PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quinta-feira, 28 de junho de 2018

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - PROJETOS E RELATÓRIOS DE PROJETOS


MODELO PARA PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL  

O Projeto de Educação Patrimonial deve conter os seguintes itens:



1- Nome do Projeto

Deve ser relacionado com a temática a ser abordada no Projeto de Educação Patrimonial.



 2 – Mês e ano de sua elaboração do Projeto.



 3 – Sumário – Deve conter a divisão do trabalho e suas respectivas páginas.

            Ex.: Introdução, Justificativa, Público-alvo, Objetivos, Metodologia,

            Cronograma, Orçamento, Produtos, Equipe Técnica, Referências

            Bibliográficas.



 4 – Justificativa

            Relatar a relevância do Projeto para o município ou comunidade. 
O porque e  para que o projeto é importante. 
Por que realizar essas escolhas específica do projeto em detrimento de outras opções.



5 – Público-Alvo: A quem destina o Projeto. 
Quem será contemplado pelos trabalhos.



6 – Objetivos

      O que se pretende alcançar com o Projeto. 
Onde se pretende chegar com a realização do Projeto.



7– Metodologia

Como o projeto vai ser realizado. 
Quais métodos e técnicas serão utilizados para a realização. 
Quais atividades serão realizadas. 
Como serão realizadas e que questões serão trabalhadas em cada atividade.


8– Cronograma

O Cronograma deve relacionar as atividades com o tempo para a sua realização.
Quanto tempo vai durar cada atividade/ação/fase do Projeto?
Quando será realizada?
O cronograma deve conter os seguintes itens em forma de quadro:
- Mês/Ano
– Atividade/Ação/Fase
– Método/Técnica (como vai ser feita. O que vai ser feito)
– Tempo da Atividade
 – Objetivo (o que se pretende com a atividade)
– Avaliação (dos resultados da Atividade).



9– Orçamento

Custo estimado para a execução do Projeto em todas as suas etapas. 
Quanto está previsto se gastar. 
Quais as fontes de recursos disponíveis para cada atividade/fase do Projeto. 
Materiais necessários para a realização de cada atividade/fase. 
Despesas diversas.





10– Produtos
Quais os produtos que serão gerados durante e ao final da execução do projeto.
Ex.: peças teatrais, painéis, cartilhas, cartazes, exposições, trabalhos de campo, redações, etc.

11– Equipe Técnica
Quem participará do Projeto?
Deve ser identificado os membros da equipe e as parcerias – se houver – e definir as atribuições de cada membro.
Deve identificar o Coordenador Geral e os coordenadores específicos de cada atividade/fase/ação.

12– Referências Documentais
Quais foram as fontes/documentos consultado para a elaboração do Projeto.



ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

A – ÁREA DE DESENVOLVIMENTO:

Informe a área de desenvolvimento da ação conforme a definição da DN 2018 do CONEP:
1.SETOR MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL; 2. ESCOLAS; 3.LOCAIS DE MEMÓRIA COLETIVA; 4.OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO.

APRESENTE:

1 - O TÍTULO DO EVENTO OU AÇÃO:

2 – APRESENTAÇÃO DA AÇÃO:
Texto apresentando a Ementa/programa do conjunto de ações desenvolvidas ou curso.
Informe claramente:
De que se trata a atividade?
Qual a motivação/relevância/justificativa para a realização da atividade?
Quais os objetivos da ação/atividade?

3 – NOME E QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL

Informe quem é o responsável por ministrar o curso/palestra ou responsável/coordenador/instrutor pela atividade de educação patrimonial a se realizar e sua qualificação profissional.

4 – PÚBLICO ENVOLVIDO:

- Informe a quem se dedica a atividade/ação.
  Aqueles que foram envolvidos na atividade direta ou indiretamente.
- Quem foi contemplado? (Faixa etária, escolaridade, região, condição socioeconômica,
  hábitos culturais, função, etc.) Participantes: Professores, Agentes Culturais,
  Conselheiros, alunos (informe a série/ano).
- Informe o número dos participantes.

5 – DATA E DURAÇÃO:

Informe a data do evento/ação. Se for uma ação que engloba vários dias informe todos os dias.
Informe a duração da atividade/ação em horas ou dias.

6 – ANÁLISE CRÍTICA DA ATIVIDADE/AÇÃO:

- Descrição minuciosa da ação/atividade em todas as suas fases. Detalhe tudo que aconteceu. Não economize informações:
. O que foi feito?
Ex.: Visita Guiada ou curso/palestra. No caso de Cursos ou Palestras, informe detalhadamente o conteúdo abordado.


. Onde foi feita? (local onde foi feita a atividade)
Ex.: Igreja.

. Quando foi feita?
Ex.: Na parte da manhã do dia 2 de julho de 2018.

.  Como foi feita cada atividade?
    Ex.: A visita se iniciou na Escola e seguindo um roteiro em mapa chegou à igreja. Os participantes divididos em grupos foram motivados a observar o interior da igreja e a responder aos exercícios de uma folha didática.

 . O que foi trabalhado?
   Ex.: A história, arquitetura e acervo de arte aplicada e bens móveis da Igreja.
  

 . Que material foi usamos para fazer a atividade?
   Ex.: Mapas e folhas didáticas ou questionários

 . O que alcançamos com a atividade? (O que os participantes apreenderam com a atividade?).

 . Produtos gerados ou alcançados.
    Ex.: Folhas didáticas/Questionários preenchidas (os), redações, desenhos, maquetes, cartazes, peça teatral.

. Como foram divulgados, expostos à comunidade/escola?
  Ex.: Exposição no aniversário da cidade.

- Avaliação dos resultados obtidos pela/com a atividade:
    . Foi satisfatório? 
    . Cumpriu os objetivos total ou parcialmente? Por que?
    . Quais os problemas encontrados?
    . Quais as soluções para os problemas?

7 – RELATÓRIO FOTOGRÁFICO:

Deve apresentar no mínimo 8 fotos coloridas de cada fase da atividade.
A legenda das fotos deve descrever/identificar o que está ocorrendo na imagem.
Deve conter local, data e autoria da foto.

Obs.: Sempre consulte a Deliberação Normativa do CONEP ao produzir o relatório, evitando futuros problemas.



B - ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE ATIVIDADES:

1 - Visitas Guiadas:
      Antes da visita deve ser feito uma preparação expositiva sobre o local a ser visitado, realizada pelo professor ou coordenador da atividade.

      A visita deve conter atividades no local e em sala de aula.
Estas atividades podem ser:
- O preenchimento de questionário/folha didática com perguntas referentes ao bem cultural a ser visitado a serem respondidas no local e também em sala de aula.
- Entrevista a ser realizada com o responsável/detentor do bem cultural com perguntas elaboradas pelos próprios alunos/visitantes.

      Devem gerar produtos que serão expostos na sala de aula ou em exposição em evento pré-agendado.

2 – Festas não são atividade de educação patrimonial em si.
      Para ter esse caráter devem conter atividades que levem o aluno a uma mudança de
      atitude sobre o evento. Exemplo: Pesquisas histórica com entrevistas sobre a festa,
      resgate de manifestações passadas, encenações artísticas, etc.

3 – Educação Patrimonial em obras de restauro:
      A simples inauguração de uma obra de restauro ou visita a uma obra de restauro
      não configura educação patrimonial.
      Deve conter explicações sobre a intervenção prestada por um responsável.
      Deve conter atividades e exercícios sobre o bem cultural ou sobre as profissões        
      envolvidas na restauração.

4 – Sobre Cartilhas:
       Explique como, por que, por quem foi feita.
       Relate quantos exemplares foram publicados.
       Como foi difundida/utilizada e que produtos gerou.
      - Encaminhe um exemplar da cartilha junto ao relatório.
      Obs.: A simples publicação da cartilha não configura atividade de Educação
       Patrimonial.

5 – Sobre Cursos, Palestras ou Oficinas:
      Informe os objetivos do curso, palestra, oficina de forma clara.
      Apresente o conteúdo do curso ou palestra. O que foi abordado/ensinado?
      Apresente fotografias específicas do professor/instrutor, em ação.
      Apresente fotografias gerais do público alvo e específicas das atividades ocorridas
      durante o curso/palestra/oficina.
      Apresente em anexo materiais usados no curso/palestra/oficina: Apostilas,
      exercícios, jogos, mapas de percepção, etc.
     
6 – Produção midiática/divulgação:
      Explique com ocorreu a divulgação e distribuição dos convites, folders, cartazes, etc.
      Locais de distribuição/ divulgação.

      Apresente em anexo ao relatório, folders, cartazes, apostilas, cartilhas, etc.
     Explique os recortes de jornais que estão divulgando eventos de educação patrimonial.
      - A simples apresentação da produção midiática, sem qualquer explicação, nada diz.





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