PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

terça-feira, 23 de outubro de 2018

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - ENTENDENDO O OUTRO


TRABALHO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

TEXTO BASE:

ENTENDENDO O OUTRO


Vivendo em grupo por necessidade e sobrevivência, o ser humano cedo necessitou de símbolos e códigos para se fazer entender e compreender o seu mundo e os seus iguais. Essa necessidade do outro e a convivência com este, só foi possível através de um consenso coletivo para se entenderem em relação a tudo. Desde as pequenas coisas como a nominação de um objeto, às regras de convivência. 

Se esse consenso se deu através de lideres carismáticos ou autoritários ou mesmo de forma democrática, essa não é a questão. O fato é que, o consenso existiu para que fosse possíveis a convivência em grupo e a adaptação a um espaço determinado. 

A identidade desse grupo será definida pelo consenso. Pela crença em valores assimilados por todos ou pelo menos a maioria dos membros do grupo. Os que não aceitam as regras do grupo são excluídos e se tornam os “outros”. 

Também esses, denominados “outros” são necessários para a formação da identidade do grupo e a consolidação de suas crenças, costumes e ideais. A identidade de um ser ou de um grupo é definida pela contraposição à identidade de outro. O outro indivíduo, grupo, comunidade ou nação será sempre a referência até mesmo para o fortalecimento da identidade.

Ao mesmo tempo, uma comunidade por mais homogênea que seja sempre terá grupos discordantes – “os outros” que também possuem identidade própria, cultura própria, mesmo que identificados de uma forma geral com o grupo dominante. 

Essa minoria dentro de uma comunidade maior ainda assim é parte desta e merecem respeito quanto a sua memória, identidade e suas produções culturais. 

O outro que me acompanha e que produz cultura comigo, o que permite a diversidade cultural merece ser reconhecido, respeitado e valorizado como parte do grupo maior.

Numa sociedade consensual a diversidade deve ser o consenso para que a o grupo se renove culturalmente e sobreviva com a autoestima valorizada e fortalecida.

Esse outro, também ele é parte do grupo e mesmo o outro culturalmente diferente, aquele de outro grupo/nação, também esse merece respeito.

Ser diferente não é ser pior ou melhor. 

É apenas diferente.

Outra forma de ser e de se relacionar com o mundo e seus lugares.
O outro é o meu céu e meu inferno.

É o meu contraponto.
O outro sou eu diferente.

                                                         Carlos Henrique Rangel



TRABALHO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL:



Partindo do princípio de que o outro somos nós diferentes, vamos tentar entender o que o Congado.

Mas para entender o Congado e os outros que o vivenciam e festejam temos que entender inicialmente, quem somos.

Esse planeta em que vivemos é formado de coisas e seres.
Estamos aqui e sabemos que fazemos parte da humanidade.
Eu, que sou parte da humanidade tenho consciência de quem sou.
Serei o único ser que sabe de si?
Eu sei que sou único e diferente dos outros seres do mundo e dos outros humanos.
E essa diferença me identifica.

A nossa identidade é construída todos os dias e, no entanto, antes que fossemos ela já existia. 

O embrião de parte do que sou já existia em meus antepassados.
Essa construção diária do que sou sofre influências também do meio onde vivo.

O que sou está no passado, no presente e nos espaços que me rodeiam.
Sou influenciado pelos lugares, sua fauna e flora e pelos outros seres humanos.
O que sou eu aprendi e construí com os meus e guardo em minha memória e em lugares da memória.

EXERCÍCIO 1:


 Conceitos (a serem trabalhados dentro de sala de aula pelos professores)
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.

1 – Quem é você?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Por que tem esse nome? O que ele significa?  De onde veio?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Quem te deu o nome e por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Quem são seus pais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Onde nasceram? Quando nasceram?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Onde estudaram?
_____________________________________________________________________
7 – Qual a profissão de seus pais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Quem são seus avós maternos e paternos? Qual a idade deles?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 - Qual a profissão de seus avós?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Quantos tios têm seus pais? Identifique seus nomes e idades.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 – Quantos irmãos têm seus pais? Identifique seus nomes e idades.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 – Como seus pais se conheceram?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13 – Onde moraram depois que se casaram?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
14 – Onde você nasceu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
17 – Quantos irmãos você tem? Informe o nome e a idade deles.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
19 – Onde você mora? Há quanto tempo mora no local?
______________________________________________________________________
20 – Quantas pessoas moram na casa e quem são?
______________________________________________________________________

EXERCÍCIO 2


OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

2 – Faça uma pesquisa sobre a cidade ou bairro onde seus pais nasceram.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

3 – Recolha junto a sua família, fotos e objetos antigos que pertencem a sua família.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
4 – Fazer uma linha do tempo desde o seu nascimento até o hoje, localizando acontecimentos importantes da sua vida, da sua cidade, do país e do mundo.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL



EXERCÍCIO 3:

Conceitos (a serem trabalhados dentro de sala de aula pelos professores)
Matérias: HISTÓRIA e GEOGRAFIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.

1 – O que é lembrança?
_______________________________________________________________
2 – Por que lembramos?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
3 – Qual a sua mais antiga lembrança? O que aconteceu? Quando aconteceu?
 Por que você lembra?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Você lembra de tudo que aconteceu com você? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Como você faz para lembrar?
______________________________________________________________________________________________________________________________

7 – Existem lembranças que são coletivas. Dê um exemplo de uma lembrança de sua família que não é só sua.______________________________________________________________________________________________________________________________
8 – CAÍXAS DE MEMÓRIA
- Arrume uma caixa de papelão e deposite nela os objetos que são importantes para você. Em sala de aula você explicará por que eles são importantes. - Faça uma outra caixa com objetos pessoais da sua família que se relacionam com fatos e acontecimentos.
- Agora, em grupo, vamos fazer uma caixa da memória do nosso bairro.




Então nos conhecemos um pouco.
Vamos nos conhecer um pouco mais...
E aos outros.


EXERCÍCIO 4:


Você já se encontrou em algum lugar?

Uma pessoa igual a você? Igual mesmo?

Filho dos mesmos pais, nascido no mesmo dia, mesma hora, e lugar?

Não. Não estou falando de irmão gêmeo porque nem os irmãos gêmeos são totalmente iguais.

Estou falando de alguém igual mesmo.   SIM OU NÃO?




   



Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pois é.

Seu pai pode te pagar uma viagem ao redor do mundo para que você se procure e te garanto que você não vai encontrar essa pessoa igual a você.

Sabe por quê?

Ela não existe.

Todos somos diferentes.

Se somos todos diferentes, qual a razão para ignorarmos os outros?

Para pensar que somos melhores?

Que gostar de sorvete é melhor do que gostar de refrigerante ou de bolo?

Você pode gostar de sorvete e eu de bolo.

Um outro colega pode não gostar de nenhum dos dois.

E vai ter um colega que gosta dos dois.

Quem está certo? Quem está errado?

Resposta:____________Por quê?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



EXERCÍCIO 5:

Entendendo que somos todos diferentes em maior ou menor quantidade, vamos conhecer uma festa diferente?

Você sabe o que é o Congado? SIM OU NÃO?






Se você respondeu “sim” me diga o que é:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Se você respondeu “não” vamos tentar descobrir juntos:



1 – Você já viu o Congado em ação? Onde e quando?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – O que você pensou quando viu? Teve curiosidade em saber o que era?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



3 -  O que mais te chamou a atenção no grupo de Congado? Por quê?



______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – TRABALHO EM GRUPO:

A - Vamos procurar mais informações sobre o Congado. Pesquise na internet a respeito.

Quando surgiu? Como é formado?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Agora vamos entender o Congado da nossa cidade. Entreviste um membro do Congado (anote o nome, idade e função do entrevistado e a data em que foi ouvido).

PERGUNTE:


A – O Congado tem  sede? Qual o seu endereço?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________



B – Como é formado o Congado ?







C – como se divide e qual a função dos membros? Faça um Quadro com as divisões e funções dos grupos e quantidade de membros.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________




D - Procure saber como é a roupa do(s) grupo(s) de Congado? Por quê são desta cor e forma?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E – Qual o trajeto do Congado? Desenhe em uma cartolina o caminho que faz.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

F – Faça uma relação dos instrumentos musicais e objetos usados pelo Congado?



G – Pergunte ao membro do congado porque ele acha que o Congado é importante.



H – Tire fotos do entrevistado e de algumas roupas e instrumentos /objetos mais importantes para montar uma exposição.







“O sábio lê os livros que não foram escritos.
Encontra as respostas onde nascem as perguntas." (Proteus).

"A verdadeira sabedoria se encontra
onde ninguém a encontrará...
Na alma de quem a busca." (Proteus).

"Os ignorantes sempre sabem as respostas... Erradas.
Os simples as são."
(Proteus).


Nenhum comentário:

Postar um comentário