PALESTRA EM ITANHANDU
NO DIA 09 DE OUTUBRO DE 2018
MUITO AGRADECIDO AOS PARTICIPANTES DA PALESTRA
“A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
- ALGUNS CONCEITOS E DIRETRIZES - ”
PROPOSTA PARA PALESTRA:
PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO - ALGUNS CONCEITOS
PALESTRANTE:
Carlos Henrique Rangel -
Historiador – Agente Cultural.
CLIENTELA – ALVO:
Agentes
culturais, educadores e equipe técnica dos municípios,
A – OBJETIVOS DA PALESTRA:
A palestra tem como objetivo introduzir os conceitos
básicos sobre cultura, passado, memória, identidade, bens culturais,
tombamento, inventário e a importância e necessidade da promoção da proteção do
Patrimônio Cultural no país, Estado e municípios.
Contribuir para o desenvolvimento da consciência
preservacionista visando o fortalecimento da identidade cultural.
Promover
os conceitos e incentivar o desenvolvimento de ações para a valorização do
patrimônio e sua preservação.
B - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Uma
palestra com utilização de projetor de slides – Data-show.
C - CONTEÚDO A SER
TRABALHADO NA PALESTRA:
Conceitos: Memória, Identidade, Cultura, bem
cultural, patrimônio cultural, preservação, conservação, restauração,
intervenção, inventário, tombamento, Registro do Patrimônio Imaterial. Evolução
da proteção do patrimônio cultural no país e no estado de Minas Gerais: IPHAN E
IEPHA/MG, educação Patrimonial.
MATERIAIS / EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A APRESENTAÇÃO:
Projetor de slides- Data-Show, computador, tela de
projeção.
CRONOGRAMA: Duas horas
PROPOSTA DE CURSO
DIRETRIZES PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
COORDENADOR/PROFESSOR:
Carlos Henrique Rangel - Historiador
CLIENTELA – ALVO:
Agentes
culturais, educadores e Equipe técnica dos municípios,
A - JUSTIFICATIVA:
Atualmente existem mais de setecentos Conselhos
Municipais de Patrimônio Cultural. Este número tende a crescer de ano para ano,
assim como a criação de departamentos de Patrimônio, braço técnico destes
conselhos, que vêm atuando na preservação do patrimônio cultural em nível
municipal.
No momento em que o Estado de Minas Gerais vem se
despontando como pioneiro na preservação de seu Patrimônio Cultural através da
Lei n. º 18.030/09 (que repassa recursos do ICMS para os municípios que
investem em cultura) torna-se de crucial importância a divulgação e sensibilização
das comunidades sobre os seus valores culturais, envolvendo-as no processo de
preservação e manutenção do acervo.
B - OBJETIVOS:
Introduzir os conceitos básicos sobre cultura,
memória, identidade, bens culturais, Patrimônio Cultural, tombamento, inventário
e a importância e necessidade da promoção da proteção do Patrimônio Cultural no
país, Estado e municípios.
Contribuir para o desenvolvimento da consciência
preservacionista no visando o fortalecimento da identidade cultural.
Dar
suporte na promoção de ações junto à comunidade para que absorvam os conceitos
e conheçam a realidade local com relação ao Patrimônio Cultural e possam
desenvolver coletivamente ações para sua valorização e preservação.
C - CONTEÚDO A SER
TRABALHADO NO CURSO:
ESTRUTURA DO CURSO
- Conceitos importantes: Cultura, Memória, lembrança e Identidade, Memória e passado, bem cultural, Patrimônio Cultural.
- Evolução da Proteção do Patrimônio Cultural – Origens e trajetória.
- A evolução da proteção do Patrimônio Cultural:
A - No Brasil – A criação do IPHAN e sua
trajetória.
B – Em Minas Gerais - A criação do IEPHA e
sua trajetória.
- A evolução do Conceito de Proteção: Tombamento; Inventários; Patrimônio Imaterial, Planos Diretores e leis de uso e ocupação do solo.
- Patrimônio Cultural Regional – A descentralização da Proteção do Patrimônio Cultural. ICMS Patrimônio Cultural.
- Inventário de Proteção do Acervo Cultural, Processos de Tombamento e de Registro
- Educação Patrimonial. A comunidade responsável pelo seu Patrimônio Cultural: Conceito, metodologia e proposta de atividades.
D - CARGA
HORÁRIA COMPLETA: 06 horas/aula.
Instrutores:
Um instrutor
Materiais /
Equipamentos Necessários:
Data show, computador.
Número de
alunos: 50 alunos por curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário