PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

segunda-feira, 14 de junho de 2010

IDENTIDADE

IDENTIDADE - O QUE SOU?
Autor: Carlos Henrique Rangel

Esse planeta em que vivemos é formado de coisas e seres.
Estamos aqui e sabemos que fazemos parte da humanidade.
A nossa identidade é construída todo dia e, no entanto, antes que fossemos ela já existia.
O embrião de parte do que sou já existia em meus antepassados.
Essa construção diária do que sou sofre influências também do meio onde vivo.
O que sou está no passado, no presente e nos espaços físicos que me rodeiam.
Sou influenciado pelos lugares e pelos outros seres humanos.
O que sou eu aprendi e construí com os meus e guardo em minha memória.
Devo aprender sempre e também transmitir, ensinar para que outros possam lembrar.
No entanto, teimo em esquecer por que infelizmente não lembro de tudo.
Para não esquecer eu guardo o que pode me fazer lembrar.
Posso escrever, posso documentar e posso incorporar valores e lembranças às coisas para que elas me façam lembrar.
Então, se quero lembrar quem sou preciso preservar esses suportes/guardiões da memória para continuar sendo sempre.
Só preservo o que sei, o que conheço e me importa.
Importo-me com meu presente e com o meu futuro.
Minha identidade é a minha fortaleza para entender o mundo.
Assim, essas coisas que são meus bens individuais e coletivos, me importam por que falam de mim e dos meus.
Não são eternas assim como eu também não o sou. Mas, se eu cuidar, conservar, preservar, divulgar poderão continuar transmitindo conhecimento quando eu não mais estiver.

Vejo os bens culturais com vitaminas da identidade e da cidadania.
Preciso destas vitaminas para continuar crescendo com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário