PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ÁLBUM DE FIGURINHA


GINCANA CULTURAL
ÁLBUM DE FIGURINHAS DOS BENS CULTURAIS:

Elaboração: Carlos Henrique Rangel

Como fazer:


1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino Fundamental ou Médio.

2 – Faça uma aula/palestra sobre Patrimônio Cultural, abordando os seguintes conceitos: Cultura, Identidade, Memória, a relação da memória com o passado, Identidade e passado, bem cultural material e imaterial, Patrimônio Cultural, Preservação, Conservação, Proteção, Inventário de Proteção ao Acervo Cultural, Tombamento, Registro do Imaterial.

3 – Trabalhado os conceitos, divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha 10 bens materiais e imateriais que consideram patrimônio cultural do município.

4 – Os grupos terão que fotografar e escrever um míni histórico dos bens escolhidos.

5 – Os grupos devem apresentar em sala de aula o trabalho sobre os bens culturais escolhidos com suas devidas fotos.

6 – Terminada a apresentação os alunos escolherão o número mínimo de 10 e o máximo de 15 bens culturais materiais e imateriais para serem transformados em figurinhas do Álbum.

7 – Monte os Álbuns e distribua um para cada grupo de seis alunos participantes da gincana.



COMO FUNCIONARÁ A GINCANA:


1 – Elabore uma pergunta sobre um bem cultural; Por exemplo: A Igreja Matriz X.

Quando foi concluída?

Os grupos de alunos terão que se apresentar com a resposta a alguém pré-escolhido que estará na Igreja.

2 - O grupo que acertar a resposta recebe a figurinha da Igreja.

3 - Atrás da figura estará nova pergunta sobre o próximo bem cultural (Estação Ferroviária).

Novamente o grupo terá que descobrir a resposta e apresenta-la a uma pessoa que vai estar na Estação ferroviária. 
4 - Se acertar a resposta, ganha a figurinha da Estação que também conterá no seu verso, uma pergunta sobre outro bem cultural.


Assim continuará o jogo até que um dos grupos consiga montar o Álbum com todas as figuras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário