Autor: Carlos Henrique Rangel
1 - Cotidiano
da Escola
(trabalho em grupo, apresentação em sala de aula)
Matéria:
HISTÓRIA
Público-alvo:
alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Descrição:
Seguindo um questionário, realizar pesquisa em grupos visando ao reconhecimento
do cotidiano da Escola.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS
NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
QUESTIONÁRIO:
1
- Quando e quem construiu o prédio da escola?
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2
- Para que foi construído o prédio?
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3
- Qual o seu estilo arquitetônico? Qual o período em que predominou?
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4
- Quais as diferenças entre este estilo e o estilo barroco.
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5
- Quando o prédio foi transformado em escola?
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6 - Quem foi o primeiro diretor?______________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Quem foi o primeiro diretor?______________________________________________________________________________________________________________________________________
7
- Procure saber quais as pessoas importantes ou famosas que estudaram na
escola.
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8
- Escolha uma delas para falar de sua vida, sua profissão e sua importância
para a nossa história.
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9
- Quem é o atual diretor?
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10
- Há quanto tempo trabalha com ensino e há quantos anos está na direção da
escola?
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11 – A Escola é protegida? Se sim, quando a escola foi tombada e por quê?
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12 - O que é o tombamento e quais suas consequências para a escola?
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13 - O prédio está passando por uma restauração? Você sabe o que isto significa?
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14 - Se estiver passando por Restauração, elabore um questionário de perguntas e entreviste o arquiteto responsável
pela obra. Não se esqueça de perguntar o seu nome completo.
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15 - Qual a importância da escola em sua vida?
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16 - Quais os problemas que apresenta e quais as soluções para resolvê-los?
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17 - Faça um cartaz como o desenho do prédio, identificando os seus cômodos e seus
problemas.
18 - Faça um mapa em uma cartolina do quarteirão onde a escola se situa
identificando os prédios e casas.
Fotografe
ou desenhe as casas ou prédios mais significativos do quarteirão, identificando
o seu nome, endereço, época em que foi construído e estado de conservação, para
serem apresentados em um cartaz. Identifique os principais problemas do
quarteirão.
Obs.: os trabalhos
serão expostos na escola na semana do Patrimônio Cultural.
2 - Mapa mental
(trabalho individual, apresentação em sala de aula)
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO
PATRIMÔNIO CULTURAL
Matéria:
GEOGRAFIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino
médio.
Descrição:
Cada aluno produzirá um
mapa detalhado do caminho que percorre para chegar à escola. Nele serão
identificados prédios e ruas que lhe chamaram a atenção.
Logo em seguida, os
alunos apresentarão os mapas, explicando o caminho e os lugares lembrados.
Como complemento deste
trabalho, outro mapa deve ser elaborado em casa com a mesma temática. O aluno
terá dois dias para observar o caminho de sua casa, e anotar e identificar no
mapa todos os detalhes que considera importante: ruas, prédios, praças etc.
Em sala de aula, os
dois mapas serão confrontados. O aluno deve ser estimulado a esclarecer por que
certos lugares e edifícios lhe chamaram a atenção e ficaram na sua lembrança e
outros não.
Por que alguns prédios
e lugares foram lembrados pela maioria dos alunos?
Por que isto aconteceu?
Obs.: Os mapas comporão a exposição a ser realizada no
final do ano.
3 - ESPAÇOS
DA ESCOLA E DE SEU ENTORNO[1]
(trabalho em
grupo com apresentação em sala de aula)
Descrição:
Seguindo um questionário, realizar pesquisa em grupos, visando ao
reconhecimento dos espaços da escola e de seu entorno (vizinhança).
Obs.: Os trabalhos devem ser
apresentados em cartazes ou cartolinas para a exposição a ser realizada na
escola.
OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS
NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
1
- Quantos alunos têm nos turnos da manhã, tarde e noite? Faça um gráfico
demonstrando estes números.
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2
- Há quantas salas de aula?
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3
- Quantos alunos há em sua sala?
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4
- Quantos banheiros a escola possui?
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5
- Quantas janelas têm o prédio da escola.
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6
- Quantas portas?
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7
- Quais as formas geométricas representadas nas janelas?
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8
- Qual o tamanho das janelas e portas?
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9
- Quantos professores têm?
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10
- Quantos serventes?
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11
- Qual o tamanho do quarteirão da escola?
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12 - Quantas
casas ou prédios existem do século XIX, dos anos 1910, 1920, 1930, 1950, 1960,
1970 e 1980 outros anos. Demonstre estes dados através de um gráfico.
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[1] O entorno é a área que
envolve ou circunda a escola, conformando uma paisagem que pode ser composta de
vazios, cheios, bens imóveis, móveis, naturais e artificiais.
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