PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - CONCEITOS


CONCEITOS

Cultura... Cultura...Cultura...

Cultura do macaco existe? Não existe...

Cultura do Cavalo existe?  Não existe...
Cultura...Do café... O que é?
Cultura da banana...O que é?
Ato de cultivar?  Modo de cultivar?

Cultura de homem... Essa existe?
Essa existe...
Cultura, conjunto...
Conjunto de coisas... De coisas de homens...

De coisas valorizadas por homens..
.
O que fez... O que faz... O que vai fazer...

Cultura... Coisa de muitos homens...

CULTURA SÃO VÁRIAS: DE VÁRIOS GRUPOS E COMUNIDADES

Construídas por homens...
Admiradas por homens...
Usadas... Trabalhadas... Manuseadas por homens...
Modos, modas, gestos, falas, danças, festas, comidas, roupas...
Moradas de Deus e de homens...
Ufa!

Ah... esses bens... Bens que quero...Bem...
Cultura e bens...Bens... Culturais...
Que me fazem bem.
Que me fazem viver bem... No lugar que quero bem...
Em casa, na rua, no bairro, na cidade, no campo, na pátria...
Pátria...bens... Para nós...
Patrimônio... Patrimônios... Cultura... 
Patrimônios Culturais que quero bem.
Que preservo bem para viver bem.
Na rua, no campo, na fazenda...
Ou numa casinha de... Pau-a-pique ou de adobe ou de tijolos...
Fazendo festas, contando casos, cantando, pegando, construindo,
Amando...
Amando a mim e aos outros.

Isto me faz lembrar
Que os bens, os patrimônios culturais me lembram de mim e dos meus.
Do que aconteceu e do que foi ...
Construção de homens do passado e do presente.
E me identificam.
Identificar... O que sou?

Sou único e tenho identidade...
Sou um pouco de meu pai e de minha mãe...
Um pouco de meus avós e de muitos mais...
Sou parte da terra onde nasci e vivi e de tudo que aprendi
Sou parte do povo...Que também tem identidade própria.
Cultura própria...
Bens próprios...Patrimônios próprios...
Minha memória me identifica... Os bens me identificam...
Os bens culturais me identificam... E a minha cidade...
E minha comunidade...
Memória, identidade, cultura, bens culturais, patrimônios culturais...
Minha terra tem palmeiras e buritis e matas e igrejas e praças...
Minha terra tem cantos e congados. Tem reinado, tem artesanato...
Minha terra importa!
Minha terra é única e é importante...
E tudo isto também me faz importante... Eu SOU !
Mas você também é.
                                                                                  Carlos Henrique Rangel 
                                                                             Historiador - Agente Cultural

O QUE SOU
Esse planeta em que vivemos é formado de coisas e seres.
Estamos aqui e sabemos que fazemos parte da humanidade.
Eu, que sou parte da humanidade tenho consciência de quem sou.
Serei o único ser que sabe de si?
Eu sei que sou único e diferente dos outros seres do mundo e dos outros humanos.
E essa diferença me identifica.

A nossa identidade é construída todos os dias e, no entanto, antes que fossemos ela já existia. 

O embrião de parte do que sou já existia em meus antepassados.
Essa construção diária do que sou sofre influências também do meio onde vivo.

O que sou está no passado, no presente e nos espaços que me rodeiam.
Sou influenciado pelos lugares, sua fauna e flora e pelos outros seres humanos.

O que sou eu aprendi e construí com os meus e guardo em minha memória e em lugares da memória.

                                                                                   Carlos Henrique Rangel
                                                                                        


O TEMPO DE UM BEM CULTURAL


Quanto tempo precisa ter um bem para ser considerado patrimônio cultural?
Ora, se uma comunidade o reconhece como patrimônio cultural, ele o é.
Não serei eu a dizer que não. A dizer que merece ou não reconhecimento e proteção.
Um bem cultural deve falar a um grupo, comunidade ou nação.
Deve dizer algo que seja parte vital para a sobrevivência e autoestima do grupo, comunidade ou nação.
Não importa quanto tempo tenha e sim quanta motivação há.
Seja ela artística, arquitetônica, histórica, vivencial, sentimental ou outra que possa existir e que seja cara ao grupo, comunidade, nação.
Cabe aos interessados decidirem o que lhes interessa para sua continuação.
Cabe aos órgãos de proteção e aos Conselhos respeitarem essa decisão.

                                                                     Carlos Henrique Rangel
                                                                Historiador - Agente Cultural


BEM CULTURAL


Um bem cultural não precisa necessariamente ser reconhecido por uma instituição para que seja parte do patrimônio cultural de um povo ou comunidade. Não é porque um bem não foi ainda inventariado ou protegido pelo Instituto do Tombamento ou Registro do Patrimônio Imaterial que ele não seja considerado patrimônio cultural de um povo.

Se há uma comunidade ou grupo que o considera, ele é um bem cultural e parte do patrimônio cultural daquele grupo.
Quem confere status a um bem cultural é a comunidade detentora deste bem. As instituições de proteção conferem o título e a proteção legal e oficial aos bens que em princípio já são reconhecidos pela comunidade.

                                                           Carlos Henrique Rangel
                                                               Historiador - Agente Cultural




Nenhum comentário:

Postar um comentário