PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

OBRAS DE RESTAURO NO CONJUNTO DA ESTAÇÃO EM ARAGUARI






Obra de Restauração do Armazém de Cargas foi apresentada ao Conselho do Patrimônio Cultural e Ferroviários aposentados.
 
A plataforma do Palácio dos Ferroviários foi o local escolhido para o “Café com Ferroviários”, oferecido aos antigos trabalhadores das empresas ferroviárias de nossa cidade, membros do Conselho do Patrimônio Cultural de Araguari e comunidade em geral, para apresentação do Projeto de Restauração do Armazém de Cargas. A obra em andamento compunha o pano de fundo do evento.
A Prefeitura Municipal de Araguari por meio da Secretaria de Educação, com apoio da Divisão de Patrimônio Histórico de Araguari-FAEC compartilhou detalhes da obra, primeiramente, com os verdadeiros agentes da construção deste rico acervo cultural, a família ferroviária. Já os conselheiros do Patrimônio Histórico representam a comunidade araguarina e estão envolvidos no projeto desde seu inicio em 2007, quando os membros antigos aprovaram a obra.
Durante o final da tarde do dia 26 de outubro, todos puderam conhecer mais sobre a obra que dará continuidade ao processo de preservação da memória ferroviária em nosso município.  Um movimento, que há mais de 30 anos, vem caminhando a passos contínuos rumo à conquista deste acervo cultural, sua restauração e disposição à comunidade.
O foco principal da apresentação do projeto foi a MUDANÇA que a ação vai gerar em todo o município de Araguari, uma vez que a comunidade estudantil terá um contato íntimo com essa história, que faz parte da identidade cultural de nossa cidade. Eunice Mendes, Secretária de Educação, ressaltou que toda mudança começa pela educação. Assim, no futuro, teremos uma geração conhecedora de sua própria origem e, ainda, mais participativa nos processos de gestão de seus remanescentes culturais. Lembrou, também, que estreitar os laços entre as crianças e os ferroviários é um processo fundamental para a continuidade desta valorização de nossas tradições.
O evento contou com a apresentação artística de alunas do Centro Educacional  Municipal Mário da Silva e entrega de homenagens aos ferroviários. Logo após foi oferecido um lanche, momento no qual todos puderam trocar conhecimento entre as várias gerações presentes.
A Secretária de Educação, acompanhada de técnicos da Divisão de Patrimônio Histórico-FAEC, apresentou a obra de restauração aos Membros do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Cultural, em um pré lançamento do “Projeto Canteiro Aberto”, o qual visa utilizar o processo de renascimento do bem cultural como elemento de Educação Patrimonial.
Outras etapas do “Projeto Educar é Preservar” serão lançadas no próximo mês, ampliando cada vez mais o envolvimento da população com o processo de preservação de sua história, memórias e tradições.

FONTE: PATRIMÔNIO HISTÓRICO - FAEC DE ARAGUARI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário