tarde e noite? Faça um gráfico demonstrando estes números.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Há quantas salas de aula?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Quantos alunos há em sua sala?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Quantos banheiros a escola possui?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Quantas janelas têm o prédio da escola.
______________________________________________________________________
6 - Quantas portas?
______________________________________________________________________
7 - Quais as formas geométricas representadas nas janelas?
______________________________________________________________________
8 - Qual o tamanho das janelas e portas?
______________________________________________________________________
9 - Quantos professores têm?
______________________________________________________________________
10 - Quantos serventes?
______________________________________________________________________
11 - Qual o tamanho do quarteirão da escola?
______________________________________________________________________
12 - Quantas casas ou prédios existem do século XIX, dos anos 1910, 1920, 1930, 1950, 1960, 1970 e 1980 outros anos. Demonstre estes dados através de um gráfico.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________



5 - ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
(Trabalho em grupo em sala de aula. Logo após, deve ser debatido)
Nome dos Alunos: ____________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUAIS AS QUALIDADES QUE UM BEM TEM QUE TER PARA SER RECONHECIDO COM PATRIMÔNIO CULTURAL DE SEU MUNICÍPIO?
Numere por ordem de importância
___ Valor Histórico
Por quê? _________________________________________________________

___ É público.
Por quê? _________________________________________________________
___ Valor Artístico.
Por quê? __________________________________________________________
___ Ser importante para você.
Por quê___________________________________________________________
___ Importante para a rua.
Por quê?__________________________________________________________
___Importante para a família.
Por quê?_________________________________________________________
___Valor arquitetônico.
Por quê__________________________________________________________
___ Está correndo risco.
Por quê?__________________________________________________________
___ Tem uso.
Por quê?__________________________________________________________
___ Não tem uso;
Por quê? _________________________________________________________
___ Tem valor sentimental.
Por quê?__________________________________________________________
___ É bonito.
Por quê?__________________________________________________________
___ Tem valor econômico.
Por quê___________________________________________________________



6 – EXERCÍCIO CONHECENDO UM BEM CULTURAL

1 – Qual o lugar, casa, prédio, fazer ou festa que considera
mais importante na sua cidade? Por quê?
___________________________________
___________________________________

2 – O que te chama mais atenção nesse bem cultural?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
3 – Você utiliza ou tem contato com esse bem cultural?
(   ) Passa perto dele todos os dias.
Por quê?
__________________________________

(   ) Passa perto dele de vez em quando.  
Por quê?
_________________________________
(   ) Frequenta ou vivencia o bem todos os dias.
Por quê?
________________________________
(   ) Frequenta ou vivencia o bem de vez em quando
Por quê?
________________________________
(   ) Não tem contato com o bem.
Por quê?
_______________________________

4 – Por quê esse bem cultural tem importância para você?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
5 – Quais os problemas que existem nesse bem cultural?
____________________________________________
_____________________________________________________
_________________________________________________
6 - Como esses problemas podem ser resolvidos?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
7 – O que você acha que pode ser feito para esse bem seja preservado?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________


7 - JOGO DA MEMÓRIA CULTURAL
Idealizador: Carlos Henrique Rangel

Como fazer:

1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino Fundamental ou Médio.

2 – Faça uma aula/palestra sobre Patrimônio Cultural, abordando os seguintes conceitos: Cultura, Identidade, Memória, a relação da memória com o passado, Identidade e passado, bem cultural material e imaterial, Patrimônio Cultural, Preservação, Conservação, Proteção, Inventário de Proteção ao Acervo Cultural, Tombamento, Registro do Imaterial.

3 – Trabalhado os conceitos, divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha 10 bens materiais e imateriais que consideram patrimônio cultural do município.

4 – Os grupos terão que fotografar e escrever um míni histórico dos bens escolhidos.

5 – Os grupos devem apresentar em sala de aula o trabalho sobre os bens culturais escolhidos com suas devidas fotos.

6 – Terminada a apresentação os alunos escolherão o número mínimo de 10 e o máximo de 15 bens culturais materiais e imateriais para serem transformados em peças do jogo da memória.

7 – Mande imprimir em cores e plastificar duas cópias de cada imagem de bem cultural em tamanho A4, com devida identificação. Ou seja: 10 imagens/peças darão 20 peças.

Como jogar:

1 – Escolha quatro alunos para jogarem.

2 – Faça uma roda com os alunos e distribua as peças aleatoriamente a cada um. Eles devem apresentar as imagens de costa para os jogadores.

3 – Faça um sorteio entre os quatro jogadores definindo a ordem de jogada.

4 – O Primeiro jogador escolhe dois alunos/peça que devem mostrar as imagens que seguram. Se casar as peças os dois alunos/peças saem da roda e entregam ao jogador as suas imagens casadas.

5 – O jogador que acertou as imagens continua o jogo até errar, passando a vez para o próximo jogador.

6 – Ganha o jogo o jogador que tiver conseguido casar o maior número de bens culturais.




 Exemplo de peça do Jogo.

 Multiplicadores jogando o "Jogo da Memória Cultural".
Vazante/MG.
Multiplicadores jogando o "Jogo da Memória Cultural".
Vazante/MG.


ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO DEFINIDAS NA DELIBERÇÃO NORMATIVA DO IEPHA/MG - 06/2018.

PONTUAÇÃO ÁREA “ESCOLAS: 0,60 Quatro ações.
·         Cada ação aceita para pontuação vale até 0,15 pontos*.
·         A aceitação de 04 ações desta área de desenvolvimento poderá corresponder ao alcance da pontuação máxima para o item (0,15 x 4 = 0,60);

III - ÁREA DE DESENVOLVIMENTO – LOCAIS DE MEMÓRIA:
Área de atuação que compreende ações de Educação para o Patrimônio (formações, sensibilizações, seminários entre outros) junto aos locais de memória coletiva da municipalidade, preferencialmente garantindo o acesso universal aos bens culturais e conforme especificado a seguir:
Podem ser desenvolvidos trabalhos em Arquivos, Museus, Bibliotecas, 6//Comunidades Tradicionais, Casa de Cultura, outros.
Implementação de Projetos temáticos) voltados para a população geral e/ou para grupos específicos da população local tais como comunidade escolar, mediadores de locais de memória coletiva.

Podem ser desenvolvidos:
·         Visitas Guiadas pré-agendadas com o local de memória. Um funcionário/técnico apresentará o local explicando o acervo ou espaço.
·         Um folheto explicativo deve ser distribuído aos visitantes, abordando alguns conceitos como: Memória, identidade, cidadania, pequeno resumo histórico do local de memória.

PONTUAÇÃO: 0,30 - duas ações.
·         Cada ação aceita para pontuação vale até 0,15 pontos.
·         A aceitação de 02 ações desta área de desenvolvimento poderá corresponder ao alcance da pontuação máxima do item (0,15 x 2 = 0,30).


IV - ÁREA DE DESENVOLVIMENTO – OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO:
Área de atuação que compreende as seguintes ações de Educação para o Patrimônio (sensibilização, formação, projetos, etc.) junto aos bens culturais em processo de obras de conservação e/ou restauração.


Podem ser desenvolvidos:
·         Com comunidade em geral ou grupos específicos da população como terceira idade, jovens em vulnerabilidade, detentos, pessoas com necessidades especiais, militares outros.
·         Comunidade da área de entorno imediato do perímetro protegido por tombamento.

Exemplo de Atividade:
Visita orientada predefinida com os responsáveis pela obra. Pode ser feita em um ou mais dias agendados. 
Importante distribuir aos visitantes um folder ou folheto sobre o bem cultural objeto da visita com um pequeno histórico e sua importância para o município. Com informações sobre o tombamento ou inventário.

Durante a visita um técnico deve explicar à turma de visitantes:
·         O que é uma restauração.
·         O que está sendo feito.
·         Detalhes da obra.
- Trabalhadores / técnicos e operários da obra em diferentes etapas, projeto, obra e entrega de ações de conservação e restauração de bens protegidos por tombamento e por outras formas de acautelamento.

Exemplo de Atividades:
·         Antes da obra começar uma palestra pode ser ministra aos trabalhadores e técnicos referente ao bem cultural que está sofrendo intervenção, tratando de alguns conceitos básicos como: memória, identidade, bem cultural, tombamento, preservação, conservação, restauração.
- Formação especializada dos trabalhadores da obra, a partir do conhecimento e aplicação de técnicas construtivas e saberes tradicionais de conservação e restauração, com vista à qualificação destes profissionais na área de Patrimônio Cultural.

Exemplo de Atividades:
·         Pode ser ministrado um curso de formação de mão de obra em restauro ou de conceitos básicos de restauro.

PONTUAÇÃO: 0,20 duas ações.
·         Cada ação aceita para pontuação vale até 0,10 pontos.
·      A aceitação de 02 ações desta área de desenvolvimento poderá corresponder ao alcance da pontuação máxima do item (0,10 x 2 = 0,20).


RELATÓRIO DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL:

1.    Texto apresentando um breve memorial descritivo do material / produto contemplando
·         Justificativa,
·         Objetivos,
·         Processos de desenvolvimento,
·         Produção e distribuição;

2.    Declaração ou documento comprobatório de distribuição firmada pelo órgão responsável pela produção e/ou distribuição (Setor de Patrimônio Cultural Municipal, Escola e outros) informando data, local de distribuição, quantidade e assinatura do recebedor;

3.    Amostra do material, que deverá atender o critério a seguir: Caso o material ultrapasse o número de 20 páginas ou as dimensões de um formato A4 com h=2,0cm, deverá ser encaminhado apenas Relatório Fotográfico com no mínimo 8 (oito) fotos coloridas com informação de data, autoria e legenda.

4.    Deverá ser enviado um exemplar do material / produto que não ultrapasse o número de páginas ou as dimensões acima.


Obs.:

1 - Sobre Cartilhas:

·         Explique como, por que, por quem foi feita.
·         Relate quantos exemplares foram publicados.
·         Como foi difundida/utilizada e que produtos gerou.
·         Encaminhe um exemplar da cartilha junto ao relatório.

      Obs.: A simples publicação da cartilha não configura atividade de Educação
       Patrimonial.


2 - Sobre Produção midiática/divulgação:

·         Explique com ocorreu a divulgação e distribuição dos convites, folders, cartazes, etc.
·         Locais de distribuição/ divulgação.
·         Apresente em anexo ao relatório, folders, cartazes, apostilas, cartilhas, etc.
·         Explique os recortes de jornais que estão divulgando eventos de educação patrimonial.
·         A simples apresentação da produção midiática, sem qualquer explicação, nada significa.






[1] O entorno é a área que envolve ou circunda a praça, conformando uma paisagem que pode ser composta de vazios, cheios, bens imóveis, móveis, naturais e artificiais. 



                                                                 Carlos Henrique Rangel
                                                           Historiador - Agente Cultural



TEXTOS DOS IPHAN


EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS ESCOLAS


PATRIMÔNIO E AÇÕES EDUCATIVAS

PATRIMÔNIO E SOCIEDADE

SOCIEDADE E EDUCAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário