PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - PROJETO

Educação Patrimonial “Gincana Cultural – Álbum de Figurinha”


Autor: Carlos Henrique Rangel

I - Apresentação:

“A Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático centrado no patrimônio Cultural, como instrumento de afirmação da cidadania.

Objetiva envolver a comunidade na gestão do Patrimônio, pelo qual ela também é responsável, levando-a a apropriar-se e a usufruir dos bens e valores que o constituem.”(IPHAN).

A Educação Patrimonial é um trabalho permanente de envolvimento de todas as partes que compõem a comunidade, visando a preservação dos marcos e manifestações culturais, compartilhando responsabilidades e esclarecendo dúvidas, conceitos, divulgando trabalhos e seus resultados dos trabalhos.

Este projeto tem como premissa básica a promoção da universalização do conhecimento das questões referentes ao Patrimônio Cultural, assegurando assim às comunidades uma verdadeira participação na construção de sua identidade e na proteção do acervo. Utilizando um espaço cultural reconhecido do povo, pretendemos incentivar o conhecimento dos vários monumentos que compõem o conjunto arquitetônico da cidade.
II – Justificativa:
A escola e o seu ambiente é o principal canal de transmissão de valores e de formação dos novos cidadãos e a utilização desses espaços consagrados permitirá o resgate da autoestima da comunidade que o vivenciam.
Com esse Projeto de Educação Patrimonial, pretendemos valorizar, conhecer ou reconhecer o magnífico espaço cultural representado pela cidade, patrimônio reconhecido da comunidade local.



III – Público-Alvo:
1 – Corpo docente e discente das escolas mineiras.


IV - Objetivos:
O principal objetivo deste trabalho de Educação Patrimonial é o envolvimento dos professores, alunos e comunidade na preservação do acervo cultural representado pelo Conjunto Arquitetônico e urbanístico.

Este Projeto de Educação Patrimonial pretende estabelecer um vínculo efetivo e permanente entre, a prefeitura e a comunidade escolar na valorização deste acervo cultural local, uma vez que, a preservação é responsabilidade de todos aqueles que vivenciam os saberes, fazeres e lugares que formam o rico emaranhado cultural.

O Projeto visa implementar, apoiar e assegurar a continuidade de ações de caráter cultural-educativo na escola voltadas para a identificação, valorização e proteção dos bens culturais, possibilitando experiências que permitam a valorização da cultura e memória da sociedade. A transmissão, apropriação e reflexão crítica dos conteúdos, sobre educação, cidadania, memória e patrimônio cultural material e imaterial, estarão implícitos na transversalidade do currículo escolar.

Desta forma pretendemos:

- Estimular a apropriação e o uso, pelos alunos, professores, pais de alunos e vizinhança, do Patrimônio Cultural que detém e usufruem.

- Estimular o diálogo entre a sociedade e os órgãos responsáveis pela identificação, proteção e promoção do Patrimônio Cultural, propiciando a troca de conhecimento acumulados sobre estes bens culturais.

- Levar as questões relativas à preservação do patrimônio Cultural para dentro da escola cooptando o corpo docente para serem os agentes multiplicadores.

- Estimular a alto estima dos vários segmentos sociais através valorização e reconhecimento de suas produções culturais.

- Propiciar o fortalecimento da identidade cultural individual e coletiva.

- Promover o estudo sobre os bens culturais e seus problemas, buscando soluções.

- Incentivar a participação das comunidades nas decisões referentes à conservação, preservação e revitalização dos marcos culturais.

- Tornar acessível aos indivíduos e aos diferentes grupos sociais, a leitura crítica dos bens culturais em suas diversas formas e significados.

- Experimentar e desenvolver metodologias de Educação Patrimonial, que permitam um processo contínuo de conhecimento e compreensão e avaliação dessas ações.

- Planejar atividades de aproximação e investigação do Patrimônio Cultural que envolvam segmentos das comunidades.
V – Metodologia:
“A educação patrimonial permite à comunidade reapropriar-se de lugares, histórias, objetos, monumentos e tradições que foram ou são importantes do seu ponto de vista. Para que ocorra esta reapropriação, o poder público pode promover propostas de aprendizagem que atraiam a atenção de pessoas de todas as idades, inclusive de aluno desde o ciclo fundamental. De uma forma lúdica e prazerosa, possibilita às pessoas que adquiram e registrem conhecimentos novos. As escolas que adotam este tipo de metodologia conseguem provocar em seus estudantes um interesse grande para o aprendizado. No caso de este trabalho ser desenvolvido com crianças, em geral é feito um repasse destes conhecimentos novos para os outros membros da família”.
Patrícia Laczynski.
O Projeto de Educação Patrimonial “Gincana Cultural - Álbum de figurinha” visa integrar a cultura e educação através dos conteúdos pertinentes, desenvolvendo ações com a comunidade escolar referente ao seu Patrimônio Cultural, tendo como objeto a apropriação do grande espaço de lazer, cultural e político que representa a cidade e seus bens culturais.

Essa relação vem resgatar e fortalecer a identidade cultural dos indivíduos, valorizando as manifestações da culturais locais. A escola é o pólo de operacionalização deste processo.
Para a alcançarmos os objetivos propostos, as ações serão divididas em duas fases e seis ações especificadas a seguir.
ETAPA I
- Preliminar:

1- Escolha das escolas e comunidades a serem trabalhadas.

- Escolha de uma escola para piloto do projeto por sorteio, utilizando a mídia.

- Definição das atividades e do cronograma.

- Preparação do material didático a ser trabalho: folhetos explicativos, boletins Informativos, Álbum de figurinhas e as figuras.

- Definição dos locais onde serão entregue as figuras. Poderá ser feita em conjunto: Prefeitura, Conselho Municipal e corpo docente.

ETAPA II: Contatos e Divulgação.

Conhecimento e sensibilização

- Envolvimento dos professores, dos alunos e pais.

- Reunião com a direção da escola e com os professores para apresentação da atividade.


ETAPA III: Palestras

Conhecimento e sensibilização

- Oficina para o preparo dos professores quanto a conceitos e a metodologia a ser utilizada e apresentação das atividades a serem realizadas.

Carga horária: 16 horas.

- Divulgação do Projeto: Utilização dos meios de comunicação disponíveis para a divulgação do Projeto em todas as suas etapas.(rádios, televisão, jornais).

- Distribuição de folhetos explicativos, boletins Informativos, etc.



Etapa IV

Abertura e inicio da Gincana

- A gincana terá a duração de uma semana.


Premiação dos três primeiros colocados.

- Serão definidos três prêmios para os ganhadores da Gincana Cultural.



ETAPA V: Organização e Avaliação dos trabalhos.

- Organização e avaliação dos resultados dos trabalhos através dos produtos obtidos, visando à realimentação e continuidade das atividades com escolha de novos bens culturais materiais ou imateriais.

- A gincana poderá ser estendida para atender aos turistas, envolvendo a Secretaria de Turismo local e agencias de viagens com uma abordagem diferenciada.


ETAPA VI: Relatório Final. Documento final

- Produção de Relatório de Avaliação e Conclusão referentes às etapas desenvolvidas, contendo a documentação das atividades.(relatórios, registros fotográficos e audiovisuais)

FASE II

Consolidação - Continuidade do Projeto

- Após a avaliação do Projeto, será definido novo cronograma para a continuidade dos trabalhos.

- Após o piloto, atividade poderá ser permanente, com novas versões do álbum para ser trabalhado com os alunos e os turistas.



Estratégias Metodológicas:



Visando estimular o conhecimento dos Conjunto Arquitetônicos, utilizaremos a construção de um álbum de figuras composto de um mapa do Núcleo Histórico e de 12 fotografias dos prédios e espaços que tenham siginifcados como suporte de bens imateriais com as conseqüentes informações históricas a respeito.

A gincana cultural tem como fim a montagem deste álbum de figuras através de um teste/pesquisa sobre os edifícios e espaços.

Poderão ser utilizadas figuras dos bens culturais materiasi e imateriais mais significativos e mesmo de bens culturais pouco valorizados:



Como funciona a Gincana Cultural:
1 - Cada aluno ou grupo de alunos receberá o pequeno álbum de figuras vazio.

Para sua conclusão, ou seja, sua montagem com as 12 figuras terão que realizar pesquisas para responder perguntas específicas contidas nas próprias figuras.

2 – A primeira pergunta se refere a um bem, por exemplo: a “Igreja” e está contida no próprio álbum no espaço destinado a sua figura. Os alunos terão que responder a pergunta e apresenta-la a uma pessoa definida previamente, localizada no interior do bem cultural.
3 – O próximo passo é responder à pergunta contida na parte posterior da figura da “Igreja” referente a um outro bem cultural, por exemplo, o “Museu”. O aluno terá que pesquisar a resposta e de posse dela deverá se encaminhar até ao Museu e procurar uma pessoa previamente definida. Somente receberá a figura correspondente se a resposta estiver correta.
4 – Esse procedimento se repetirá para todas as figuras até que seja preenchido todo o álbum.

5 – Ganha a gincana, o grupo ou aluno que primeiro concluir o álbum de figuras.


Materiais / Equipamentos Necessários:

A - O material de apoio:

1 – Boletins Informativos, textos, álbum e fotos .

2 – Planta de orientação para os alunos.Que pode está anexada ao album.


B - Equipamentos:

Retro projetor, Projetor de slides, Tela de projeção, tv e vídeo cassete, Datashow, Transparências.



VI - Produtos advindos do trabalho de Educação Patrimonial:

- Montagem do álbum de figuras.

- Relatório de depoimentos de alunos e professores sobre a Gincana Cultural e sobre os bens culturais com sugestões para novas atividades.


Obs: um cronograma deve ser montado conforme metodologia  em voga no Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário