PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

terça-feira, 6 de novembro de 2018

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - CONCEITOS



CONCEITOS





CONCEITOS
Autor: Carlos Henrique Rangel


Cultura... Cultura...Cultura...

Cultura do macaco existe? Não existe.

Cultura do Cavalo existe?  Não existe.

Cultura...Do café... O que é?
Cultura da banana...O que é?

Ato de cultivar?  Modo de cultivar?

Cultura de homem... Essa existe?

Essa existe.
Cultura, conjunto.
Conjunto de coisas... De coisas de homens.

De coisas valorizadas por homens.
.
O que fez... O que faz... O que vai fazer...

Cultura... Coisa de muitos homens.
Construídas por homens.
Admiradas por homens.
Usadas... Trabalhadas... Manuseadas por homens.
Modos, modas, gestos, falas, danças, festas, comidas, roupas.
Moradas de Deus e de homens.
Ufa!
Ah... Esses bens... Bens que quero Bem...
Cultura e bens...Bens Culturais...
Que me fazem bem.
Que me fazem viver bem... No lugar que quero bem.
Em casa, na rua, no bairro, na cidade, no campo, na pátria.
Pátria...bens... Para nós...
Patrimônio... Patrimônios... Cultura.
Patrimônios Culturais que quero bem.
Que preservo bem para viver bem.
Na rua, no campo, na fazenda.
Ou numa casinha de... Pau-a-pique ou de adobe ou de tijolos.
Fazendo festas, contando casos, cantando, pegando, construindo,
Amando...
Amando a mim e aos outros.

Isto me faz lembrar
Que os bens,
os patrimônios culturais, me lembram de mim e dos meus.
Do que aconteceu e do que foi.
Construção de homens do passado e do presente.
E me identificam.
Identificar... O que sou?

Sou único e tenho identidade...
Sou um pouco de meu pai e de minha mãe.
Um pouco de meus avós e de muitos mais.
Sou parte da terra onde nasci e vivi e de tudo que aprendi.
Sou parte do povo que também tem identidade própria.
Cultura própria...
Bens próprios. Patrimônios próprios.
Minha memória me identifica.
Os bens me identificam.
Os bens culturais me identificam e a minha cidade.
E minha comunidade.
Memória, identidade, cultura, bens culturais, patrimônios culturais.
Minha terra tem palmeiras e buritis e matas e igrejas e praças.
Minha terra tem cantos e congados. Tem reinado, tem artesanato.
Minha terra importa!
Minha terra é única e é importante.
E tudo isto também me faz importante.
Eu SOU!
Mas você também é.

 



I - QUESTIONÁRIO

 Conceitos (a serem trabalhados dentro de sala de aula pelos professores)

Matérias: HISTÓRIA e GEOGRAFIA

Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.



1 -Você sabe o que é um bem?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Como as coisas se tornam um bem?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

3 - Quais são os seus bens?

______________________________________________________________________

Por que são importantes?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Quem é que atribuiu essa importância? Por quê?

______________________________________________________________________

5 - E os bens de sua família? Por que eles são importantes? Quem atribuiu essa importância?

______________________________________________________________________



6 - Quais são os objetos mais antigos da sua família?

______________________________________________________________________

7 - Quando foram comprados ou produzidos?

______________________________________________________________________

8 - A quem pertenceram e a quem pertencem atualmente?

______________________________________________________________________

9 - Serviam ou servem para quê?

______________________________________________________________________

10 - Você sabe o que é cultura?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 - O que seria um bem cultural?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

12 - Porque eles são importantes? Quem atribuiu essa importância?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________

13 – Para você, quais são os bens culturais mais importantes na sua cidade? Por quê?

______________________________________________________________________

14 - Estes bens culturais estão protegidos? Como?

______________________________________________________________________

15 - Defina: bem móvel, bem imóvel, bem imaterial, tombamento, registro do imaterial.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário