PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

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terça-feira, 6 de novembro de 2018

PATRIMÔNIO CULTURAL - PALESTRA EM ITANHANDU

PALESTRA EM ITANHANDU 
NO DIA 09 DE OUTUBRO DE 2018


MUITO AGRADECIDO AOS PARTICIPANTES DA PALESTRA 

“A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

- ALGUNS CONCEITOS E DIRETRIZES - ”







PROPOSTA PARA PALESTRA:

PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO - ALGUNS CONCEITOS

PALESTRANTE:

Carlos Henrique Rangel - Historiador – Agente Cultural.

CLIENTELA – ALVO:

Agentes culturais, educadores e equipe técnica dos municípios,

A – OBJETIVOS DA PALESTRA:

A palestra tem como objetivo introduzir os conceitos básicos sobre cultura, passado, memória, identidade, bens culturais, tombamento, inventário e a importância e necessidade da promoção da proteção do Patrimônio Cultural no país, Estado e municípios.

Contribuir para o desenvolvimento da consciência preservacionista visando o fortalecimento da identidade cultural.

Promover os conceitos e incentivar o desenvolvimento de ações para a valorização do patrimônio e sua preservação.


B - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Uma palestra com utilização de projetor de slides – Data-show.

C - CONTEÚDO A SER TRABALHADO NA PALESTRA:

Conceitos: Memória, Identidade, Cultura, bem cultural, patrimônio cultural, preservação, conservação, restauração, intervenção, inventário, tombamento, Registro do Patrimônio Imaterial. Evolução da proteção do patrimônio cultural no país e no estado de Minas Gerais: IPHAN E IEPHA/MG, educação Patrimonial.

MATERIAIS / EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A APRESENTAÇÃO:
Projetor de slides- Data-Show, computador, tela de projeção.

CRONOGRAMA:  Duas horas


PROPOSTA DE CURSO 

DIRETRIZES PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE  EDUCAÇÃO PATRIMONIAL


COORDENADOR/PROFESSOR:

Carlos Henrique Rangel  - Historiador 

CLIENTELA – ALVO:
Agentes culturais, educadores e Equipe técnica dos municípios,

A - JUSTIFICATIVA:

Atualmente existem mais de setecentos Conselhos Municipais de Patrimônio Cultural. Este número tende a crescer de ano para ano, assim como a criação de departamentos de Patrimônio, braço técnico destes conselhos, que vêm atuando na preservação do patrimônio cultural em nível municipal. 
No momento em que o Estado de Minas Gerais vem se despontando como pioneiro na preservação de seu Patrimônio Cultural através da Lei n. º 18.030/09 (que repassa recursos do ICMS para os municípios que investem em cultura) torna-se de crucial importância a divulgação e sensibilização das comunidades sobre os seus valores culturais, envolvendo-as no processo de preservação e manutenção do acervo.

B - OBJETIVOS:
Introduzir os conceitos básicos sobre cultura, memória, identidade, bens culturais, Patrimônio Cultural, tombamento, inventário e a importância e necessidade da promoção da proteção do Patrimônio Cultural no país, Estado e municípios.
Contribuir para o desenvolvimento da consciência preservacionista no visando o fortalecimento da identidade cultural.
Dar suporte na promoção de ações junto à comunidade para que absorvam os conceitos e conheçam a realidade local com relação ao Patrimônio Cultural e possam desenvolver coletivamente ações para sua valorização e preservação.

C - CONTEÚDO A SER TRABALHADO NO CURSO:

ESTRUTURA DO CURSO
  1. Conceitos importantes: Cultura, Memória, lembrança e Identidade, Memória e passado, bem cultural, Patrimônio Cultural.
  2. Evolução da Proteção do Patrimônio Cultural – Origens e trajetória.
  3. A evolução da proteção do Patrimônio Cultural:
  A - No Brasil – A criação do IPHAN e sua trajetória.
  B – Em Minas Gerais - A criação do IEPHA e sua trajetória.
  1.  A evolução do Conceito de Proteção: Tombamento; Inventários; Patrimônio Imaterial, Planos Diretores e leis de uso e ocupação do solo.
  2. Patrimônio Cultural Regional – A descentralização da Proteção do Patrimônio Cultural. ICMS Patrimônio Cultural.
  3. Inventário de Proteção do Acervo Cultural, Processos de Tombamento e de Registro
  4. Educação Patrimonial. A comunidade responsável pelo seu Patrimônio Cultural: Conceito, metodologia e proposta de atividades.
D - CARGA HORÁRIA COMPLETA: 06 horas/aula.
Instrutores: Um instrutor
Materiais / Equipamentos Necessários:
Data show, computador.

Número de alunos: 50 alunos por curso.

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