PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

sexta-feira, 26 de julho de 2019

CADERNO DE HISTÓRIA - EXERCÍCIOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

CADERNO DE HISTÓRIA


1 – CAPÍTULO I - A DESCOBERTA DE SI MESMO

 IDENTIDADE - O QUE SOU?



Esse planeta em que vivemos é formado de coisas e seres.

Estamos aqui e sabemos que fazemos parte da humanidade.

Eu, que sou parte da humanidade tenho consciência de quem sou.

Serei o único ser que sabe de si?

Eu sei que sou único e diferente dos outros seres do mundo e dos outros humanos.

E essa diferença me identifica.



A nossa identidade é construída todos os dias e, no entanto, antes que fossemos ela já existia. 



O embrião de parte do que sou já existia em meus antepassados.

Essa construção diária do que sou sofre influências também do meio onde vivo.



O que sou está no passado, no presente e nos espaços que me rodeiam.

Sou influenciado pelos lugares, sua fauna e flora e pelos outros seres humanos.

O que sou eu aprendi e construí com os meus e guardo em minha memória e em lugares da memória.



EXERCÍCIO 1

Para descobrirmos quem somos precisamos entender o que está próximo de nós. Através de algumas perguntas poderemos nos aproximar desse conhecimento.

 Conceitos (a serem trabalhados dentro de sala de aula pelos professores)
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.

1 – Quem é você?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Por que tem esse nome? O que ele significa?  De onde veio?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Quem te deu o nome e por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Quem são seus pais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Onde nasceram? Quando nasceram?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Onde estudaram?
_____________________________________________________________________
7 – Qual a profissão de seus pais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Quem são seus avós maternos e paternos? Qual a idade deles?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 - Qual a profissão de seus avós?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Quantos tios têm seus pais? Identifique seus nomes e idades.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 – Quantos irmãos têm seus pais? Identifique seus nomes e idades.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 – Como seus pais se conheceram?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13 – Onde moraram depois que se casaram?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
14 – Onde você nasceu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
17 – Quantos irmãos você tem? Informe o nome e a idade deles.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
19 – Onde você mora? Há quanto tempo mora no local?
______________________________________________________________________
20 – Quantas pessoas moram na casa e quem são?
______________________________________________________________________










EXERCÍCIO 2

OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

10 – Faça uma pesquisa sobre a cidade ou bairro onde seus pais nasceram.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

11 – Recolha junto a sua família, fotos e objetos antigos que pertencem a sua família.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
22 – Fazer uma linha do tempo desde o seu nascimento até o hoje, localizando acontecimentos importantes da sua vida, da sua cidade, do país e do mundo.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

 

CAPÍTULO 2 – MEMÓRIA – VOCÊ LEMBRA?



Todos nós temos lembranças.



Só lembramos do que passou.



Devo aprender sempre e também transmitir, ensinar para que outros possam lembrar.



No entanto, teimo em esquecer por que infelizmente não lembro de tudo.



Para não esquecer eu guardo o que pode me fazer lembrar. Os Lugares da Memória.



Posso escrever, posso documentar e posso incorporar valores e lembranças às coisas para que elas me façam lembrar. 



UMA ESTÓRIA



LEMBRANÇAS

Autor: Carlos Henrique Rangel



      -    Vocês se lembram da inauguração da Fonte Luminosa? – Perguntou o Sr.  Pedro aos dois companheiros sentados a seu lado no banco da praça.



 -    Foi há trinta anos...- Lembrou o Sr. Carlos coçando o queixo.



      -    Festa linda... O prefeito era o Dr. Manuel...- Completou o Sr. João.



-           Não, você está enganado. O prefeito da época era o José Maria. O Dr. Manoel assumiu dois anos depois. – Corrigiu o Sr. Pedro.



-           Ah... Agora estou me lembrando... O Dr. Manuel estava no palanque também. E a Rita... – Concordou o Sr. João.



-           A D. Rita? A D. Rita estava no palanque? – Perguntou o Sr. Carlos.



-          Estava... Linda em seu vestido azul... Começamos a namorar um mês depois...

      -   Respondeu o Sr. João.



-           O José Maria falou do progresso que chegava à cidade... Prometeu restaurar a igreja ... Ficou na promessa... – Lamentou o Sr. Carlos.



-           Prometeu? Não me lembro... Lembro que durante o discurso um pombo assustado com os fogos de artifício arrancou o chapéu da sua cabeça. – Falou o Sr. Pedro.



-          Foi? – Perguntou o Sr. João.



      -    Foi sim, eu morri de rir. – Completou o Sr. Carlos.



-          Naquele dia o Antônio da padaria bebeu muito na barraca da Mariinha. Bateu o carro no poste da esquina. – Falou o Sr. Pedro.



-           Foi no poste? Eu podia jurar que foi no muro da prefeitura... – Perguntou o Sr. João.



-           Quem bateu no muro foi o Jorge, no casamento do Júlio em 1972. – Consertou o Sr. Carlos.



-           Outra festa linda... – Lembrou o Sr. Pedro.



-           Mas a Fonte... Que beleza aquelas águas coloridas... – Falou o Sr. João voltando ao assunto.



-           Olha só como está... Já faz uns quatro anos que não funciona... – Lamentou o Sr. Carlos apontando para a Fonte.



-           Mais... Seis anos... – Corrigiu o Sr. João.



-           O prefeito atual... Como é o nome dele? – Perguntou o Sr. Carlos.



-           Jaime... Por sinal filho do José Maria... – Respondeu o Sr. Pedro.



-           Pois é, ele prometeu restaurar a Fonte.



-           Promessas... – Lamentou o Sr. Carlos.



-           Mas era linda... – Admirou o Sr. João.



-           Era sim... – Concordou o Sr. Carlos. O Sr. Pedro balançou a cabeça concordando.



      -    Eu sei... Eu me lembro.

(O FIM)



I - QUESTIONÁRIO
1 – Por que o Sr. João lembrava da D. Rita?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Quais a lembranças comuns a todos os personagens da estória?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Por que o Sr. João confundiu o local da batida do carro?
________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Por que as lembranças dos personagens não são iguais?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 II - QUETIONÁRIO:
 Conceitos (a serem trabalhados dentro de sala de aula pelos professores)
Matérias: HISTÓRIA e GEOGRAFIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.

1 – O que é lembrança?
_______________________________________________________________
2 – Por que lembramos?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
3 – Qual a sua mais antiga lembrança? O que aconteceu? Quando aconteceu?
 Por que você lembra?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Você lembra de tudo que aconteceu com você? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Como você faz para lembrar?
______________________________________________________________________________________________________________________________

7 – Existem lembranças que são coletivas. Dê um exemplo de uma lembrança de sua família que não é só sua.______________________________________________________________________________________________________________________________
8 – CAÍXAS DE MEMÓRIA
- Arrume uma caixa de papelão e deposite nela os objetos que são importantes para você. Em sala de aula você explicará por que eles são importantes. - Faça uma outra caixa com objetos pessoais da sua família que se relacionam com fatos e acontecimentos.
- Agora, em grupo, vamos fazer uma caixa da memória do nosso bairro.







 - Identifique os personagens (Trabalho em grupo a ser trabalho em sala de aula)
Objetivo: da atividade: percepção das visões estereotipadas do ser humano.
-          Esta casa é muito velha! Já deu o que tinha que dar... Eu comprei para construir um prédio. É minha e faço o que quiser dela! Ninguém tem nada com isso!
Quem é o personagem?
____________________________________________________________________________________________________________________
Por que você escolheu este personagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-          Minha bisavó morou lá. Sempre passo em frente para ir ao armazém e fico a admirando...
Quem é o personagem?
____________________________________________________________________________________________________________________
Por que você escolheu este personagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-          Nós decidimos que era importante preservá-la por ser representativa de uma época e de um estilo de vida e por ter sido construída por um arquiteto famoso. É parte da nossa memória ... A mais antiga da cidade...
Quem é o personagem?
____________________________________________________________________________________________________________________
Por que você escolheu este personagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-          Aquela casa? É uma bobagem velha. Não estou nem aí para ela!
Quem é o personagem?
____________________________________________________________________________________________________________________
Por que você escolheu este personagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

-          Acho certo preservá-la... Nossa cidade já perdeu muito. Nossa história está acabando... Estou fazendo uma pesquisa sobre ela.
Quem é o personagem?
__________________________________________________________

Por que você escolheu este personagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-          Vendi porque precisava de dinheiro... Só por isto acho que deve ser preservada. Era tudo o que minha mãe queria...
Quem é o personagem?
__________________________________________________________
Por que você escolheu este personagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-          Dizem que vão construir um shopping, isto é bom, né? Estou precisando de trabalho... Sou ótima vendedora...
Quem é o personagem?
____________________________________________________________________________________________________________________
Por que você escolheu este personagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-          Uma casa de cultura... É isto que ela deveria ser, sabe? Um lugar para exposições, palestras, cursos... Não temos uma casa de cultura...
Quem é o personagem?
____________________________________________________________________________________________________________________
Por que você escolheu este personagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-      Casa?!  Que casa?  Ah... Aquela casa? Não sei não... Só estou de passagem.
Quem é o personagem?
____________________________________________________________________________________________________________________


Por que você escolheu este personagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-          Olha, ela não é minha... Não me meto na vida dos outros... Se fosse minha, ia fazer o que quisesse com ela...
Quem é o personagem?
____________________________________________________________________________________________________________________
Por que você escolheu este personagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Eu acho que devia ser preservada porque senão a cidade vai perder um pouco da sua história. Se destruírem tudo o que for antigo o, que vai sobrar para mim no futuro?
Quem é o personagem?
____________________________________________________________________________________________________________________
Por que você escolheu este personagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quem sou eu?
-          Eu sou Antônio, presidente do conselho do patrimônio cultural e tenho 30 anos.
-          Eu sou João do armazém e tenho 40 anos.
-          Eu sou Jonas, dono de uma empresa de construção civil, e tenho 50 anos.
-          Eu sou o Alfredo. Tenho 20 anos e estudo história.
-          Eu sou a Marta. Sou estudante e tenho 21 anos.
-          Eu sou Manuel, advogado desempregado. Tenho 45 anos.
-          Eu sou o Luiz Mauro. Sou poeta e tenho 25 anos.
-          Eu sou o Carlos, vendedor e viajante. Tenho 26 anos.
-          Eu sou o Tiago e ainda sou estudante. Tenho 10 anos.
-          Eu sou a Maria. Sou dona de casa e tenho 60 anos.
-          Eu sou José e trabalho como balconista. Tenho 17 anos.


- Entrevistas com o diretor, professores, serventes e alunos (trabalho em grupo, apresentação em sala de aula)
Matéria: HISTÓRIA
Descrição: Usando questionários individualizados (apresentados em anexo), para o diretor, professores e alunos, os grupos deverão realizar entrevistas com a categoria sorteada em sala de aula. No caso do diretor, somente um grupo da escola fará a entrevista.
Diretor
1 – Qual o seu nome completo:
2 – Qual a sua idade? ____________ onde nasceu? _________________
3 – Que curso fez? ____________________________________________________
4 – O que fazia antes de ser diretor (a)?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Há quanto tempo é diretor (a)? _________________________________________
6 – O que faz um diretor (a)?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Gosta do que faz? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 8 – O que mais gosta na escola? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – O que menos gosta na escola? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Quais os maiores problemas da escola? Como podem ser resolvidos?
______________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos devem elaborar outras perguntas)
Entrevista realizada por: __________________________________________
Em ____________/____________________/__________

Professor
1 – Qual o seu nome completo:
2 – Quantos anos tem? ________onde nasceu? _________________________
3 – Que curso fez? _____________________________________________________
4 – Quantos anos dura o curso? ___________________________________________
5 – Há quantos anos é professor (a)?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Há quanto anos é professor (a) na escola? __________________
7 – Trabalha em outras escolas? Quais?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Em quantas turmas e séries leciona?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Gosta de ser professor? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Quais as coisas boas e ruins da profissão? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Quais os problemas mais sérios da escola? O que pode ser feito para resolvê-los?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos devem elaborar outras perguntas)
Entrevista realizada por: __________________________________________
Em ____________/____________________/______________

Aluno
1 – Qual o seu nome completo:
2 - Qual a sua idade? ________onde nasceu? ___________________________
3 – Qual a sua série? ____________________________________________________
4 – Onde você mora?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Há quanto anos estuda na escola? ______________________________________
6 – Gosta da escola? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – O que mais gosta na escola? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – O que não gosta na escola? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Como você vem para a escola? Sozinho ou com os pais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – O que faz depois da aula?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – O que você acha que falta na escola? Quais os problemas?
________________________________________________________________________________________________________________________________
12 – Como você acha que podem ser resolvidos os problemas?
________________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos devem elaborar outras perguntas)
Entrevista realizada por: __________________________________________
Em ____________/____________________/______________
Responsável Pela Cantina
1 – Qual o seu nome completo:
2 - Quantos anos tem? __________onde nasceu? ________________________
3 – Há quantos anos é servente?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Onde mora? _____________________________________________________________________
5 – Há quantos anos é servente da escola? _____________________________________________________________________
6 – O que come no café da manhã antes de ir para a escola?
_____________________________________________________________________
7- Como se locomove para ir à escola?
_____________________________________________________________________
8 – Trabalha em outros lugares? Quais?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Qual o seu horário de trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Gosta de seu trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 - Como é definido o cardápio da escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
12- O que ela mais gosta de preparar? Solicite a receita.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos devem elaborar outras perguntas)
Entrevista realizada por: __________________________________________
                           Em ____________/____________________/________

CAPÍTULO 3 - CONCEITOS IMPORTANTES

CONCEITOS
Cultura... Cultura...Cultura...

Cultura do macaco existe? Não existe.

Cultura do Cavalo existe?  Não existe.
Cultura do café... O que é?
Cultura da banana...O que é?

Ato de cultivar?  Modo de cultivar?

Cultura de homem... Essa existe?
Essa existe.
Cultura, conjunto.
Conjunto de coisas. De coisas de homens.

De coisas valorizadas por homens.

O que fez... O que faz... O que vai fazer.

Cultura. Coisa de muitos homens.

CULTURA SÃO VÁRIAS: DE VÁRIOS GRUPOS E COMUNIDADES
Construídas por homens.
Admiradas por homens.
Usadas. Trabalhadas. Manuseadas por homens.
Modos, modas, gestos, falas, danças, festas, comidas, roupas.
Moradas de Deus e de homens.
Ufa!
Ah... esses bens. Bens que quero Bem...
Cultura e bens.
Bens...Culturais.
Que me fazem bem.
Que me fazem viver bem
No lugar que quero bem...
Em casa, na rua, no bairro, na cidade, no campo, na pátria.
Pátria...bens... Para nós.
Patrimônio... Patrimônios... Cultura.

 
Patrimônios Culturais que quero bem.
Que preservo bem para viver bem.
Na rua, no campo, na fazenda.
Ou numa casinha de... Pau-a-pique ou de adobe ou de tijolos...
Fazendo festas, contando casos, cantando, pegando, construindo,
Amando.
Amando a mim e aos outros.
Isto me faz lembrar
Que os bens, os patrimônios culturais me lembram de mim e dos meus.
Do que aconteceu e do que foi.
Construção de homens do passado e do presente.
E me identificam.
Identificar... O que sou?
Sou único e tenho identidade.
Sou um pouco de meu pai e de minha mãe.
Um pouco de meus avós e de muitos mais.
Sou parte da terra onde nasci e vivi e de tudo que aprendi
Sou parte do povo.
Que também tem identidade própria.
Cultura própria.
Bens próprios.
Patrimônios próprios.
Minha memória me identifica.
Os bens me identificam.
Os bens culturais me identificam e a minha cidade.
E minha comunidade.
Memória, identidade, cultura, bens culturais, patrimônios culturais.
Minha terra tem palmeiras e buritis e matas e igrejas e praças.
Minha terra tem cantos e congados. Tem reinado, tem artesanato.
Minha terra importa!
Minha terra é única e é importante.
E tudo isto também me faz importante.
Eu SOU!
Mas você também é.
 
 QUESTIONÁRIO
 Conceitos (a serem trabalhados dentro de sala de aula pelos professores)
Matérias: HISTÓRIA e GEOGRAFIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.

1 -Você sabe o que é um bem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Como as coisas se tornam um bem?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
3 - Quais são os seus bens?
______________________________________________________________________
Por que são importantes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Quem é que atribuiu essa importância? Por quê?
______________________________________________________________________
5 - E os bens de sua família? Por que eles são importantes? Quem atribuiu essa importância?
______________________________________________________________________

6 - Quais são os objetos mais antigos da sua família?
______________________________________________________________________
7 - Quando foram comprados ou produzidos?
______________________________________________________________________
8 - A quem pertenceram e a quem pertencem atualmente?
______________________________________________________________________
9 - Serviam ou servem para quê?
______________________________________________________________________
10 - Você sabe o que é cultura?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 - O que seria um bem cultural?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 - Porque eles são importantes? Quem atribuiu essa importância?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________
13 – Para você, quais são os bens culturais mais importantes da sua cidade? Por quê?
______________________________________________________________________
14 - Estes bens culturais estão protegidos? Como?
______________________________________________________________________
15 - Defina: bem móvel, bem imóvel, bem imaterial, tombamento, registro do imaterial.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________


 
- ELABORAÇÃO DE INVENTÁRIO DO ACERVO CULTURAL DA CIDADE
Matéria: HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Descrição: Compor uma exposição, a ser realizada através das seguintes etapas:
- Fazer um levantamento/inventário referente aos bens culturais do bairro/cidade, contendo informações históricas (construtor, época da construção, primeiros moradores, usos etc.) e fotografias.
- Usar uma planta cadastral recente da cidade ou localidade.
- Usando a cópia da planta cadastral da cidade/bairro, montar um painel para que os alunos colem as fotografias dos bens culturais mais expressivos na quadra ou região onde se localiza.
- Montar um mapa (planta cadastral) localizando os principais problemas da cidade.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
FICHA DE INVENTÁRIO
Município:
Distrito:
Bem cultural: (a casa que você está visitando)
Propriedade: (quem é o dono atual?)
Responsável: (quem é a pessoa que toma conta da casa)
Histórico:
- Quem construiu e quando construiu?

- Quem foram os donos? Quando e como adquiriram a casa?

- Obras e datas que ocorreram e quem fez:

Descrição:
- Qual o estilo arquitetônico do imóvel?
- Quantos pavimentos (andares) têm?
- Qual a cor das fachadas?
- De que material é feita? (marque com um “X”) É de:
____ adobe     ____ tijolos     ____ pau-a-pique      ____ outro material (qual?)

- Foi construída junto à divisa do lote ou está recuada?
- Tem (marque um” X”): ____ Horta         ____ Pomar          ____ Jardim

- Tem varanda? _____ Sim   _____Não   - Tem Garagem:  ____ Sim       ____ Não
- Como é o telhado? Descreva:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Quantos cômodos têm? ___________ Quantas Janelas possui? ____________________
- Como é o piso:
Da sala: _____________________________________________________________
Da cozinha: __________________________________________________________
Da copa: ____________________________________________________________
Do banheiro: _________________________________________________________
Dos quartos: _________________________________________________________

Uso Atual (marque um “X”):
___ Residência    ___ Comércio    ____ Religioso    ____ Sede de alguma entidade (Qual?): _____________________________________________________________________________
Como são as casas vizinhas?
Casa da Direita:
Quantos pavimentos? _______________
Quais os usos
___ Residência    ___ Comércio    ____ Religioso    ____ Sede de alguma entidade (Qual?): _____________________________________________________________________________
Casa da Esquerda:
 Quantos pavimentos? _______________
Quais os usos
___ Residência    ___ Comércio    ____ Religioso    ____ Sede de alguma entidade (Qual?): _____________________________________________________________________________

Proteção Legal: É tombada?     ___ sim     ____ Não
(Marque X na alternativa correta:    ___ Pelo Município     ___ Pelo IEPHA    ___ Pelo IPHAN)

Estado de Conservação: (Está bem conservada? Apresenta problemas?)
 ___ Bom       ____ regular        ___ Ruim
Por quê? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenhe ou Fotografe o Bem Cultural:

Referências Documentais / Entrevistas:
(Que documentos você usou para fazer a pesquisa?
Quem você entrevistou? Nome completo e a data em que fez a entrevista)
Fotógrafo desenhista:                                                                            Data:
Levantamento:                                                                                      Data:
Elaboração:                                                                                          Data:
Revisão:                                                                                              Data:

COISAS QUE IMPORTAM
Essas coisas que são meus bens individuais e coletivos me importam por que falam de mim e dos meus.
Não são eternas assim como eu também não o sou. Mas, se eu cuidar, conservar, preservar, divulgar poderão continuar transmitindo conhecimento quando eu não mais estiver.
Quem conhece, cuida! A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio.


 - TOMBAMENTO O QUE É?

É um instrumento jurídico utilizado para proteger um bem cultural MATERIAL.
Quando uma casa, ou uma imagem, documento ou praça é tombado, não pode ser destruído nem ser descaracterizado.
As intervenções deverão ser autorizadas pelo órgão que tombou o bem cultural.

O tombamento não toma o bem cultural. Você pode vender, alugar, emprestar... 

O que não pode é destruir, porque agora a sua casa é importante para toda a cidade. Para toda a comunidade.

O DECRETO-LEI FEDERAL N.º 25,
                   DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937 É QUE...
Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, instituindo o TOMBAMENTO com instrumento jurídico principal para atuação do poder público.


Em nível federal, existe o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que protege aqueles bens culturais que são importantes para o país.

NO ESTADO DE MINAS GERAIS O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO É O IEPHA.

 Criado em 1971, o IEPHA /MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico tem, para o Estado de Minas Gerais, competência e atribuições iguais ou complementares às do IPHAN.
O IEPHA TOMBOU MUITOS BENS CULTURAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS.


A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 AMPLIOU O CONCEITO DE PATRIMÔNIO CULTURAL


 – E O PATRIMÔNIO IMATERIAL O QUE É?
O patrimônio imaterial ou intangível é aquele que não podemos pegar.
Ou seja: uma festa e celebração, modo de fazer e de ser de um povo.


O DECRETO FEDERAL N.º 3.551/2000 INSTITUIU A PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO IMATERIAL ATRAVÉS DO REGISTRO DE BENS CULTURAIS DE NATUREZA IMATERIAL


 -A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO MUNICÍPIO. QUEM FAZ?

O MUNICÍPIO PRECISA CRIAR A PROTEÇÃO LOCAL E O SEU CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.

Este Conselho é constituído para atuar na identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural de um município.
 É formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, orientados pela perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Define as ações visando a proteção dos bens culturais. Tomba e registra bens culturais do município.

QUEM FAZ OS TRABALHOS TÉCNICOS?
É NECESSÁRIO QUE O MUNICÍPIO TENHA UMA EQUIPE PARA FAZER OS TRABALHOS.



 






Departamento do Patrimônio Cultural ou órgão afim:

Circunscrição administrativa ou repartição pública com equipe necessária para a execução da política de preservação do patrimônio cultural.

A equipe deste departamento é que elabora estudos e pesquisas visando a preservação e restauração dos bens culturais do município.


A restauração de um bem cultural material não muda nada, mantém as mesmas características deste.
São intervenções técnicas que visam revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. Essa ações respeitam as características originais do bem e são realizadas por especialistas.


UMA ESTÓRIA
A Cidade do Primo Mauro
Autor: Carlos Henrique Rangel
O ônibus parou na rodoviária da pequena cidade e Paulo desceu meio sonolento. Olhou ao redor e prosseguiu em linha reta em direção à rua que parecia ser a principal. Logo na primeira esquina encontrou um grupo de pessoas que observava alguns homens trabalhando e resolveu se informar.
-    Por favor, poderia me dar uma informação? – perguntou a um rapaz que estava mais próximo.
-          Claro, o que você deseja saber?
-          Estou procurando a Rua das Flores.
-          É a minha rua. Quem você está procurando? Conheço todo mundo que mora lá. – disse o rapaz.
-          Procuro Mauro Junqueira, meu primo.
-          Que coincidência, o Maurinho é meu vizinho. Levo você lá, mas espera só um instante, deixa eu ver eles colocarem aquela janela.
-          O que está acontecendo? Estão demolindo esta casa velha? – perguntou Paulo.
-          Estão restaurando.
-          Está muito ruinzinha, não seria mais fácil deixar cair?
-          Não, esta casa é muito importante para nós.
-          É muito velha, neste terreno poderiam construir um prédio que seria muito mais bonito e importante...
-          Esta casa faz parte da nossa cultura.
-          Cultura?
-          É, foi construída pelo fundador da cidade e está cheia de histórias. Nós não conseguimos imaginar a Rua Principal sem ela. É parte da nossa identidade... Nossa memória.
-          Tudo bem, mas vocês vão colocar umas portas e janelas modernas, né?
-          A obra não é uma reforma. É uma restauração.
-          Não vejo a diferença...
-          A restauração não muda nada, mantém as mesmas características da construção, até mesmo as janelas e portas.
-          Interessante... Mas, e depois de concluída, o que vai ser?
-          Vai ser a sede do Bispado.
-          Pensei que ia ser um centro cultural.
-          Nós já temos um centro cultural que ocupa um outro casarão histórico.
-          É, eu já notei que a sua cidade é cheia de casas antigas.
-          Tentamos preservar nossa história e as casas construídas pelos nossas bisavós e seus avós. Assim conservamos nossas raízes, nosso elo com o passado, nossa origem, nossa identidade coletiva, ou seja, o que nos diferencia das outras cidades.
-          Mas desse jeito como fica o progresso?
-          Preservar o nosso patrimônio não impede o progresso. Os dois convivem até muito bem.
-          Patrimônio?
-          É, patrimônio cultural é a nossa herança deixada pelos antepassados, as festas tradicionais, o nosso modo de falar e agir, os monumentos, as imagens, os acervos arquivísticos, as construções antigas como os casarões e as igrejas e até mesmo as construções mais recentes que têm importância pelo estilo e beleza.
-          Interessante, mas o progresso...
-          É, eu estava lhe dizendo: nesses casarões do nosso passado, moram famílias que possuem televisão, vídeo e até computadores. É claro que todas possuem banheiros modernos.
-          Assim é diferente. Eu pensei que toda casa antiga era como um museu.
-          Não são. Elas podem ter várias utilidades: moradia, clubes, associações... Contanto que não sejam alteradas. O nosso centro histórico é todo tombado e nem por isto deixou de ter vida.
-          Tombado?
-          É, o tombamento é um instrumento legal usado para proteger um bem cultural. Quando uma casa, uma imagem, documento ou praça é tombado, não pode ser destruído ou mesmo ser modificado sem autorização.
-          Qualquer bem cultural pode ser tombado?
-          Infelizmente não... Somente os bens culturais tangíveis ou materiais como as casas, praças, imagens, documentos é que podem ser protegidos pelo instituto do tombamento. Mas os bens intangíveis ou imateriais podem ser preservados através de incentivos e registros.
-          É?  Mas quem decide isto?
-          Ah, existe o órgão federal, o IPHAN, que protege aqueles bens culturais que são importantes para o país. No Estado, existe o IEPHA, que preserva os bens que são importantes para todo o Estado de Minas Gerais e, nos municípios, existem os conselhos municipais do patrimônio cultural que tombam os bens de importância local. O nosso centro histórico é tombado por decisão do Conselho Municipal que é formado por representantes de associações, escolas, prefeitura, câmara, igreja etc.
-          Esse conselho decide tudo sozinho?
-          Não, a equipe do Departamento de Patrimônio Cultural da prefeitura faz um estudo para justificar a importância do bem cultural, chamado “dossiê de tombamento”, que é encaminhado ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural para ser analisado.
-          Departamento de Patrimônio Cultural?
-          É... Aqui em nossa cidade existe um departamento que faz estudos sobre os bens culturais. Em outras cidades existem chefias de cultura ou coordenações de patrimônio, mas têm a mesma função. A equipe técnica, normalmente formada por historiadores, arquitetos e restauradores, elabora o dossiê com todas as informações sobre o bem cultural que vai ser tombado e encaminha ao conselho.
-          Interessante...
-          O conselho, depois que analisa o dossiê e decide pelo tombamento, encaminha uma notificação ao proprietário, que tem 15 dias para se manifestar contra ou a favor. Vencido o prazo, o prefeito publica a decisão através de decreto no jornal da cidade.
-          Eu não concordaria...
-          Se não concordar, tem que justificar. Aí o conselho, em uma nova reunião, decide pela manutenção do tombamento ou não, dependendo do estudo da documentação do proprietário.
-          Se fosse minha casa eu não ia concordar... Vê lá se vou concordar em ficar sem minha casa...
-          Mas você não fica sem a casa. Ela continua sendo sua.
-          Mas não posso mexer nela...
-          Você não pode é destruir ou reformar sem a análise e autorização do conselho...
-          Nem vender ou alugar...
-          Pode sim, pode vender e alugar.
-          Assim é bem melhor... Mas manter uma casa dessa é muito caro, não é?
-          É, mas a prefeitura dá isenção de imposto predial e fornece técnicos para ajudar nas obras de restauração. Em nossa cidade, as empresas ajudam porque também fazem parte da comunidade e a comunidade é a principal responsável por este patrimônio.
-          Interessante... Mas, vem cá, como é que o Departamento de Patrimônio Cultural e o conselho decidem o que é importante preservar?
-          Primeiro é preciso conhecer, não é? A equipe técnica do Departamento de Patrimônio Cultural faz um inventário de tudo que é importante no município com a ajuda da comunidade. Levanta informações sobre os casarões, sobrados, fazendas, igrejas, imagens sacras, festas, arquivos, sítios naturais, sítios arqueológicos e espeleológicos... Essas informações são postas em fichas com fotos. Depois de analisadas e discutidas com a comunidade, os bens são selecionados para serem protegidos através do tombamento.
-          É muito trabalho... Mas me diga uma coisa, só o tombamento não resolve, não é?
-          É... Você tem razão, só o tombamento não resolve. O inventário auxilia na elaboração do Plano Diretor e na elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que é constituída de um conjunto de leis e diretrizes para normatizar uma política de desenvolvimento urbano, garantindo assim um crescimento mais ordenado da cidade, o bem-estar da comunidade e, é claro, preservando o patrimônio.
-          Nossa! Esse tal de inventário acaba sendo um registro muito importante...
-          É sim. Mas também é importante a participação de todos na preservação, no cuidado constante. A substituição de uma telha quebrada resolve problemas futuros que ficariam muito mais caros. Discutir a preservação do patrimônio nas escolas é outra solução porque assim estamos formando novas gerações com outra visão sobre a sua cidade e seu passado.
-          Eu gostei disto... E tem as empresas, não é?
-          Como eu disse, as empresas podem ajudar muito. Existem as leis de incentivos federal, estadual e municipal que diminuem os impostos das empresas que investem na restauração do patrimônio cultural.
-          Que legal...
-          As prefeituras também podem ajudar porque a Lei n.º 18.030/09 repassa mais recursos do ICMS.
-          Não entendi...
-          Existe uma lei estadual, a n.º 18.030/09, que define critérios para o repasse de recursos do ICMS para os municípios. Um dos critérios é a proteção do patrimônio cultural. O município que investe na preservação do seu acervo cultural recebe mais dinheiro. Quanto mais investe, mais recebe.
-          Quer dizer que é vantagem para todo mundo?
-          Para todo mundo. A preservação da memória, dos marcos do nosso passado, das nossas raízes que nos fazem ser o que somos, nos enche de orgulho, prazer e de dignidade.
-          Olha... Como é mesmo o seu nome?
-          João.
-          Prazer... O meu é Paulo... A gente conversou sobre tanta coisa e nem tínhamos nos apresentado...
-          É...
-          Olha, é muito legal tudo isso, tenho que saber mais sobre este assunto.
-          No Departamento de Patrimônio Cultural o pessoal vai lhe passar mais informações.
-          Vou procurá–lo depois.   
-          Sabe, Paulo, a coisa é lenta, mas vale a pena. Hoje somos um povo muito mais feliz. A qualidade de vida de nossa cidade é muito boa.
-          A sua cidade é muito bonita. Muito legal o que vocês estão fazendo. Quando voltar para minha terra, vou discutir isso com os meus colegas de escola.
-          Bem, agora vou te levar para a casa do Maurinho.
FIM
EXERCÍCIOS:
1 - Dê alguns exemplos de bens culturais do povo mineiro.
2 - O que uma comunidade pode fazer para proteger o seu patrimônio cultural?
3 - Quais os critérios básicos que definem a importância de um bem cultural?
4 - Defina Inventário de Proteção ao Patrimônio Cultural. Qual a sua importância?
5 - De que maneira o empresariado pode atuar na preservação e quais as vantagens que pode obter?
6 - Quais os bens culturais que podem ser protegidos pelo instituto do tombamento? Por quê?
7 - Qual o papel do Departamento de Patrimônio Cultural?
8 - Quem pode solicitar o tombamento de um bem cultural?
9 - Como se inicia um processo de tombamento?
10 - Quem pode impugnar o tombamento e como isto pode ser feito?
11 - Quais as vantagens do tombamento para a comunidade?
12 - Paulo pensou que estavam reformando o casarão. Diferencie reforma e restauração.
13 - Como preservar as manifestações folclóricas de uma comunidade?
14 - O que pode ser feito para preservar um bem cultural que se encontra abandonado e em franco processo de arruinamento?
15 - Procure em sua casa objetos que você considera patrimônio de sua família para a montagem de uma exposição na sala de aula.
16 - Faça uma pesquisa ilustrada com fotografias sobre um bem cultural justificando a sua importância para a sua cidade.
17 - Defina: IPHAN - IEPHA - TOMBAMENTO - CULTURA - PATRIMÔNIO CULTURAL
 
I - ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
(Trabalho em grupo em sala de aula. Logo após, deve ser debatido)
Nome dos Alunos: ____________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUAIS AS QUALIDADES QUE UM BEM TEM QUE TER PARA SER RECONHECIDO COM PATRIMÔNIO CULTURAL DE SEU MUNICÍPIO?
Numere por ordem de importância
___ Valor Histórico
Por quê? _________________________________________________________

___ é público.
Por quê? _________________________________________________________
___ Valor Artístico.
Por quê? __________________________________________________________
___ Ser importante para você.
Por quê___________________________________________________________
___ Importante para a rua.
Por quê?__________________________________________________________
___Importante para a família.
Por quê?_________________________________________________________
___Valor arquitetônico.
Por quê__________________________________________________________
___ Está correndo risco.
Por quê?__________________________________________________________
___ Tem uso.
Por quê?__________________________________________________________
___ Não tem uso;
Por quê? _________________________________________________________
___ Tem valor sentimental.
Por quê?__________________________________________________________
___ É bonito.
Por quê?__________________________________________________________
___ Tem valor econômico.
Por quê?___________________________________________________________



 - Elaboração de um dossiê sobre um bem cultural (trabalho em grupo)
Matéria: HISTÓRIA
Descrição: Pesquisar sobre um bem cultural considerado mais importante: sua história e descrição, fotografias, e justificar sua importância para a cidade. Propor soluções para que seja valorizado, revitalizado e integrado à comunidade. (Deve ser apresentado em sala de aula).
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

 - Cotidiano da Escola (trabalho em grupo, apresentação em sala de aula)
Matéria: HISTÓRIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Descrição: Seguindo um questionário, realizar pesquisa em grupos visando ao reconhecimento do cotidiano da Escola.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
QUESTIONÁRIO:
1 - Quando e quem construiu o prédio da escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Para que foi construído o prédio?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Qual o seu estilo arquitetônico? Qual o período em que predominou?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Quais as diferenças entre este estilo e o estilo barroco.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Quando o prédio foi transformado em escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6 - Quem foi o primeiro diretor?______________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Procure saber quais as pessoas importantes ou famosas que estudaram na escola.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Escolha uma delas para falar de sua vida, sua profissão e sua importância para a nossa história.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Quem é o atual diretor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 - Há quanto tempo trabalha com ensino e há quantos anos está na direção da escola?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – A Escola é protegida? Se sim, quando a escola foi tombada e por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 - O que é o tombamento e quais suas conseqüências para a escola?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 - O prédio está passando por uma restauração? Você sabe o que isto significa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
14 – Se está passando por restauração, elabore um questionário de perguntas e entreviste o arquiteto responsável pela obra. Não se esqueça de perguntar o seu nome completo.
______________________________________________________________________
15 - Qual a importância da escola em sua vida?
______________________________________________________________________
16 - Quais os problemas que apresenta e quais as soluções para resolvê-los?
______________________________________________________________________
17 - Faça um cartaz como o desenho do prédio, identificando os seus cômodos e seus problemas.
18 - Faça um mapa em uma cartolina do quarteirão onde a escola se situa identificando os prédios e casas.
Fotografe ou desenhe as casas ou prédios mais significativos do quarteirão, identificando o seu nome, endereço, época em que foi construído e estado de conservação, para serem apresentados em um cartaz. Identifique os principais problemas do quarteirão.
Obs.: os trabalhos serão expostos na escola na semana do Patrimônio Cultural.

- Montagem de Júri Simulado
Matéria: HISTÓRIA e GEOGRAFIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Descrição: Depois de escolher um bem cultural com problemas, os quais tenham sido identificados na visita guiada, para ser o objeto de discussão:
Escolher quatro alunos para interpretarem os papéis de dois irmãos FAVORÁVEIS à preservação do bem e dois CONTRÁRIOS à preservação do bem.
 Escolher um grupo de alunos que fará o papel do Corpo de Jurados.
 - Elaborar um concurso referente à eleição do bem cultural símbolo da cidade Matéria: HISTÓRIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Descrição: Fazer uma lista com pelo menos quatro bens culturais mais expressivos da cidade e montar equipes de alunos para a promoção e defesa de cada bem, fazendo campanha da forma mais criativa possível.
A comunidade escolar votará no bem cultural depositando o seu voto em urna em dia definido pelo professor.

O RESULTADO DO CONCURSO SERÁ DIVULGADO NA SEMANA DO PATRIMÔNIO EM CONJUNTO COM OUTRAS ATIVIDADES.
 - Montagem de uma cartilha
Matéria: HISTÓRIA, PORTUGUÊS e ARTES
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Descrição: Familiarizados com os conceitos e toda a problemática relacionada com o patrimônio cultural da cidade, os alunos poderão criar cartilhas do patrimônio cultural ilustradas. Os professores de português, história e de artes  devem trabalhar juntos no desenvolvimento desta tarefa.
O RESULTADO DEVE SER EXPOSTO NA SEMANA DO PATRIMÔNIO.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário