SUGESTÃO PARA TRABALHO SOBRE
A VISITA
GUIADA A UMA CIDADE COLONIAL:
A
- Os professores precisam ministrar uma aula introdutória, anterior à visita sobre
a história da cidade e sobre os locais a serem visitados.
B –
Deve ser disponibilizado aos alunos, um mapa do Centro Histórico da cidade para orientar os alunos na visita.
- Os alunos devem ser motivados a marcar no mapa os
lugares visitados pelo grupo ou individualmente.
- Os alunos devem ser motivados a fotografar a visita e tirar selfies nos lugares que mais gostaram.
C – Produzia exercícios para serem respondidos durante a viagem e
depois.
Sugestão:
1
- O que a cidade X tem que a nossa cidade não tem?
( )
Museu ( ) Estação
Ferroviária ( ) Igrejas ( ) Chafarizes.
( )Outros: ____________
( )Outros: ____________
2
- Faça uma comparação entre as ruas da cidade X com a da nossa cidade.
- Como é o calçamento das ruas da cidade X e como é o calçamento da nossa cidade?
Por
que ocorreu essas diferenças?
- Como é o traçado das ruas da cidade X
e como é o da nossa cidade?
Por que ocorreu essas diferenças?
3 –
Qual as diferenças e semelhanças das igrejas de da cidade X e da nossa cidade?
4 –
Como, quando e por quem Ouro Preto foi fundada e como, quando e por quem a
nossa cidade foi fundada?
5 –
O que levou à fundação da cidade X e o que motivou a fundação da nossa
cidade?
Cidade X :
( ) garimpo de ouro. ( )
criação de gado. ( ) Plantação de café. ( )
Plantação de milho e outros produtos. (
) instalação de uma estação ferroviária.( ) Exploração de minério de ferro e outros.
( ) exploração de pedras preciosas.
( ) outros:________________
( ) exploração de pedras preciosas.
( ) outros:________________
Nossa
cidade:
( ) garimpo de ouro. ( )
criação de gado. ( ) Plantação de café. ( )
Plantação de milho e outros produtos. (
) instalação de uma estação ferroviária.( ) Exploração de minério de ferro e outros. ( ) exploração de pedras preciosas.
( ) outros:_______________________
6 –
Qual o estilo artístico das Igrejas da cidade X?
7 –
Qual o estilo arquitetônico da nossa Matriz?
8 –
Faça uma redação sobre a visita à cidade X destacando os lugares ou objetos
que mais gostou e porque gostou ilustrando com fotos que você tirou durante a visita.
9 –
Faça em uma cartolina o mapa da sua rua e arredores localizando/desenhando os
lugares, que considera mais importantes ou mais interessantes.
Justifique
em folha à separada porque acha que esses lugares são importantes ou
interessantes.
Obs.:
Fotografe a aula expositiva preparatória da viagem.
Fotografe a aula expositiva preparatória da viagem.
Fotografe
detalhadamente toda a viagem/visita mostrando os alunos com os mapas na mão e
cadernos para anotações.
Fotografe
os alunos preenchendo o questionário em sala de aula.
As
fotos devem ter legendas claras com autoria, local e data.
Monte uma exposição dos trabalhos e fotos em sala de aula ou na semana de Cultura ou
evento aberto aos pais e comunidade. Fotografe a exposição.
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_________________________________
-------------------------------------------------------------------------
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
EXERCÍCIO
1 – Qual o lugar, casa, prédio fazer ou
festa que considera
mais importante na sua cidade? Por quê?
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
2 – O que te chama mais atenção nesse bem
cultural?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
3 – Você utiliza ou tem contato com esse bem cultural?
(
) Passa perto dele todos os dias.
Por quê?
__________________________________
__________________________________
(
) Passa perto dele de vez em quando.
Por quê?
( ) Frequenta ou vivencia o bem todos os dias.
Por quê?
________________________________
(
) Frequenta ou vivencia o bem de vez em quando
Por quê?
________________________________
(
) Não tem contato com o bem.
Por quê?
_______________________________
4 – Por quê esse bem cultural tem
importância para você?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
5 – Quais os problemas que existem nesse
bem cultural?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
6 - Como esses problemas podem ser resolvidos?
6 - Como esses problemas podem ser resolvidos?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
7 – O que você acha que pode ser feito para esse bem seja preservado?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO
PATRIMONIAL
A
Deliberação Normativa 06/2018 do IEPHA/MG definiu algumas áreas de
desenvolvimento para a Educação Patrimonial.
I - ÁREA DE
DESENVOLVIMENTO - SETOR MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL
Na
área denominada “Setor Municipal de Patrimônio Cultural” podemos desenvolver um
curso de Educação Patrimonial com duração de 8 horas para agentes culturais:
Servidores municipais da área de cultura, setor de projetos e obras,
Conselheiros municipais, membros de associações culturais, professores da rede
pública municipal e estadual para a capacitação e desenvolvimento de Educação
Patrimonial e preservação do Patrimônio Cultural local.
PONTUAÇÃO:
·
Cada
ação aceita para pontuação vale até 0,15 pontos.
·
A
aceitação de 04 ações desta área de desenvolvimento poderá corresponder ao
alcance da pontuação máxima para o item (0,15 x 4 = 0,60).
II - ÁREA DE
DESENVOLVIMENTO - ESCOLAS
Na
área de atuação denominada “Escolas” pode ser feita uma Visita Guiada:
·
ORIENTAÇÕES
PARA VISITA GUIADA:
1 –
Defina a escola e turmas com quem vai trabalhar a visita. Sugiro duas turmas no
mínimo.
2 –
Defina o bem a ser visitado: uma igreja? Um museu? Estação ferroviária, outros.
3 –
Elabore um Roteiro a ser seguido com os alunos. Marque em mapa da área a ser
visitada e o distribua aos alunos.
4 - Os
professores precisam ministrar uma aula introdutória, anterior à visita sobre a
história do local a ser visitado.
5 –
Forneça aos alunos um Questionário de atividades a serem realizadas no local e
em sala de aula.
6 - Os
alunos devem ser motivados a fotografar e a tirar selfies nos lugares
que mais gostaram e dos detalhes que mais gostaram.
Obs.:
Fotografe a aula expositiva preparatória da viagem.
Fotografe
detalhadamente toda a viagem/visita mostrando os alunos com os mapas na mão e
cadernos para anotações.
Fotografe
os alunos preenchendo o questionário em sala de aula.
As
fotos devem ter legendas claras com autoria, local e data.
Monte
uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e com fotos de todas as
etapas do trabalho de educação patrimonial. A exposição pode ser feita em
evento importante para a escola ou cidade: Semana de Cultura ou evento
aberto aos pais e comunidade. Fotografe a exposição.
EXERCÍCIOS DE EDUCAÇÃO PARA ESCOLAS
1
- Visitas Orientadas - Divida os temas (Praça e Igreja) devem ser distribuídos
entre seis grupos. Parte do trabalho será feito durante a visita à Praça e a
Igreja. Algumas perguntas demandarão pesquisas nos dias posteriores à visita.
PRAÇA
1
– Você conhecia a Praça? Qual o seu nome atual?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2
– Passou por reformas? Quais e quando? Teve outros nomes? Quando adquiriu o
nome atual?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3
– Qual a origem do nome da Praça? Se for uma personalidade histórica faça uma
pesquisa sobre ela.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4
– O que mais te chamou a atenção na visita?
Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – O que acontece na rua / praça? Quem frequenta
e o que faz? Por que frequenta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7
– Existem áreas de lazer? Bares? Quadras? Coreto? Brinquedos? Quantos são de
cada categoria. Quem frequenta cada um desses lugares?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8
– Quantos canteiros têm a praça e em que formato são?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9
– Existem Bancos? Quantos são? De que material são feitos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10
– Existem monumentos? (bustos, fontes, estátuas, etc.) Descreva-os. No caso dos
bustos, quem são os homenageados e por que mereceram essa homenagem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11
– Quais as cores que predominam na praça e onde se encontram.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12
– Que tipos de animais habitam a praça? Qual o motivo para que vivam na Praça?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13
– Quais os sons ouvidos na Praça? Por que esses sons acontecem na Praça?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14
– Qual o som que você mais gostou de ouvir? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15
- Qual o que menos gostou? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16
– Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir ou acabar com esse som
ruim?
________________________________________________________________________________________________________________________________
17
– Quais os cheiros percebidos na Praça? Por que esses cheiros existem?
________________________________________________________________________________________________________________________________
18
– Qual o cheiro que você achou mais agradável? Por quê?
________________________________________________________________
19
– Qual o cheiro que menos gostou? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________
20
– Em sua opinião, o que pode ser feito para acabar com esse cheiro ruim se ele
atrapalha a convivência na praça.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
21
- Desenhe a praça identificando os bancos, bustos, coretos, jardins,
monumentos. (Que esse desenho seja feito em cartolina pelo grupo identificando
os elementos da praça).
Alunos:
______________________________________________________________________________________________________________________________
Turma:
__________________________________________________
IGREJA
1 – Como se chama a igreja matriz? Quando foi construída?
Quem construiu? Qual o material utilizado para sua construção? Qual o Santo de
Devoção?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Pesquise sobre a vida do Santo que dá nome a igreja:
como viveu, o que fez, como morreu. Identifique os atributos da imagem. De onde
veio? Quem produziu? Como foi adquirida?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Existe uma festa em homenagem ao Santo? Quando, onde e
como acontece? Descreva esta festa:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Entreviste o principal responsável pela festa usando o
seguinte roteiro: Nome? Função na festa? Quando surgiu a festa? Por que
acontece a festa? Quem financia? Quais são os principais participantes? Como
acontece a festa: início, meio, fim?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Como é o altar principal da Igreja? Quantos nichos?
Quais as imagens expostas?
(Descreva o elemento decorativo que mais te chamou
atenção).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Quais os sons ouvidos na Igreja? Por que esses sons
acontecem na Igreja?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 –
Qual o som que você mais gostou de ouvir? Por quê?
Qual o que
menos gostou? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir ou
acabar com esse som ruim?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Quais os cheiros percebidos na Igreja? Por que esses
cheiros existem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Qual o cheiro que você achou mais agradável? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Qual o cheiro que menos gostou? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 –
Em sua opinião, o que pode ser feito para acabar com esse cheiro ruim?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 – Quais os problemas que a Igreja apresenta? Como
resolvê-los?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Que
esse desenho seja feito em cartolina pelo grupo identificando os elementos da
igreja e entorno).
Alunos: ______________________________________________________________________________________________________________________________
Turma: __________________________________________________
2 - RECONHECENDO
A CIDADE
(Trabalho em
grupo, apresentação em sala de aula)
Descrição: Realizar trabalho de pesquisa
visando ao reconhecimento da cidade
e de seus espaços culturais.
OS
TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
I - Entrevistar o morador mais antigo do seu
quarteirão:
Nome: _____________________________________________________________
Endereço: _____________________________________________________________
1 - Há quanto tempo mora na rua?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - O que ele considera mais importante na
rua/quarteirão e por quê.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Pergunte se ele tem fotos antigas da rua
ou tiradas na rua. Peça emprestada para fazer uma cópia.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Quais as mudanças mais importantes que
ocorreram na rua? O que ele achou delas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
II -
QUESTIONÁRIO
1 - Você conhece a história da sua cidade?
Como ela nasceu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Desenhe a planta da sua cidade
localizando os lugares e os prédios ou casas mais importantes.
3 - Conte quantas escolas, cinemas, igrejas
e praças existem na sua cidade.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Quais os lugares de diversão que você
mais freqüenta. Escreva uma redação sobre este local.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Você sabe onde nasce o rio que passa por
sua cidade? Qual o seu nome? Qual a origem do nome do rio?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Faça um desenho do rio desde a sua
nascente até chegar a sua cidade, identificando os lugares por onde passa.
7 - Desenhe o caminho que você percorre para
chegar à escola identificando as casas mais antigas.
8 – Quais são os lugares mais interessantes
na cidade? Por quê?
______________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Quais são as festas mais importantes da
cidade e onde acontecem. Descreva a festa que você considera mais importante.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 - Em sua opinião, qual o bem cultural
mais importante da cidade? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Qual o estado de conservação dele? Por
quê?
______________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 - O que você acha que deve ser feito para
a preservação dos bens culturais da sua cidade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 - Quais os problemas que a sua cidade
apresenta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________
14 - Quais as soluções para estes problemas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
15
- Como é a sua cidade dos sonhos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - ENTREVISTAS COM O DIRETOR, PROFESSORES,
SERVENTES E ALUNOS (TRABALHO EM GRUPO, APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA)
Matéria: HISTÓRIA
Descrição: Usando questionários
individualizados (apresentados em anexo), para o diretor, professores e alunos,
os grupos deverão realizar entrevistas com a categoria sorteada em sala de
aula. No caso do diretor, somente um
grupo da escola fará a entrevista.
Diretor
1 – Qual o
seu nome completo:
2 – Qual a sua idade? ____________ onde nasceu?
_________________
3 – Que curso fez?
____________________________________________________
4 – O que
fazia antes de ser diretor (a)?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Há quanto tempo é diretor (a)?
_________________________________________
6 – O que faz
um diretor (a)?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Gosta do
que faz? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – O que mais gosta na escola? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – O que
menos gosta na escola? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Quais os
maiores problemas da escola? Como podem ser resolvidos?
______________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos
devem elaborar outras perguntas)
Entrevista
realizada por: __________________________________________
Em ____________/____________________/__________
Professor
1 – Qual o
seu nome completo:
2 – Quantos anos tem? ________onde nasceu?
_________________________
3 – Que curso fez?
_____________________________________________________
4 – Quantos anos dura o curso?
___________________________________________
5 – Há
quantos anos é professor (a)?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Há quanto
anos é professor (a) na escola? __________________
7 – Trabalha
em outras escolas? Quais?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Em
quantas turmas e séries leciona?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Gosta de
ser professor? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Quais as
coisas boas e ruins da profissão? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Quais os
problemas mais sérios da escola? O que pode ser feito para resolvê-los?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos
devem elaborar outras perguntas)
Entrevista
realizada por: __________________________________________
Em
____________/____________________/______________
Aluno
1 – Qual o
seu nome completo:
2 - Qual a sua idade? ________onde nasceu?
___________________________
3 – Qual a sua série?
____________________________________________________
4 – Onde você
mora?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Há quanto anos estuda na escola?
______________________________________
6 – Gosta da
escola? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – O que
mais gosta na escola? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – O que não
gosta na escola? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Como você
vem para a escola? Sozinho ou com os pais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – O que
faz depois da aula?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – O que
você acha que falta na escola? Quais os problemas?
________________________________________________________________________________________________________________________________
12 – Como
você acha que podem ser resolvidos os problemas?
________________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos
devem elaborar outras perguntas)
Entrevista
realizada por: __________________________________________
Em
____________/____________________/______________
Responsável Pela Cantina
1 – Qual o seu nome completo:
2 - Quantos anos tem? __________onde nasceu?
________________________
3 – Há
quantos anos é servente?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Onde mora?
_____________________________________________________________________
5 – Há quantos anos é servente da escola?
_____________________________________________________________________
6 – O que
come no café da manhã antes de ir para a escola?
_____________________________________________________________________
7- Como se
locomove para ir à escola?
_____________________________________________________________________
8 – Trabalha
em outros lugares? Quais?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Qual o
seu horário de trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Gosta de
seu trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 - Como é
definido o cardápio da escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
12- O que ela
mais gosta de preparar? Solicite a receita.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Os alunos
devem elaborar outras perguntas)
Entrevista
realizada por: __________________________________________
Em
____________/____________________/________
(Trabalho em grupo com apresentação em sala de
aula)
Descrição: Seguindo um questionário,
realizar pesquisa em grupos, visando ao reconhecimento dos espaços da escola e
de seu entorno (vizinhança).
Obs.:
Os trabalhos devem ser apresentados em cartazes ou cartolinas para a exposição
a ser realizada na escola.
OS
TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS NA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
1 - Quantos alunos têm nos turnos da manhã,
tarde e noite? Faça um gráfico demonstrando estes números.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Há quantas salas de aula?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Quantos alunos há em sua sala?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Quantos banheiros a escola possui?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Quantas janelas têm o prédio da escola.
______________________________________________________________________
6 - Quantas portas?
______________________________________________________________________
7 - Quais as formas geométricas
representadas nas janelas?
______________________________________________________________________
8 - Qual o tamanho das janelas e portas?
______________________________________________________________________
9 - Quantos professores têm?
______________________________________________________________________
10 - Quantos serventes?
______________________________________________________________________
11 - Qual o tamanho do quarteirão da escola?
______________________________________________________________________
12 - Quantas casas ou prédios existem do
século XIX, dos anos 1910, 1920, 1930, 1950, 1960, 1970 e 1980 outros anos. Demonstre
estes dados através de um gráfico.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
5 - ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
(Trabalho em grupo em sala de aula. Logo
após, deve ser debatido)
Nome dos Alunos:
____________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUAIS AS QUALIDADES QUE UM BEM TEM QUE TER
PARA SER RECONHECIDO COM PATRIMÔNIO CULTURAL DE SEU MUNICÍPIO?
Numere por ordem de importância
___
Valor Histórico
Por
quê? _________________________________________________________
___ É
público.
Por
quê? _________________________________________________________
___
Valor Artístico.
Por
quê? __________________________________________________________
___
Ser importante para você.
Por
quê___________________________________________________________
___
Importante para a rua.
Por
quê?__________________________________________________________
___Importante
para a família.
Por
quê?_________________________________________________________
___Valor
arquitetônico.
Por
quê__________________________________________________________
___
Está correndo risco.
Por quê?__________________________________________________________
___
Tem uso.
Por
quê?__________________________________________________________
___
Não tem uso;
Por
quê? _________________________________________________________
___
Tem valor sentimental.
Por
quê?__________________________________________________________
___ É
bonito.
Por
quê?__________________________________________________________
___
Tem valor econômico.
Por
quê___________________________________________________________
6 – EXERCÍCIO CONHECENDO UM
BEM CULTURAL
1 – Qual o lugar, casa,
prédio, fazer ou festa que considera
mais importante na sua
cidade? Por quê?
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
2 – O que te chama mais
atenção nesse bem cultural?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
3 – Você utiliza ou tem contato com esse bem cultural?
( )
Passa perto dele todos os dias.
Por quê?
__________________________________
__________________________________
( )
Passa perto dele de vez em quando.
Por quê?
_________________________________
( )
Frequenta ou vivencia o bem todos os dias.
Por quê?
________________________________
( )
Frequenta ou vivencia o bem de vez em quando
Por quê?
________________________________
( )
Não tem contato com o bem.
Por quê?
_______________________________
4 – Por quê
esse bem cultural tem importância para você?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
5 – Quais
os problemas que existem nesse bem cultural?
____________________________________________
_____________________________________________________
_________________________________________________
6 - Como esses problemas podem ser resolvidos?
6 - Como esses problemas podem ser resolvidos?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
7 – O que você acha que pode ser feito para esse bem seja
preservado?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
7 - JOGO DA
MEMÓRIA CULTURAL
Idealizador: Carlos Henrique Rangel
Como fazer:
1 – Trabalhe com uma turma de alunos do Ensino
Fundamental ou Médio.
2 – Faça uma aula/palestra sobre Patrimônio
Cultural, abordando os seguintes conceitos: Cultura, Identidade, Memória, a
relação da memória com o passado, Identidade e passado, bem cultural material e
imaterial, Patrimônio Cultural, Preservação, Conservação, Proteção, Inventário
de Proteção ao Acervo Cultural, Tombamento, Registro do Imaterial.
3 – Trabalhado os conceitos, divida a turma em
grupos e peça para que cada grupo escolha 10 bens materiais e imateriais que
consideram patrimônio cultural do município.
4 – Os grupos terão que fotografar e escrever um
míni histórico dos bens escolhidos.
5 – Os grupos devem apresentar em sala de aula o
trabalho sobre os bens culturais escolhidos com suas devidas fotos.
6 – Terminada a apresentação os alunos escolherão
o número mínimo de 10 e o máximo de 15 bens culturais materiais e imateriais
para serem transformados em peças do jogo da memória.
7 – Mande imprimir em cores e plastificar duas
cópias de cada imagem de bem cultural em tamanho A4, com devida identificação.
Ou seja: 10 imagens/peças darão 20 peças.
Como jogar:
1 – Escolha quatro alunos para jogarem.
2 – Faça uma roda com os alunos e distribua as
peças aleatoriamente a cada um. Eles devem apresentar as imagens de costa para
os jogadores.
3 – Faça um sorteio entre os quatro jogadores
definindo a ordem de jogada.
4 – O Primeiro jogador escolhe dois alunos/peça
que devem mostrar as imagens que seguram. Se casar as peças os dois
alunos/peças saem da roda e entregam ao jogador as suas imagens casadas.
5 – O jogador que acertou as imagens continua o
jogo até errar, passando a vez para o próximo jogador.
6 – Ganha o jogo o jogador que tiver conseguido
casar o maior número de bens culturais.
Exemplo de peça do Jogo.
Multiplicadores jogando o "Jogo da Memória Cultural".
Vazante/MG.
Multiplicadores jogando o "Jogo da Memória Cultural".
Vazante/MG.
ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO DEFINIDAS NA DELIBERÇÃO NORMATIVA DO IEPHA/MG - 06/2018.
PONTUAÇÃO
ÁREA “ESCOLAS: 0,60 Quatro ações.
·
Cada
ação aceita para pontuação vale até 0,15 pontos*.
·
A
aceitação de 04 ações desta área de desenvolvimento poderá corresponder ao
alcance da pontuação máxima para o item (0,15 x 4 = 0,60);
III - ÁREA DE
DESENVOLVIMENTO – LOCAIS DE MEMÓRIA:
Área
de atuação que compreende ações de Educação para o Patrimônio (formações,
sensibilizações, seminários entre outros) junto aos locais de memória coletiva
da municipalidade, preferencialmente garantindo o acesso universal aos bens
culturais e conforme especificado a seguir:
Podem
ser desenvolvidos trabalhos em Arquivos, Museus, Bibliotecas, 6//Comunidades
Tradicionais, Casa de Cultura, outros.
Implementação
de Projetos temáticos) voltados para a população geral e/ou para grupos
específicos da população local tais como comunidade escolar, mediadores de
locais de memória coletiva.
Podem ser desenvolvidos:
·
Visitas
Guiadas pré-agendadas com o local de memória. Um funcionário/técnico
apresentará o local explicando o acervo ou espaço.
·
Um
folheto explicativo deve ser distribuído aos visitantes, abordando alguns
conceitos como: Memória, identidade, cidadania, pequeno resumo histórico do
local de memória.
PONTUAÇÃO: 0,30 - duas ações.
·
Cada
ação aceita para pontuação vale até 0,15 pontos.
·
A
aceitação de 02 ações desta área de desenvolvimento poderá corresponder ao
alcance da pontuação máxima do item (0,15 x 2 = 0,30).
IV - ÁREA DE
DESENVOLVIMENTO – OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO:
Área
de atuação que compreende as seguintes ações de Educação para o Patrimônio
(sensibilização, formação, projetos, etc.) junto aos bens culturais em processo
de obras de conservação e/ou restauração.
Podem ser desenvolvidos:
·
Com
comunidade em geral ou grupos específicos da população como terceira idade,
jovens em vulnerabilidade, detentos, pessoas com necessidades especiais,
militares outros.
·
Comunidade
da área de entorno imediato do perímetro protegido por tombamento.
Exemplo de Atividade:
Visita
orientada predefinida com os responsáveis pela obra. Pode ser feita em um ou
mais dias agendados.
Importante
distribuir aos visitantes um folder ou folheto sobre o bem cultural objeto da visita
com um pequeno histórico e sua importância para o município. Com informações
sobre o tombamento ou inventário.
Durante a visita um
técnico deve explicar à turma de visitantes:
·
O
que é uma restauração.
·
O
que está sendo feito.
·
Detalhes
da obra.
-
Trabalhadores / técnicos e operários da obra em diferentes etapas, projeto,
obra e entrega de ações de conservação e restauração de bens protegidos por
tombamento e por outras formas de acautelamento.
Exemplo de Atividades:
·
Antes
da obra começar uma palestra pode ser ministra aos trabalhadores e técnicos
referente ao bem cultural que está sofrendo intervenção, tratando de alguns
conceitos básicos como: memória, identidade, bem cultural, tombamento,
preservação, conservação, restauração.
-
Formação especializada dos trabalhadores da obra, a partir do conhecimento e
aplicação de técnicas construtivas e saberes tradicionais de conservação e
restauração, com vista à qualificação destes profissionais na área de
Patrimônio Cultural.
Exemplo de Atividades:
·
Pode
ser ministrado um curso de formação de mão de obra em restauro ou de conceitos
básicos de restauro.
PONTUAÇÃO: 0,20 duas ações.
·
Cada
ação aceita para pontuação vale até 0,10 pontos.
· A
aceitação de 02 ações desta área de desenvolvimento poderá corresponder ao
alcance da pontuação máxima do item (0,10 x 2 = 0,20).
RELATÓRIO DE PRODUÇÃO E
DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL:
1. Texto apresentando um breve memorial descritivo do material /
produto contemplando
·
Justificativa,
·
Objetivos,
·
Processos
de desenvolvimento,
·
Produção
e distribuição;
2. Declaração
ou documento comprobatório de distribuição firmada pelo órgão responsável pela produção e/ou
distribuição (Setor de Patrimônio Cultural Municipal, Escola e outros)
informando data, local de distribuição, quantidade e assinatura do recebedor;
3. Amostra
do material, que deverá
atender o critério a seguir: Caso o material ultrapasse o número de 20 páginas
ou as dimensões de um formato A4 com h=2,0cm, deverá ser encaminhado apenas
Relatório Fotográfico com no mínimo 8 (oito) fotos coloridas com informação de
data, autoria e legenda.
4. Deverá ser enviado um exemplar do
material / produto que não ultrapasse o número de páginas ou as dimensões acima.
Obs.:
1 - Sobre Cartilhas:
·
Explique
como, por que, por quem foi feita.
·
Relate
quantos exemplares foram publicados.
·
Como
foi difundida/utilizada e que produtos gerou.
·
Encaminhe
um exemplar da cartilha junto ao relatório.
Obs.: A simples publicação da cartilha
não configura atividade de Educação
Patrimonial.
2 - Sobre Produção midiática/divulgação:
·
Explique com ocorreu a divulgação e distribuição dos convites,
folders, cartazes, etc.
·
Locais de distribuição/ divulgação.
·
Apresente em anexo ao relatório, folders, cartazes, apostilas,
cartilhas, etc.
·
Explique os recortes de jornais que estão divulgando eventos de
educação patrimonial.
·
A simples apresentação da produção midiática, sem qualquer
explicação, nada significa.
[1]
O
entorno é a área que envolve ou circunda a praça, conformando uma paisagem que
pode ser composta de vazios, cheios, bens imóveis, móveis, naturais e
artificiais.
Carlos Henrique Rangel
Historiador - Agente Cultural
TEXTOS DOS IPHAN
TEXTOS DOS IPHAN
EDUCAÇÃO
PATRIMONIAL NAS ESCOLAS
PATRIMÔNIO
E AÇÕES EDUCATIVAS
PATRIMÔNIO
E SOCIEDADE
SOCIEDADE
E EDUCAÇÃO
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