GINCANA
CULTURAL
ÁLBUM
DE FIGURINHAS DOS BENS CULTURAIS:
Elaboração: Carlos Henrique Rangel
Como
fazer:
1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino
Fundamental ou Médio.
2 – Faça uma aula/palestra sobre Patrimônio
Cultural, abordando os seguintes conceitos: Cultura, Identidade, Memória, a
relação da memória com o passado, Identidade e passado, bem cultural material e
imaterial, Patrimônio Cultural, Preservação, Conservação, Proteção, Inventário
de Proteção ao Acervo Cultural, Tombamento, Registro do Imaterial.
3 – Trabalhado os conceitos, divida a turma em
grupos e peça para que cada grupo escolha 10 bens materiais e imateriais que
consideram patrimônio cultural do município.
4 – Os grupos terão que fotografar e escrever um
míni histórico dos bens escolhidos.
5 – Os grupos devem apresentar em sala de aula o
trabalho sobre os bens culturais escolhidos com suas devidas fotos.
6 – Terminada a apresentação os alunos escolherão
o número mínimo de 10 e o máximo de 15 bens culturais materiais e imateriais
para serem transformados em figurinhas do Álbum.
7 – Monte os Álbuns e distribua um para cada
grupo de seis alunos participantes da gincana.
COMO FUNCIONARÁ A GINCANA:
1 – Elabore uma pergunta sobre um bem cultural;
Por exemplo: A Igreja Matriz X.
Quando foi concluída?
Os grupos de alunos terão que se apresentar com a
resposta a alguém pré-escolhido que estará na Igreja.
2 - O grupo que acertar a resposta recebe a figurinha
da Igreja.
3 - Atrás da figura estará nova pergunta sobre o
próximo bem cultural (Estação Ferroviária).
Novamente o grupo terá que descobrir a resposta e
apresenta-la a uma pessoa que vai estar na Estação ferroviária.
4 - Se acertar a
resposta, ganha a figurinha da Estação que também conterá no seu verso, uma
pergunta sobre outro bem cultural.
Assim continuará o jogo até que um dos grupos
consiga montar o Álbum com todas as figuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário