CONCEITOS
CONCEITOS
Autor: Carlos Henrique Rangel
Cultura...
Cultura...Cultura...
Cultura do macaco existe?
Não existe.
Cultura do Cavalo
existe? Não existe.
Cultura...Do café... O que
é?
Cultura da banana...O que
é?
Ato de cultivar? Modo de cultivar?
Cultura de homem... Essa
existe?
Essa existe.
Cultura, conjunto.
Conjunto de coisas... De
coisas de homens.
De coisas valorizadas por
homens.
.
O que fez... O que faz...
O que vai fazer...
Cultura... Coisa de muitos
homens.
Construídas por homens.
Admiradas por homens.
Usadas... Trabalhadas...
Manuseadas por homens.
Modos, modas, gestos,
falas, danças, festas, comidas, roupas.
Moradas de Deus e de
homens.
Ufa!
Ah... Esses bens...
Bens que quero Bem...
Cultura e bens...Bens Culturais...
Que me fazem bem.
Que me fazem viver bem...
No lugar que quero bem.
Em casa, na rua, no
bairro, na cidade, no campo, na pátria.
Pátria...bens... Para
nós...
Patrimônio...
Patrimônios... Cultura.
Patrimônios Culturais
que quero bem.
Que preservo bem para
viver bem.
Na rua, no campo, na
fazenda.
Ou numa casinha de...
Pau-a-pique ou de adobe ou de tijolos.
Fazendo festas, contando
casos, cantando, pegando, construindo,
Amando...
Amando a mim e aos outros.
Isto me faz lembrar
Que os bens,
os patrimônios culturais, me
lembram de mim e dos meus.
Do que aconteceu e do que
foi.
Construção de homens do passado
e do presente.
E me identificam.
Identificar... O
que sou?
Sou único e tenho identidade...
Sou um pouco de meu pai e
de minha mãe.
Um pouco de meus avós e de
muitos mais.
Sou parte da terra onde
nasci e vivi e de tudo que aprendi.
Sou parte do povo que
também tem identidade própria.
Cultura própria...
Bens próprios. Patrimônios
próprios.
Minha memória me
identifica.
Os bens me identificam.
Os bens culturais me
identificam e a minha cidade.
E minha comunidade.
Memória, identidade,
cultura, bens culturais, patrimônios culturais.
Minha terra tem palmeiras
e buritis e matas e igrejas e praças.
Minha terra tem cantos e
congados. Tem reinado, tem artesanato.
Minha terra importa!
Minha terra é única e é
importante.
E tudo isto também me faz
importante.
Eu SOU!
Mas você também é.
I - QUESTIONÁRIO
Conceitos (a serem
trabalhados dentro de sala de aula pelos professores)
Matérias: HISTÓRIA e GEOGRAFIA
Público-alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio.
1 -Você sabe o que é um bem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Como as coisas se tornam um bem?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
3 - Quais são os seus bens?
______________________________________________________________________
Por que são importantes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Quem é que atribuiu essa importância? Por quê?
______________________________________________________________________
5 - E os bens de sua família? Por que eles são importantes?
Quem atribuiu essa importância?
______________________________________________________________________
6 - Quais são os objetos mais antigos da sua família?
______________________________________________________________________
7 - Quando foram comprados ou produzidos?
______________________________________________________________________
8 - A quem pertenceram e a quem pertencem atualmente?
______________________________________________________________________
9 - Serviam ou servem para quê?
______________________________________________________________________
10 - Você sabe o que é cultura?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 - O que seria um bem cultural?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 - Porque eles são importantes? Quem atribuiu essa
importância?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________
13 – Para você, quais são os bens culturais mais importantes
na sua cidade? Por quê?
______________________________________________________________________
14 - Estes bens culturais estão protegidos? Como?
______________________________________________________________________
15 - Defina: bem móvel, bem imóvel, bem imaterial,
tombamento, registro do imaterial.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário