A PRESERVAÇÃO ALÉM DA PROTEÇÃO LEGAL
O QUE SEGURA UM BEM CULTURAL NÃO É SÓ A PROTEÇÃO LEGAL.
MUITOS BENS TOMBADOS JÁ CAIRAM POR FALTA DE RECURSOS, POR NEGLIGÊNCIA DOS ÓRGÃOS TOMBADORES OU POR TEREM PERDIDO O ELO COM A COMUNIDADE...
A PERDA DO ELO, NA VERDADE É O MAIS SÉRIO DOS MOTIVOS.
NÃO ADIANTA SER TOMBADO OU INVENTARIADO SE A COMUNIDADE DETENTORA DESTE BEM PERDEU A SUA LIGAÇÃO /RELAÇÃO COM ELE.
NÃO ADIANTA SER TOMBADO OU INVENTARIADO SE A COMUNIDADE DETENTORA DESTE BEM PERDEU A SUA LIGAÇÃO /RELAÇÃO COM ELE.
POR ESSE MOTIVO CONSIDERO A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL O PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA SE PRESERVAR.
UM BOM PROJETO/PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL TEM A CAPACIDADE DE ATAR OS NÓS DESFEITOS DA TRAMA QUE UNI UM POVO COM OS SUPORTES DA SUA MEMÓRIA, ACABANDO COM A MIOPIA CULTURAL.
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DEVERIA E DEVE SER UTILIZADA EM TODOS OS TRABALHOS TÉCNICOS VOLTADOS PARA A PROTEÇÃO, PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO DOS BENS CULTURAIS.
INFELIZMENTE, ISSO AINDA NÃO OCORRE COM A FREQUENCIA QUE GOSTARIAMOS.
DÁ TRABALHO? SIM, DÁ TRABALHO.
MAS MAIS TRABALHO TEMOS AO TENTAR PRESERVAR UM BEM CULTURAL QUE PERDEU O SEU SIGNIFICADO JUNTO À COMUNIDADE...
NÃO FALTAM EXEMPLOS EM NOSSO PAÍS.
ALGUNS ÓRGÃO AINDA FAZEM QUESTÃO DE IGNORAR ESSA TRISTE REALIDADE.
De novo, é chover no molhado. Não há nenhuma novidade no que acabei de escrever.
(Carlos Henrique Rangel).
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