PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

sábado, 29 de setembro de 2012

SEMINÁRIOS E ENCONTROS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL


SEMINÁRIOS E ENCONTROS SOBRE 
PATRIMÔNIO CULTURAL



IV Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural
DATA DE INSCRIÇÃO:
11/06/2012 A 24/10/2012

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
29/10/2012 A 31/10/2012
OBJETIVO:
O IV Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural tem como objetivo analisar e discutir o olhar geográfico sobre o campo de pesquisa e gestão do patrimônio cultural. Essas discussões visam estimular a produção acadêmica e a elaboração de projetos que envolvam as categorias analíticas clássicas da geografia aplicadas ao patrimônio cultural, ou seja, o espaço, o território, paisagem e o lugar contribuindo para uma melhor compreensão da dinâmica socioespacial que envolve as áreas patrimonializadas.

3º Seminário Internacional do Património Agroindustrial
A terceira edição do  Seminário Internacional do Património Agroindustrial realiza-se no Museu do Douro, sedeado na cidade de Peso da Régua, Portugal, entre os dias 24 a 27 de outubro de 2012.   A organização do seminário  é da responsabilidade da Fundação Museu do Douro com a coordenação cientifica  da Professora Júlia M. Lourenço (C-TAC, Centro Território, Ambiente e Construção, Universidade do Minho).
 O tema proposto para esta edição “Tradição” Vs Inovação” pretende consubstanciar o alargamento de uma rede internacional de especialistas da ciência e da cultura, através da inserção do Douro, em especial do seu património agroindustrial nas análises e debates contemporâneos que vêm sendo efetuados sobre esta temática.

“Segundo Encontro Regional sobre o Patrimônio Cultural Marítimo e Costeiro”

Argentina, Rosario, de 17 a 19 de outubro 2012.
ORGANIZAM
- Centro de Estudos em Arqueologia Subaquática Argentina (CEASA)
- Centro de Estudos Antropológicos Latinoamericanos (Timbó)
Ambos os centros de pesquisa da Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosario, Argentina. (www.fhumyar.unr.edu.ar)
DESTINATÁRIOS: na reunião esperamos receber pesquisadores e interessados de diferentes disciplinas que abordam as problemáticas do patrimônio costeiro e marítimo em seu conjunto: Arqueólogos, Antropólogos, Historiadores, Conservadores, Cientistas Sociais em general e de todas aquelas Ciências Aplicadas que trabalham e colaboram para ampliar o conhecimento partindo da interdisciplina.

Em outubro – Belo Horizonte recebe 2º Seminário Igreja e Bens Culturais

cancaonova.com: 21:06 23-08-2012
Em outubro – Belo Horizonte recebe 2º Seminário Igreja e  Culturais
Refletir sobre a as técnicas de conservação e salvaguarda do patrimônio cultural da Igreja e sua importâ na evangelização. Esse é um dos objetivos do 2º Seminá Igreja e Bens Culturais – Evangelização e Preservação, que será realizado nos dias 22 a 25 de outubro, na Casa de  São José, em Belo Horizonte (MG).
A proposta do evento é motivar arquidioceses, dioceses e paróquias quanto aos cuidados e regulamento para a preservação dos Bens Culturais, Arte Sacra e Obras. O seminário está  organizado pela Comissão Regional Bens Culturais da Igreja da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Leste 2, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artí Nacional (), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artí de Minas Gerais (IEPHA) e o Ministério Público Estadual ().
O 2º Seminário Igreja e Bens Culturais pretende reunir bispos, , religiosos, arquitetos, arquivistas, bibliotecários, restauradores, pesquisadores e estudantes em um espaço para debates, palestras, exposições de temas como legislação civil, técnicas de conservação de bens móveis e integrados, elaboração de projetos para captação de recursos e medidas de segurança, inventariação e ção.
ções e inscrições no site do Regional Leste 2. Acesse www.cnbbleste2.org.br.
II SIMPÓSIO DE ARQUIVOLOGIA DA REGIÃO NORTE
O evento ocorrerá nos dias 21,22 e 23 de novembro de 2012 na universidade Federal do Amazonas
as inscrições para submissão de trabalhos já estão abertas, os resumos devem ser enviados até o
dia 17;10.

http://www.arquivologia.furg.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário