PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quinta-feira, 4 de julho de 2019

MODELO PARA PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL


1 - MODELO PARA PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL   
O Projeto de Educação Patrimonial deve conter os seguintes itens:

1- Nome do Projeto

Deve ser relacionado com a temática a ser abordada no Projeto de Educação Patrimonial.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2 – Mês e ano de elaboração do Projeto.
______________________________________________________________________

 3 – Sumário –

Deve conter a divisão do trabalho e suas respectivas páginas.

            Ex.: Introdução, Justificativa, Público-alvo, Objetivos, Metodologia,

            Cronograma, Orçamento, Produtos, Equipe Técnica, Referências

            Bibliográficas.

 4 – Justificativa

Relatar a relevância do Projeto para o município ou comunidade.

O por que e para que o projeto é importante.

Por que realizar essas escolhas específica do projeto em detrimento de outras opções.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Público-Alvo:

A quem destina o Projeto.

Quem será contemplado pelos trabalhos.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Objetivos

O que se pretende alcançar com o Projeto.

Onde se pretende chegar com a realização do Projeto.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7– Metodologia

Como o projeto vai ser realizado.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quais métodos e técnicas serão utilizados para a realização.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quais atividades serão realizadas. (defina duas atividades).

Atividade 1: ____________________________________

Como vai ser feita a atividade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Onde  vai ser feita?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


Quando vai ser feita? O que trabalharemos?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Que material usaremos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O que alcançaremos  com a atividade?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Produtos gerados:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Atividade 2:____________________________________


Como vai ser feita a atividade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Onde  vai ser feita?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Quando vai ser feita? O que trabalharemos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Que material usaremos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



O que alcançaremos  com a atividade?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Produtos gerados:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8– Cronograma

O Cronograma deve relacionar as atividades com o tempo para a sua realização.

Quanto tempo vai durar cada atividade/ação/fase do Projeto?

Quando será realizada?





Atividades/
Ações fases
Agosto. 20___ 
Setembro
20__
Outubro
20___
Novembro
 20___
Dezembro 20___







1___________________________________________________________________________________








2___________________________________________________________________________________








9– Orçamento

Custo estimado para a execução do Projeto em todas as suas etapas.

Quanto está previsto se gastar.

Quais as fontes de recursos disponíveis para cada atividade/fase do Projeto.

Materiais necessários para a realização de cada atividade/fase.

Despesas diversas.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10– Produtos

Quais os produtos que serão gerados durante e ao final da execução do projeto.

Ex.: peças teatrais, painéis, cartilhas, cartazes, exposições, trabalhos de campo, redações, etc.



______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



11– Equipe Técnica

Quem participará do Projeto?

Deve ser identificado os membros da equipe e as parcerias – se houver – e definir as atribuições de cada membro.

Deve identificar o Coordenador Geral e os coordenadores específicos de cada atividade/fase/ação.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


12– Referências Documentais

Quais foram as fontes/documentos consultado para a elaboração do Projeto.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




2 - MODELO PARA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

1.Município:_________________________________________________

2.Nome do Programa:___________________________________________

3.Técnicos envolvidos:(aqueles que coordenaram ou trabalharam o projeto)

Função
Nome
Atribuição
Coordenador geral


Coordenador de tarefa.


Técnicos/Professor





4.CRONOGRAMA
(anexar cronograma)
Apresente o cronograma do programa apresentado no ano anterior. Se houve modificações explique o ocorrido no item “Detalhamento das atividades”. Por que não aconteceu certa atividade? Foi substituída por outra?





Atividades/
Ações fases
Agosto. 20__ 
Setembro
20___
Outubro
20___
Novembro
 20___
Dezembro 20___







1___________________________________________________________________________________








2___________________________________________________________________________________










________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5 - DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Detalhar cada atividade proposta e realizada.

A – ATIVIDADE/AÇÃO 1: (Nome da atividade) ______________________________________________

Descrição da atividade realizada:

 (Descreva minuciosamente a atividade. Detalhe tudo que aconteceu. Não economize informações:



ATIVIDADE
Como foi feito cada atividade?
Onde foi feito?
Quando foi feito?
O que trabalhamos?
Que material usamos?

















Público Participante:

(Aqueles que foram envolvidos na atividade direta ou indiretamente).



A quem essa atividade se destinou?
Quem foi contemplado? (faixa etária, escolaridade, região, condição socioeconômica, hábitos culturais, etc.)



Realizada:    ____ Sim  ____Parcialmente  ____Não


Justificativa:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


B - Objetivos alcançados: (Liste os objetivos alcançados com a atividade ou pretendidos)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



C - Produtos Advindos: (O que foi produzido pela atividade? Informe o que foi conseguido).


Atividade
Produtos gerados








D – FOTOGRAFIAS E PRODUTOS

Obs.: Apresentar em anexo  logo após a exposição da atividade, as fotografias com legendas explicando a atividade, lista de presença,  folders, matérias de jornais, cartazes, convites, cartilhas, boletins explicativos, produtos diversos relativos à atividade desenvolvida, comprovando a sua realização.



Deve ser apresentado no mínimo oito fotos por atividade com legenda clara e no mínimo 4 exemplos de produtos.


E - Avaliação dos resultados obtidos pela/com a atividade: (Foi satisfatório? Cumpriu os objetivos? Quais os problemas encontrados? Quais as soluções para os problemas?)



AVALIÇÃO
DESCRIÇÃO
Foi satisfatório? Por quê?

Cumpriu os objetivos?
Por quê?

Quais os Problemas detectados?


Quais as Soluções para os problemas?






_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



A – ATIVIDADE/AÇÃO 2: (Nome da atividade) ______________________________________________

Descrição da atividade realizada:

 (Descreva minuciosamente a atividade. Detalhe tudo que aconteceu. Não economize informações:



ATIVIDADE
Como foi feito cada atividade?
Onde foi feito?
Quando foi feito?
O que trabalhamos?
Que material usamos?
















Público Participante:

(Aqueles que foram envolvidos na atividade direta ou indiretamente.


A quem essa atividade se destinou?
Quem foi contemplado? (faixa etária, escolaridade, região, condição socioeconômica, hábitos culturais, etc.)




Realizada:    ____ Sim  ____Parcialmente  ____Não



Justificativa:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


B - Objetivos alcançados: (Liste os objetivos alcançados com a atividade ou pretendidos)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


C - Produtos Advindos: (O que foi produzido pela atividade? Informe o que foi conseguido).


Atividade
Produtos gerados









D – FOTOGRAFIAS E PRODUTOS

Obs.: Apresentar em anexo logo após a exposição da atividade, as fotografias com legendas explicando a atividade, lista de presença, folders, matérias de jornais, cartazes, convites, cartilhas, boletins explicativos, produtos diversos relativos à atividade desenvolvida, comprovando a sua realização.


Deve ser apresentado no mínimo oito fotos por atividade com legenda clara e no mínimo 4 exemplos de produtos.

E - Avaliação dos resultados obtidos pela/com a atividade: (Foi satisfatório?  Cumpriu os objetivos? Quais os problemas encontrados? Quais as soluções para os problemas?)

AVALIÇÃO
DESCRIÇÃO
Foi satisfatório? Por quê?

Cumpriu os objetivos?
Por quê?

Quais os Problemas detectados?

Quais as Soluções para os problemas?





6 - FICHA TÉCNICA

(nome dos coordenadores e monitores do projeto)

Função
Nome
Atribuição
Coordenador geral


Coordenador de tarefa.


Técnicos/Professor


Técnicos/Professor


Técnicos/Professor


Técnicos/Professor


Técnicos/Professor


Técnicos/Professor


Técnicos/Professor


Técnicos/Professor


Técnicos/Professor


Técnicos/Professor





Obs.:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




quarta-feira, 3 de julho de 2019

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL-ALIMENTAÇÃO/CULINÁRIA: SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS

ALIMENTAÇÃO/CULINÁRIA: 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS



Objetivos:
- Apreensão e compreensão de todo o processo produtivo dos alimentos e das relações sociais e culturais envolvidas.
- Estimular a percepção das paisagens rurais e urbanas e suas diferenças.
- Reconhecer os fazeres e saberes das comunidades locais.

Trabalho em Grupo - Questionário para os alunos:
Divida a turma em 6 grupos - 2 grupos para cada tema a ser trabalhado.

Grupo 1: A Comida nossa de cada dia.
1.1 - Sobre você:
1 – Onde você mora?
2 – Quantas refeições você faz ao dia?
3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?
4 – O que come no recreio?
5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.
6 – De onde vem os alimentos que você consome?
7 - Você tem horta em casa? Se a resposta for positiva, o que plantam nessa horta?
8 – Onde compra os alimentos?
9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?
10 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.
11 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?
Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.
12 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?
13 - Quais os alimentos que o acompanham? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?

1. 2 - Pesquisa:
1 – Faça uma pesquisa para descobrir como os outros municípios /Estados e países utilizam esse produto.
Recolha receitas locais e compare com as receitas de outros lugares.
2 - Quais os caminhos que o alimento percorre até chegar em sua mesa?
3 – Faça um registro fotográfico/desenhos/pinturas de todo o caminho percorrido pelo produto até chegar em sua mesa.
4 – Seu município exporta esse produto? Para quais municípios/Estados/País? Quanto é exportado?
5 - Como é colhido/criado esse produto?
6 – Os trabalhadores rurais comem esse produto? Compram? Ganham do patrão?
7 – Quais os alimentos que acompanham esse produto nas refeições dos empregados?
8 - Há quanto tempo esse produto é produzido no seu município?
9 - Existem festas motivadas por esse produto? Quem financia? Quando acontece? Onde acontece? Como acontece? O que acontece? Descreva todas as fases desta festa. Consiga fotografias antigas e recentes da festa
10 – Quais as ocasiões em que esse alimento é consumido? (dia a dia, festas, comemorações, etc)
11 – Faça um registro fotográfico/desenhos/pinturas de todo o caminho percorrido pelo produto até chegar em sua mesa.
12 – Utilizando mapas, e plantas da cidade, localize as principais fazendas produtoras deste alimento e os locais onde é vendido.

Grupo 2 - De onde vem a comida:
2.1 -Sobre você:

1 – Onde você mora?
2 – Quantas refeições você faz ao dia?
3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?
4 – O que come no recreio?
5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.
6 – De onde vem os alimentos que você consome?
7 - Você tem horta em casa? Se a resposta for positiva, o que plantam nessa horta?
8 – Onde compra os alimentos?
9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?
10 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.
11 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?
Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.



12 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?

13 - Quais os alimentos que o acompanham? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?


2.2 – Faça uma entrevista com um proprietário de uma fazenda:

Nome do Fazendeiro:

Nome da Fazenda:

Data da Entrevista:
1 - O que planta? Por que planta? Como Planta?
2 - Como vive: Onde mora? Como é a sua casa? (Como é construída? Quantos cômodos tem? Quem construiu? Quando construiu? Casa própria? Alugada? Emprestada?) A que horas levanta? Quantas horas trabalha? Como se locomove para ir ao trabalho e para ir a cidade?
3 – Quantas vezes o fazendeiro vai a cidade e em quais ocasiões?
4 - O proprietário tem fotografias antiga da fazenda? Pode emprestar para uma exposição?
5 - Qual é a roupa de trabalho de fazendeiro? Qual a roupa de festa do fazendeiro?

2.3 - Faça uma entrevista com um empregado desta fazenda: 

Nome do Empregado:

Nome da Fazenda:

Data da Entrevista:
1 - Como vive esse empregado: Onde mora? Como é a sua casa? (Como é construída? Quantos cômodos tem? Quem construiu? Quando construiu? Casa própria? Alugada? Emprestada? ) A que horas levanta? Quantas horas trabalha? Como se locomove para ir ao trabalho e para ir a cidade).
2 – Quantas vezes o empregado vai a cidade e em quais ocasiões?
3 - O empregado tem fotografias antiga da sua família e sua casa? Pode emprestar para uma exposição?
4 – Quantas vezes o empregado vai a cidade e em quais ocasiões?
5 – Como é a roupa de trabalho e a roupa de festa do empregado?
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6 - Pesquise: Os proprietários estão organizados? Os Empregados estão organizados? Como? Há quantos anos?


3 - Grupo 3 - Quem come e o que come.

3.1 - Sobre você:

1 – Onde você mora?
2 – Quantas refeições você faz ao dia?
3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?
4 – O que come no recreio?
5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.
6 – De onde vem os alimentos que você consome?
7 - Você tem horta em casa? Se a resposta for positiva, o que plantam nessa horta?
8 – Onde compra os alimentos?
9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?
10 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.
11 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?
Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.



12 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?

13 - Quais os alimentos que o acompanham? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?

3.2  – Entreviste 3 pessoas idosas: 

Nome :

Onde mora:

Data da Entrevista:
Hábitos alimentares do passado.

1 - Onde mora? O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?

2 - Existe algum alimento do passado que não se encontra mais? Qual?

3 - Como era preparado?

4 - Porque deixou de ser preparado?
5 - Tente conseguir fotos antigas de festas ou ocasiões em que essas pessoas estão almoçando ou lanchando.
Fotografe as entrevistadas;

3.3 – Entreviste a cozinheira da cantina da Escola:

Nome:

Onde mora:

Data da Entrevista: 
1 - Onde mora?

2 - O que come no café da manhã antes de ir para a escola?

3 - Como se locomove para ir a escola?

4 - Há quanto tempo trabalha na escola?

5 - Com é definido o cardápio da escola?

6 - Qual a comida que mais gosta de preparar em casa?

7 - Solicite uma receita.
8 - Fotografe a entrevistada.

3.4 – Faça um levantamento de todos os estabelecimentos comerciais de alimentos existentes no percurso entre a sua casa e a escola. (nome, endereço, proprietário, quantos anos funciona, quantos anos tem, quando foi construído o imóvel, principais produtos vendidos).


3.5 - Entreviste um feirante ou comerciante de alimentos:

Nome do Comerciante:

Nome do Comércio:

Data da Entrevista:

1 - Que produtos vende?

2 - Onde adquire seus produtos?

3 - Quando adquire?

4 - A que horas chega na feira?

5 - A que horas sai?

6 - O que faz com os alimentos que não são vendidos?

7 - Qual o alimento que ele mais come?
8 - Fotografe o entrevistado.

3.5 – Fazer uma feira na escola utilizando produtos doados pelo comércio local/com pratos típicos do município/região preparados pelos pais dos alunos e pelos diretores e professores.

Obs.: Nesta ocasião poderá ocorrer a exposição dos trabalhos dos grupos com os mapas, fotografias antigas e recentes.

Organizador: Carlos Henrique Rangel.

terça-feira, 2 de julho de 2019

PATRIMÔNIO CULTURAL - CHOVENDO NO MOLHADO

PATRIMÔNIO CULTURAL - CHOVENDO NO MOLHADO:

É necessário pensar a proteção do patrimônio cultural, não como um objetivo em si mesmo, mas como uma prioridade de sobrevivência e continuidade de um povo.
E isso tem que ser decidido não por um grupo de "iluminados" detentores de diplomas e títulos.
E sim pelo povo...Pelas várias comunidades produtoras de culturas e seus produtos: os bens culturais - materiais e imateriais.
O reconhecimento legal a um bem cultural não é garantia de sua continuidade.
Somente a legitimação deste bem cultural pelo seu grupo criador/recriador é que realmente o fará continuar pela eternidade possível.
Somente o seu reconhecimento, utilização, recriação, lhe dará o devido respeito e legitimidade enquanto objeto de lembrar e depositário da identidade de uma comunidade... Caixa de sua memória e autoestima.
Por isso repito: não adianta declarar um bem como patrimônio legal de um povo sem a devida concordância, participação e colaboração deste povo.
Não adianta tombar/Registrar um bem cultural se não houver um comprometimento compartilhado do órgão tombador e das comunidades envolvidas, em seu cuidado diário, em sua conservação, utilização, recriação, promoção e divulgação...
Enfim: Educação Patrimonial constante, permanente desde o início do processo de proteção e para todo o sempre.
                                                                     Carlos Henrique Rangel.

OBS.: Muitas vezes...E são muitas essas vezes, o bem é protegido legalmente sem qualquer envolvimento da comunidade que nem se quer foi consultada ou convidada a ajudar nos trabalhos de inventário, tombamento, restauração, revitalização e, o maior absurdo: nos processos de Registro do Imaterial.
Ainda hoje - claro que com algumas exceções - os órgãos de preservação são avessos a contato com as comunidades ao realizarem trabalhos técnicos.
Muitos dos problemas que tiveram e tem são em função deste distanciamento, falta de informação e esclarecimentos sobre os processos e suas diretrizes para intervenções em área tombada ou de entorno e as implicações destas restrições.
Esse "medo" de gente está sendo vencido aos poucos, mas ainda existe.