JOGO DA MEMÓRIA: JOGO DA MEMÓRIA AMBIENTAL
Idealizador: Carlos Henrique Rangel
Como fazer:
1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino Fundamental ou Médio.
2 – Faça uma aula/palestra sobre Meio ambiente, abordando os seguintes conceitos:
ecossistema, fauna e flora, Mata atlântica, floresta amazônica, Cerrado,
agressão ambiental/destruição do meio ambiente/ poluição, preservação do meio
ambiente, a relação do ser humano e o meio ambiente, ecologia - como fazer para preservar o meio ambiente,
equilíbrio ecológico, etc.
3 – Faça uma seleção de imagens
sobre agressão ao meio ambiente e de ações positivas na defesa do meio ambiente
4 – Mande imprimir em cores e plastificar duas cópias de cada imagem referente ao Meio Ambiente em tamanho A4, com devida identificação. Ou seja: 10 imagens/peças
que darão 20 peças.
Como jogar:
1 – Escolha quatro alunos para jogarem.
2 – Faça uma roda com os alunos e distribua as peças aleatoriamente a
cada um. Eles devem apresentar as imagens de costa para os jogadores.
3 – Faça um sorteio entre os quatro jogadores definindo a ordem de
jogada.
4 – O Primeiro jogador escolhe dois alunos/peça que devem mostrar as
imagens que seguram. Se casar as peças os dois alunos/peças saem da roda e
entregam ao jogador as suas imagens casadas.
Outra forma de jogar: Os alunos/peças saem da roda e passam
a compor uma equipe com o jogador que fez o casamento das peças. Assim, esses
alunos poderão ajudar o jogador a achar novos pares de peças.
5 – O jogador que acertou as imagens continua o jogo até errar, passando
a vez para o próximo jogador.
Outra forma de jogar: Acertando o par de peças o jogador
continua a jogar e incorporar novos membros a equipe que se formou para
ajuda-lo a ganhar.
Errando, a vez passa a outro jogador que procederá da mesma forma.
6 – Ganha o jogo o jogador que tiver conseguido casar o maior número de
bens culturais.
Outra forma de jogar: Ganha o jogo a equipe que tiver mais
peças e mais membros.
EXEMPLO DE PEÇAS PARA O JOGO:
JOGO DA MEMÓRIA:
JOGO DA MEMÓRIA CULTURAL
Idealizador: Carlos Henrique Rangel
Como fazer:
1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino Fundamental ou Médio.
2 – Faça uma aula/palestra sobre Patrimônio Cultural, abordando os
seguintes conceitos: Cultura, Identidade, Memória, a relação da memória com o
passado, Identidade e passado, bem cultural material e imaterial, Patrimônio
Cultural, Preservação, Conservação, Proteção, Inventário de Proteção ao Acervo
Cultural, Tombamento, Registro do Imaterial.
3 – Trabalhado os conceitos, divida a turma em grupos e peça para que
cada grupo escolha 10 bens materiais e imateriais que consideram patrimônio
cultural do município.
4 – Os grupos terão que fotografar e escrever um míni histórico dos bens
escolhidos.
5 – Os grupos devem apresentar em sala de aula o trabalho sobre os bens
culturais escolhidos com suas devidas fotos.
6 – Terminada a apresentação os alunos escolherão o número mínimo de 10
e o máximo de 15 bens culturais materiais e imateriais para serem transformados
em peças do jogo da memória.
7 – Mande imprimir em cores e plastificar duas cópias de cada imagem de
bem cultural em tamanho A4, com devida identificação. Ou seja: 10 imagens/peças
darão 20 peças.
Como jogar:
1 – Escolha quatro alunos para jogarem.
2 – Faça uma roda com os alunos e distribua as peças aleatoriamente a
cada um. Eles devem apresentar as imagens de costa para os jogadores.
3 – Faça um sorteio entre os quatro jogadores definindo a ordem de
jogada.
4 – O Primeiro jogador escolhe dois alunos/peça que devem mostrar as
imagens que seguram. Se casar as peças os dois alunos/peças saem da roda e
entregam ao jogador as suas imagens casadas.
Outra forma de jogar: Os alunos/peças saem da roda e passam
a compor uma equipe com o jogador que fez o casamento das peças. Assim, esses
alunos poderão ajudar o jogador a achar novos pares de peças.
5 – O jogador que acertou as imagens continua o jogo até errar, passando
a vez para o próximo jogador.
Outra forma de jogar: Acertando o par de peças o jogador
continua a jogar e incorporar novos membros a equipe que se formou para
ajuda-lo a ganhar.
Errando, a vez passa a outro jogador que procederá da mesma forma.
6 – Ganha o jogo o jogador que tiver conseguido casar o maior número de
bens culturais.
Outra forma de jogar: Ganha o jogo a equipe que tiver mais
peças e mais membros.
EXEMPLOS PARA PEÇAS EM TAMANHO A4:
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