PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O que é patrimônio imaterial?
Entende-se por Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, as forma de ver e pensar o mundo, as cerimônias (festejos e rituais religiosos), as danças, as músicas, as lendas e contos, a história, as brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato, etc.) – junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e as pessoas reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural e que são transmitidos de geração em geração.

O instrumento legal que assegura a preservação do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil é o registro. Já há doze bens culturais registrados no Brasil: Arte Kusiwa dos Índios Wajãpi, do Amapá; Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória/ES; Samba de Roda no Recôncavo Baiano; Círio de Nossa Senhora de Nazaré do Pará; Ofício das Baianas de Acarajé; o Modo de Fazer Viola-de-Cocho; o Jongo do Sudeste; a Cachoeira de Iauaretê, lugar sagrado dos índios dos rios Uaupés e Papuri, no Amazonas; a Feira de Caruaru e o Frevo, ambos de Pernambuco; o Tambor de Crioula do Maranhão; e agora as Matrizes do Samba do Rio de Janeiro. Os bens de natureza imaterial são inscritos em um dos quatro livros de registro: de Celebrações, de Formas de Expressão, dos Saberes, e de Lugares.

O Iphan realiza uma pesquisa histórica e um trabalho de campo que irão fundamentar e instruir o processo de registro. Em alguns casos, o instituto aplica uma metodologia por ele desenvolvida para a identificação e catalogação dos bens culturais: o Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC.
O inventário é um instrumento de conhecimento e aproximação do objeto de trabalho do Iphan, com objetivo de apreender os sentidos e significados atribuídos ao patrimônio cultural pelas comunidades. Com o INRC é possível documentar aspectos da vida social que podem ser considerados referências de identidade para um grupo ou uma comunidade. Ele reúne uma série de materiais multimídia que catalogam as práticas da cultura estudada.

Durante a pesquisa do registro, o Iphan produz um vídeo-documentário para cada bem registrado e, após o registro, há a edição de um livro com o conteúdo do dossiê elaborado para o bem cultural. Todos esses livros estão disponíveis no site www.iphan.gov.br.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Iphan / MonumentaFones: (61) 3326 8014 / (61) 3326 3911 / (61) 9972 0050 fernanda.pereira@iphan.gov.brhelenabrandi@iphan.gov.brascom@iphan.gov.brwww.iphan.gov.br



Planos de Salvaguarda

Salvaguardar um bem cultural de natureza imaterial é apoiar sua continuidade de modo sustentável. É atuar no sentido da melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.
O conhecimento gerado durante os processos de inventário e Registro é o que permite identificar de modo bastante preciso as formas mais adequadas de salvaguarda. Essas formas podem ir desde a ajuda financeira a detentores de saberes específicos com vistas à sua transmissão, até, por exemplo, a organização comunitária ou a facilitação de acesso a matérias primas.
(Fonte: IPHAN)www.iphan.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário