PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

domingo, 13 de dezembro de 2009

VOVÔ CARLOS E RITA – PATRIMÔNIO, O QUE É?

autor: Carlos Henrique Rangel

Vovô Carlos estava sentado na varanda lendo jornal quando Rita chegou de mansinho.

- Vovô, posso te fazer uma pergunta? – Perguntou a menina.

O avô fechou o jornal e sorriu.


- Claro minha neta, O que você quer perguntar?
- Vi na televisão que é importante preservar o patrimônio cultural... Não entendi muito bem o que eles queriam dizer...

- Você quer saber o que é patrimônio cultural?


- É, mostraram igrejas e cidades com casas antigas...

- Pois é minha neta. Patrimônio cultural são igrejas e casas antigas e muitas outras coisas...


- Mas porque temos que preservar tudo isto? – Perguntou a menina sentando ao lado do avô ali naquele banco confortável da varanda.
- Bem Rita, vamos pensar um pouco...Quando você quer chamar o seu irmão como você faz?

- Uai Vovô, eu grito o nome dele...
- Qual é o nome dele?

-Ora vovô, é Paulo... Paulinho... O senhor sabe...
-Paulinho... Se eu falar Paulinho você sabe de quem eu estou falando não é?

-É...

- Pois então... Apesar de existirem outros meninos com nome Paulo, para nós da família, Paulo é o nosso Paulinho, seu irmão.
- É mesmo...
-Mas será que nós só conseguimos identificar o Paulinho pelo nome? – Perguntou o avô.

-Acho que não...
-O que mais é o Paulinho?
-Um menino de dez anos,de cabelos pretos,chato...
-Inteligente e bonito – Completou o avô.

-Tá bom, inteligente até pode ser mas bonito...
O Vovô riu.

-Está vendo? Conseguimos identificar o Paulinho... E Você? Quem é você?

-Eu? Eu sou a Rita, menina de seis anos, de cabelos pretos com tranças, que gosta de desenho e de desenhar, de ver novela e das estórias do meu avô. – Disse ela sorrindo.
-Menina inteligente, bonita, sapeca, curiosa...
-é...

-E essa menina Rita tem coisas que são só dela, não é?
-É sim. Tenho um quarto, uma cama, muitos vestidos, muitas bonecas e brinquedos e o cachorrinho que papai me deu...O Totó.
-Muitas coisas... E essas coisas são muito importantes para você?- Perguntou o avô.

Ah são...
-Por quê? – Perguntou Vovô Carlos.
-Porque eu gosto delas...
-Te fazem feliz?
-Fazem...
-Por quê?
-ah, vovô, o quarto é onde fico brincando com o Totó, com as bonecas... A cama é tão macia...
-Quando você viaja fica com saudades delas?
-Fico... Até acho estranho a cama dos lugares...
-E se sua mãe pegasse a sua cama, suas bonecas e o Totó e desse para alguém deixando o seu quarto vazio?
-Nossa Vovô! Mamãe não ia fazer uma coisa dessa comigo...

-Eu sei que não... Mas vamos fazer de conta...
-Eu ia ficar muito triste... Ia chorar muito... Como eu ia brincar? Com quem ia brincar? Onde ia dormir? – Disse a menina nervosa.
-Essas coisas todas são os seu bens... O seu patrimônio...São importantes para você e até falam muito de como você é e vive...O Paulinho tem as coisas dele. Seu pai e sua mãe também...Eu também tenho. E cada coisa fala um pouco do seu dono. Contam alguma coisa sobre ele.
-É mesmo... O Paulinho gosta de futebol... Tem uma bola toda velha que ele adora...

-Somos todos diferentes fisicamente e nos gostos... Temos coisas que são importantes para nós...Eu tenho fotos que me lembram da minha juventude...De vez em quando folheio o álbum para matar a saudade...
-Mamãe também tem fotos dela e nossa...
-Minha filha, assim como nós temos nossa maneira de ser e coisas que são importantes para nós como indivíduos, existem aqueles bens que são importantes para todos nós juntos...
-A casa?
-A casa para a nossa família é muito importante. Para as pessoas do bairro, a praça, o supermercado, a rua são importantes...
-A escola é muito importante para mim e para todos os meus colegas...
-Viu? Como vivemos em grupos existem coisas que são importante para o grupo por vários motivos: Padaria, supermercado,ônibus, locadora, restaurante...
Existem outros bens que são importante porque identificam uma comunidade.

-Como a cor do meu cabelo?
-Mais ou menos isto... Um lugar que conta parte da história daquele povo, uma festa que todo mundo gosta, uma igreja que todo mundo freqüenta, um parque, uma casa antiga...
-Minha escola tem cinqüenta anos...
-Ela é muito importante não só por ser antiga mas porque fez parte e faz parte da vida de muita gente.
Então é isto que é patrimônio cultural? Essas coisas que são importantes para toda a cidade?

-Para uma cidade ou um bairro ou uma comunidade ou um grupo de pessoas...

Elas identificam e diferenciam a cultura dos grupos e cidades como as suas coisas te identificam e te diferenciam do Paulinho e de suas colegas.

Essas suas coisas falam um pouco de você. Os bens culturais falam do grupo.
-Então é muito importante preservar o Patrimônio Cultural, né?! Se agente não preservar vamos ficar todos tristes, perdidos como eu ficaria se mamãe tirasse as minhas coisas...
- Isto mesmo menina. Preservar o patrimônio cultural é preservar a nós mesmos... Viveremos melhor se cuidarmos da nossa terra e das coisas que fizemos ou que os antigos deixaram para nós.
-Vovô...
-Sim minha neta.
-Vamos brincar na praça?
-Vamos. – Disse Vovô Carlos se levantando.
(Sempre um começo)

Um comentário:

  1. O que é o Natal?

    Como toda festa religiosa o Natal é rico em símbolos. Por isso são poucos aqueles que conhecem suas origens e seus significados. O Natal marca a grande festa de solidariedade universal. Pois é comemorado em todo o mundo, até mesmo onde a população cristã é minoria. Podemos sentir que quando o dia 25 se aproxima uma certa ternura vai envolvendo a todos, e o ar fica carregado de uma grande expectativa. O Natal enfim cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo. Muitos símbolos que freqüentam vitrines iluminadas, a sala de nossas casas cria novos sons, melodias e cores que dão às nossas festas uma grande harmonia.

    Historicamente não se tem certeza a respeito da data do nascimento de Jesus. Um acontecimento tão importante como a vinda do filho de Deus mereceria ser lembrado numa ocasião especial, de modo que todos facilmente incorporaram o costume de celebrá-la. Aí, é que entra o dia 25, nessa época do ano ocorre no hemisfério norte do planeta o chamado solstício de inverno que é o momento em que o sol, depois de atingir o ponto mais distante de sua órbita, reinicia seu caminho de volta fazendo com que os dias tornem-se mais longos.

    Foi da apropriação e do amálgama das festividades pagãs que surgiu o Natal, também como forma de converter os não-cristãos a aderirem ao cristianismo.
    Te desejo um feliz natal!
    Amigo De Cristo

    ResponderExcluir