PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quarta-feira, 3 de julho de 2019

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL-ALIMENTAÇÃO/CULINÁRIA: SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS

ALIMENTAÇÃO/CULINÁRIA: 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS



Objetivos:
- Apreensão e compreensão de todo o processo produtivo dos alimentos e das relações sociais e culturais envolvidas.
- Estimular a percepção das paisagens rurais e urbanas e suas diferenças.
- Reconhecer os fazeres e saberes das comunidades locais.

Trabalho em Grupo - Questionário para os alunos:
Divida a turma em 6 grupos - 2 grupos para cada tema a ser trabalhado.

Grupo 1: A Comida nossa de cada dia.
1.1 - Sobre você:
1 – Onde você mora?
2 – Quantas refeições você faz ao dia?
3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?
4 – O que come no recreio?
5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.
6 – De onde vem os alimentos que você consome?
7 - Você tem horta em casa? Se a resposta for positiva, o que plantam nessa horta?
8 – Onde compra os alimentos?
9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?
10 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.
11 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?
Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.
12 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?
13 - Quais os alimentos que o acompanham? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?

1. 2 - Pesquisa:
1 – Faça uma pesquisa para descobrir como os outros municípios /Estados e países utilizam esse produto.
Recolha receitas locais e compare com as receitas de outros lugares.
2 - Quais os caminhos que o alimento percorre até chegar em sua mesa?
3 – Faça um registro fotográfico/desenhos/pinturas de todo o caminho percorrido pelo produto até chegar em sua mesa.
4 – Seu município exporta esse produto? Para quais municípios/Estados/País? Quanto é exportado?
5 - Como é colhido/criado esse produto?
6 – Os trabalhadores rurais comem esse produto? Compram? Ganham do patrão?
7 – Quais os alimentos que acompanham esse produto nas refeições dos empregados?
8 - Há quanto tempo esse produto é produzido no seu município?
9 - Existem festas motivadas por esse produto? Quem financia? Quando acontece? Onde acontece? Como acontece? O que acontece? Descreva todas as fases desta festa. Consiga fotografias antigas e recentes da festa
10 – Quais as ocasiões em que esse alimento é consumido? (dia a dia, festas, comemorações, etc)
11 – Faça um registro fotográfico/desenhos/pinturas de todo o caminho percorrido pelo produto até chegar em sua mesa.
12 – Utilizando mapas, e plantas da cidade, localize as principais fazendas produtoras deste alimento e os locais onde é vendido.

Grupo 2 - De onde vem a comida:
2.1 -Sobre você:

1 – Onde você mora?
2 – Quantas refeições você faz ao dia?
3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?
4 – O que come no recreio?
5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.
6 – De onde vem os alimentos que você consome?
7 - Você tem horta em casa? Se a resposta for positiva, o que plantam nessa horta?
8 – Onde compra os alimentos?
9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?
10 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.
11 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?
Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.



12 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?

13 - Quais os alimentos que o acompanham? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?


2.2 – Faça uma entrevista com um proprietário de uma fazenda:

Nome do Fazendeiro:

Nome da Fazenda:

Data da Entrevista:
1 - O que planta? Por que planta? Como Planta?
2 - Como vive: Onde mora? Como é a sua casa? (Como é construída? Quantos cômodos tem? Quem construiu? Quando construiu? Casa própria? Alugada? Emprestada?) A que horas levanta? Quantas horas trabalha? Como se locomove para ir ao trabalho e para ir a cidade?
3 – Quantas vezes o fazendeiro vai a cidade e em quais ocasiões?
4 - O proprietário tem fotografias antiga da fazenda? Pode emprestar para uma exposição?
5 - Qual é a roupa de trabalho de fazendeiro? Qual a roupa de festa do fazendeiro?

2.3 - Faça uma entrevista com um empregado desta fazenda: 

Nome do Empregado:

Nome da Fazenda:

Data da Entrevista:
1 - Como vive esse empregado: Onde mora? Como é a sua casa? (Como é construída? Quantos cômodos tem? Quem construiu? Quando construiu? Casa própria? Alugada? Emprestada? ) A que horas levanta? Quantas horas trabalha? Como se locomove para ir ao trabalho e para ir a cidade).
2 – Quantas vezes o empregado vai a cidade e em quais ocasiões?
3 - O empregado tem fotografias antiga da sua família e sua casa? Pode emprestar para uma exposição?
4 – Quantas vezes o empregado vai a cidade e em quais ocasiões?
5 – Como é a roupa de trabalho e a roupa de festa do empregado?
--------------------------------
6 - Pesquise: Os proprietários estão organizados? Os Empregados estão organizados? Como? Há quantos anos?


3 - Grupo 3 - Quem come e o que come.

3.1 - Sobre você:

1 – Onde você mora?
2 – Quantas refeições você faz ao dia?
3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?
4 – O que come no recreio?
5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.
6 – De onde vem os alimentos que você consome?
7 - Você tem horta em casa? Se a resposta for positiva, o que plantam nessa horta?
8 – Onde compra os alimentos?
9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?
10 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.
11 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?
Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.



12 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?

13 - Quais os alimentos que o acompanham? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?

3.2  – Entreviste 3 pessoas idosas: 

Nome :

Onde mora:

Data da Entrevista:
Hábitos alimentares do passado.

1 - Onde mora? O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?

2 - Existe algum alimento do passado que não se encontra mais? Qual?

3 - Como era preparado?

4 - Porque deixou de ser preparado?
5 - Tente conseguir fotos antigas de festas ou ocasiões em que essas pessoas estão almoçando ou lanchando.
Fotografe as entrevistadas;

3.3 – Entreviste a cozinheira da cantina da Escola:

Nome:

Onde mora:

Data da Entrevista: 
1 - Onde mora?

2 - O que come no café da manhã antes de ir para a escola?

3 - Como se locomove para ir a escola?

4 - Há quanto tempo trabalha na escola?

5 - Com é definido o cardápio da escola?

6 - Qual a comida que mais gosta de preparar em casa?

7 - Solicite uma receita.
8 - Fotografe a entrevistada.

3.4 – Faça um levantamento de todos os estabelecimentos comerciais de alimentos existentes no percurso entre a sua casa e a escola. (nome, endereço, proprietário, quantos anos funciona, quantos anos tem, quando foi construído o imóvel, principais produtos vendidos).


3.5 - Entreviste um feirante ou comerciante de alimentos:

Nome do Comerciante:

Nome do Comércio:

Data da Entrevista:

1 - Que produtos vende?

2 - Onde adquire seus produtos?

3 - Quando adquire?

4 - A que horas chega na feira?

5 - A que horas sai?

6 - O que faz com os alimentos que não são vendidos?

7 - Qual o alimento que ele mais come?
8 - Fotografe o entrevistado.

3.5 – Fazer uma feira na escola utilizando produtos doados pelo comércio local/com pratos típicos do município/região preparados pelos pais dos alunos e pelos diretores e professores.

Obs.: Nesta ocasião poderá ocorrer a exposição dos trabalhos dos grupos com os mapas, fotografias antigas e recentes.

Organizador: Carlos Henrique Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário