PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

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segunda-feira, 25 de março de 2019

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - EXERCÍCIO - INVENTÁRIO


- ELABORAÇÃO DE INVENTÁRIO DO ACERVO CULTURAL DA CIDADE

Matéria: HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.

Descrição: Compor uma exposição, a ser realizada através das seguintes etapas:

- Fazer um levantamento/inventário referente aos bens culturais do bairro/cidade, contendo informações históricas (construtor, época da construção, primeiros moradores, usos etc.) e fotografias.

- Usar uma planta cadastral recente da cidade ou localidade.

- Usando a cópia da planta cadastral da cidade/bairro, montar um painel para que os alunos colem as fotografias dos bens culturais mais expressivos na quadra ou região onde se localiza.

- Montar um mapa (planta cadastral) localizando os principais problemas da cidade.


OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL 



FICHA DE INVENTÁRIO

Município:
Distrito:
Bem cultural: (a casa que você está visitando)
Propriedade: (quem é o dono atual?)
Responsável: (quem é a pessoa que toma conta da casa)
Histórico:
- Quem construiu e quando construiu?

- Quem foram os donos? Quando e como adquiriram a casa?

- Obras e datas que ocorreram e quem fez:

Descrição:
- Qual o estilo arquitetônico do imóvel?
- Quantos pavimentos (andares) têm?
- Qual a cor das fachadas?
- De que material é feita? (marque com um “X”) É de:
____ adobe     ____ tijolos     ____ pau-a-pique      ____ outro material (qual?)

- Foi construída junto à divisa do lote ou está recuada?
- Tem (marque um” X”): ____ Horta         ____ Pomar          ____ Jardim

- Tem varanda? _____ Sim   _____Não   - Tem Garagem:  ____ Sim       ____ Não
-Como é o telhado? Descreva:________________________________________
______________________________________________________________________
- Quantos cômodos têm? ___________ Quantas Janelas possui? ____________________
- Como é o piso:
Da sala: _____________________________________________________________
Da cozinha: __________________________________________________________
Da copa: ____________________________________________________________
Do banheiro: _________________________________________________________
Dos quartos: _________________________________________________________

Uso Atual (marque um “X”):
___ Residência    ___ Comércio    ____ Religioso    ____ Sede de alguma entidade (Qual?): _____________________________________________________________________________
Como são as casas vizinhas?
Casa da Direita:
Quantos pavimentos? _______________
Quais os usos
___ Residência    ___ Comércio    ____ Religioso    ____ Sede de alguma entidade (Qual?): _____________________________________________________________________________
Casa da Esquerda:
 Quantos pavimentos? _______________
Quais os usos
___ Residência    ___ Comércio    ____ Religioso    ____ Sede de alguma entidade (Qual?): _____________________________________________________________________________

Proteção Legal: É tombada?     ___ sim     ____ Não
(Marque X na alternativa correta:    ___ Pelo Município     ___ Pelo IEPHA    ___ Pelo IPHAN)

Estado de Conservação: (Está bem conservada? Apresenta problemas?)
 ___ Bom       ____ regular        ___ Ruim
Por quê? _________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
____________________________


Desenhe ou Fotografe o Bem Cultural:



Referências Documentais / Entrevistas:
(Que documentos você usou para fazer a pesquisa?
Quem você entrevistou? Nome completo e a data em que fez a entrevista)
Fotógrafo desenhista:                                                                           Data:
Levantamento:                                                                                      Data:
Elaboração:                                                                                           Data:
Revisão:                                                                                                Data:


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