PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

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quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

PATRIMÔNIO CULTURAL - CONCEITOS

“Desta forma, como referência ao Patrimônio podemos atribuir o que sugere Bourdieu com relação à cultura, onde este sugere existir apenas um Patrimônio – o Cultural – do qual se apropriam de forma diferente todas as possibilidades de definições de cultura.

(...)  a ideia de Patrimônio Cultural, quando envolve todos os aspectos da atividade humana, conduz a uma revalorização do natural, do meio-ambiente como algo relacionado ao homem e manipulado por ele. O homem em iteração com a natureza, domina suas espécies, o meio geográfico e o ambiente. Controla, consciente ou inconscientemente, o  habitat onde desenvolve sua vida potencializando umas espécies em detrimento de outras.
Nesse sentido, o meio-ambiente está intimamente relacionado com o cultural e portanto com as produções do homem (apud AGUIRRE, 1997, P.205).

O conceito de Patrimônio Cultural, então, envolve o feito humano atrelado a um contexto, uma vez que todo o espaço ocupado pelo homem está demarcado e oferece testemunho de sua ação em busca de sua sobrevivência e bem-estar.
Assim, o espaço natural está impresso pelo resultado desta ação humana, o que nos leva a inferir que tudo que representa esta impressão, seja no âmbito material ou simbólico (imaterial), representa uma interferência humana que significa cultura, que, por sua vez é Patrimônio Cultural.
O Patrimônio, nesta possibilidade, não é algo sem importância, fruto de convenções sociais e posto em normas. É dinâmico e abre possibilidades para o aprofundamento nos contextos social, histórico, econômico que envolvem o lugar e sua gente.” (Grifo nosso).


(José Clerton de Oliveira Martins, PATRIMÔNIO CULTURAL: SUJEITO, MEMÓRIA E SENTIDO PARA O LUGAR pag.s 52, 53. Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial/ Organização Adson Rodrigo S. Pinheiro. – Fortaleza: Iphan, 2015).


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