MODELO PARA PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
O Projeto de Educação Patrimonial deve conter os
seguintes itens:
1- Nome do
Projeto
Deve ser
relacionado com a temática a ser abordada no Projeto de Educação Patrimonial.
2 – Mês e ano de sua elaboração do Projeto.
3 – Sumário – Deve conter a divisão do trabalho e suas respectivas
páginas.
Ex.:
Introdução, Justificativa, Público-alvo, Objetivos, Metodologia,
Cronograma,
Orçamento, Produtos, Equipe Técnica, Referências
Bibliográficas.
4 – Justificativa
Relatar
a relevância do Projeto para o município ou comunidade.
O porque e para que o
projeto é importante.
Por que realizar essas escolhas específica do projeto em
detrimento de outras opções.
5 –
Público-Alvo: A quem destina o Projeto.
Quem será contemplado pelos trabalhos.
6 – Objetivos
O que se
pretende alcançar com o Projeto.
Onde se pretende chegar com a realização do
Projeto.
7– Metodologia
Como o projeto vai ser realizado.
Quais métodos e
técnicas serão utilizados para a realização.
Quais atividades serão realizadas.
Como serão realizadas e que questões serão trabalhadas em cada atividade.
8– Cronograma
O Cronograma deve relacionar as atividades com o tempo
para a sua realização.
Quanto tempo vai durar cada atividade/ação/fase do
Projeto?
Quando será realizada?
O cronograma deve conter os seguintes itens em forma de
quadro:
- Mês/Ano
– Atividade/Ação/Fase
– Método/Técnica (como vai ser feita. O que vai ser
feito)
– Tempo da Atividade
– Objetivo (o que
se pretende com a atividade)
– Avaliação (dos resultados da Atividade).
9– Orçamento
Custo estimado para a execução do Projeto em todas as
suas etapas.
Quanto está previsto se gastar.
Quais as fontes de recursos
disponíveis para cada atividade/fase do Projeto.
Materiais necessários para a
realização de cada atividade/fase.
Despesas diversas.
10– Produtos
Quais os produtos que serão gerados durante e ao final da
execução do projeto.
Ex.: peças teatrais, painéis, cartilhas, cartazes,
exposições, trabalhos de campo, redações, etc.
11– Equipe
Técnica
Quem participará do Projeto?
Deve ser identificado os membros da equipe e as parcerias
– se houver – e definir as atribuições de cada membro.
Deve identificar o Coordenador Geral e os coordenadores
específicos de cada atividade/fase/ação.
12– Referências
Documentais
Quais foram as fontes/documentos consultado para a
elaboração do Projeto.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO DO
RELATÓRIO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
A – ÁREA DE DESENVOLVIMENTO:
Informe
a área de desenvolvimento da ação conforme a definição da DN 2018 do CONEP:
1.SETOR MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO
CULTURAL; 2. ESCOLAS; 3.LOCAIS DE MEMÓRIA COLETIVA; 4.OBRAS DE CONSERVAÇÃO E
RESTAURAÇÃO.
APRESENTE:
1 - O TÍTULO DO EVENTO OU AÇÃO:
2 – APRESENTAÇÃO DA AÇÃO:
Texto
apresentando a Ementa/programa do conjunto de ações desenvolvidas ou curso.
Informe claramente:
De
que se trata a atividade?
Qual
a motivação/relevância/justificativa para a realização da atividade?
Quais
os objetivos da ação/atividade?
3 – NOME E QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL
RESPONSÁVEL
Informe
quem é o responsável por ministrar o curso/palestra ou responsável/coordenador/instrutor
pela atividade de educação patrimonial a se realizar e sua qualificação
profissional.
4 – PÚBLICO ENVOLVIDO:
-
Informe a quem se dedica a atividade/ação.
Aqueles que foram envolvidos na atividade
direta ou indiretamente.
-
Quem foi contemplado? (Faixa etária,
escolaridade, região, condição socioeconômica,
hábitos culturais, função, etc.)
Participantes: Professores, Agentes Culturais,
Conselheiros, alunos (informe a série/ano).
-
Informe o número dos participantes.
5 – DATA E DURAÇÃO:
Informe
a data do evento/ação. Se for uma ação que engloba vários dias informe todos os
dias.
Informe
a duração da atividade/ação em horas ou dias.
6 – ANÁLISE CRÍTICA DA ATIVIDADE/AÇÃO:
-
Descrição minuciosa da ação/atividade em todas as suas fases. Detalhe tudo que
aconteceu. Não economize informações:
.
O que foi feito?
Ex.:
Visita Guiada ou curso/palestra. No caso de Cursos ou Palestras, informe
detalhadamente o conteúdo abordado.
.
Onde foi feita? (local onde foi feita a atividade)
Ex.:
Igreja.
.
Quando foi feita?
Ex.:
Na parte da manhã do dia 2 de julho de 2018.
. Como foi feita cada atividade?
Ex.: A visita se iniciou na Escola e
seguindo um roteiro em mapa chegou à igreja. Os participantes divididos em
grupos foram motivados a observar o interior da igreja e a responder aos
exercícios de uma folha didática.
. O que foi trabalhado?
Ex.: A história, arquitetura e acervo de
arte aplicada e bens móveis da Igreja.
. Que material foi usamos para fazer a
atividade?
Ex.:
Mapas e folhas didáticas ou questionários
. O que alcançamos com a atividade? (O que os
participantes apreenderam com a atividade?).
. Produtos gerados ou alcançados.
Ex.: Folhas didáticas/Questionários preenchidas
(os), redações, desenhos, maquetes, cartazes, peça teatral.
.
Como foram divulgados, expostos à comunidade/escola?
Ex.: Exposição no aniversário da cidade.
- Avaliação dos resultados obtidos
pela/com a atividade:
. Foi satisfatório?
. Cumpriu os objetivos total ou
parcialmente? Por que?
. Quais os problemas encontrados?
. Quais as soluções para os problemas?
7 – RELATÓRIO FOTOGRÁFICO:
Deve
apresentar no mínimo 8 fotos coloridas de cada fase da atividade.
A
legenda das fotos deve descrever/identificar o que está ocorrendo na imagem.
Deve
conter local, data e autoria da foto.
Obs.: Sempre consulte a Deliberação
Normativa do CONEP ao produzir o relatório, evitando futuros problemas.
B - ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE
ATIVIDADES:
1 - Visitas Guiadas:
Antes da visita deve ser feito uma
preparação expositiva sobre o local a ser visitado, realizada pelo professor ou
coordenador da atividade.
A
visita deve conter atividades no local e em sala de aula.
Estas
atividades podem ser:
-
O preenchimento de questionário/folha didática com perguntas referentes ao bem
cultural a ser visitado a serem respondidas no local e também em sala de aula.
-
Entrevista a ser realizada com o responsável/detentor do bem cultural com
perguntas elaboradas pelos próprios alunos/visitantes.
Devem
gerar produtos que serão expostos na sala de aula ou em exposição em evento
pré-agendado.
2 – Festas não são atividade de educação
patrimonial em si.
Para ter esse caráter devem conter
atividades que levem o aluno a uma mudança de
atitude sobre o evento. Exemplo: Pesquisas
histórica com entrevistas sobre a festa,
resgate de manifestações passadas,
encenações artísticas, etc.
3 – Educação Patrimonial em obras de restauro:
A simples inauguração de uma obra de
restauro ou visita a uma obra de restauro
não configura educação patrimonial.
Deve conter explicações sobre a
intervenção prestada por um responsável.
Deve conter atividades e exercícios sobre
o bem cultural ou sobre as profissões
envolvidas na restauração.
4 – Sobre Cartilhas:
Explique como, por que, por quem foi
feita.
Relate quantos exemplares foram
publicados.
Como foi difundida/utilizada e que
produtos gerou.
- Encaminhe um exemplar da cartilha junto
ao relatório.
Obs.: A simples publicação da cartilha
não configura atividade de Educação
Patrimonial.
5 – Sobre Cursos, Palestras ou Oficinas:
Informe os objetivos do curso, palestra,
oficina de forma clara.
Apresente o conteúdo do curso ou
palestra. O que foi abordado/ensinado?
Apresente fotografias específicas do
professor/instrutor, em ação.
Apresente fotografias gerais do público
alvo e específicas das atividades ocorridas
durante o curso/palestra/oficina.
Apresente em anexo materiais usados no
curso/palestra/oficina: Apostilas,
exercícios, jogos, mapas de percepção,
etc.
6 – Produção midiática/divulgação:
Explique com ocorreu a divulgação e
distribuição dos convites, folders, cartazes, etc.
Locais de distribuição/ divulgação.
Apresente em anexo ao relatório, folders,
cartazes, apostilas, cartilhas, etc.
Explique os recortes de jornais que estão divulgando eventos de educação patrimonial.
- A simples apresentação da produção midiática, sem qualquer explicação, nada diz.
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