PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quinta-feira, 25 de abril de 2019

A quem interessa a preservação do Patrimônio Cultural?

A quem interessa a preservação do Patrimônio Cultural?
Aos órgãos  de preservação ou às populações que vivenciam o bem?


Clara e óbvia deveria ser esta resposta: são as comunidades que utilizam, vivenciam e detém os bens, as principais interessadas.
Na prática, sabemos que não é bem assim. Interesses de classes e de visões políticas e até preconceituosas intervém e ditam as regras do que e o que tombar ou registrar.

Mas essas instituições e seus técnicos (donos da verdade), esquecem que, se não houver envolvimento dos principais interessados nada se preserva. Temos colegas que morrem de medo de comunidades... De gente. 
E preferem realizar os trabalhos à revelia das populações. 
Esquecem ou nunca souberam que, são elas as principais guardiães do patrimônio cultural.

O técnico detém conhecimento e técnica para tratar de intervenções e restauro e mesmo pesquisar, historiar e registrar o que ocorre com o bem, mas em nenhum momento pode deixar de dialogar e se relacionar com a comunidade, ouvindo, explicando, informando o que é preciso fazer e porque fazer. 

O que não pode é se isolar e excluir a comunidade das questões relacionadas com o bem cultural. 
Quem vive o bem precisa ser informado das diretrizes de intervenção no bem e seu entorno e, claro, participar da sua elaboração. 
Nada em relação a um bem cultural deve ser decidido sem a participação e colaboração da comunidade envolvida.(Proteus).


FALAS 

Que seja de ouro e pedras preciosas...
Que seja obra prima de mestre inigualável...
Se não me disser nada,
Sinto muito...
Nada será aos meus olhos,
Aos meus ouvidos...
Aos meus sentidos.
Só o que conheço posso entender...
Só o que entendo posso respeitar...
Se não sei de você,
Se não me fala um nada,
Que  importa a mim?
Diga-me o meu mundo
E te farei meu.
Fala a mim...
Fala de mim...
Assim me será caro
Por que serei
Se for para mim. (Proteus).

2 comentários:

  1. Oi Carlinhos!!! Quanta saudade de todo aprendizado que você oferecia e todo seu trabalho no IEPHA! Nunca aprendi tanto, nunca conheci alguém tão engajado na área, com tamanha atenção para as pequenas cidades. Grande abraço!!

    ResponderExcluir