PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CARAÇA - REGISTRO DE TERRAS E FOTOS


SANTUÁRIO DO CARAÇA

Em 20 de abril de 1856 - a Congregação informava suas posses na Serra do Caraça no Registro de Terras Públicas TP n.º 156, pág. 46.

 "Copia do ex.plar que appresetou os Padres da Congregação da Missão, das terras que possuem, são as seguintes.Os Padres da Congregação da Missão possuem na Serra do Caraça uma porção de terras, que se divide porum lado com terras de José Bento, Joam Pio, herdeiro do fallecido Manoel Gomes, e outros, por outro com terras de Manoel de Magalhães por outro com terras do senhor Padre Luiz Antônio e outros, por outro com terras do Capitão Manoel Pedro Cotta, e José Pereira, por outro servia de divisa a Serra. Compoem-se pela maior parte de terras emcapazes de cultura, alguns capões de matto, e campos de criar. Tudo terá de comprimento duas emeia de treis léguas, e na sua maior largura terá huma légua. Caraça dezanove de abril de mil oitocentos e cincoenta e seis. O Padre Miguel Maria Sepolis o Superior. Eu o Escrivão que este escrevi, Vicente de Paulo Augusto de Figueiredo.
Aplesentado e registrado no livro competente (...), e no dia vinte de abril de mil e oitocentos e cincoenta e seis. Catas Altas."


 Fonte: Arquivo Público Mineiro. Fundo Repartição Especial das Terras Públicas. Catas Altas, Nossa Senhora da Conceição (Mato Dentro), TP – 1 – 048, 1855-1856. Registro n.º156, p.46).


Caraça 1805 - Fonte: Santuário do Caraça

Caraça 1818 - Martius Pinxit - Fonte: Santuário do Caraça

Caraça 1870 - Fonte: Santuário do Caraça

Caraça 1890 - Fonte: Santuário do Caraça.

Serra do Caraça - 1900 (Data Provável). Fonte: Arquivo Público Mineiro.


Serra do Caraça 1900 (Data Provável) - Fonte: Arquivo Público Mineiro.




Serra do Caraça 1948 - Fonte: Arquivo Público Mineiro.


Serra do Caraça vista de Santa Bárbara - Sem data - Fonte: Arquivo Público Mineiro


Serra do Caraça 1954 - Fonte: Arquivo Público Mineiro.



2 comentários: