Fonte: Caderno Diretrizes para a Educação Patrimonial - IEPHA/MG, Fevereiro de 2009.
Disponível em:http://www.iepha.mg.gov.br/component/docman/cat_view/23-legislacao/32-apostilas-e-diretrizes. Acessado em 16 de dezembro de 2009.
Realização
das atividades:
- Definição
e planejamento das atividades /etapas em um cronograma.
Ou seja: defina o que fazer, como fazer, onde fazer,
quem vai coordenar a atividade, quem vai fazer a atividade e quando vai fazer.
Exemplo:
O que fazer?
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Como?
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Onde?
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Quem vai coordenar?
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Quem vai fazer?
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Quando?
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Conhecer o patrimônio cultural local.
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Visita Guiada e trabalhos de pesquisa utilizando
folha didática.
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Igreja Matriz.
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Professores.
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Alunos das escolas.
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Fim de semana.
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- Se for
o caso, defina coordenadores para cada tipo de atividade/etapa para
facilitar o desenvolvimento do projeto.
- A cada
etapa/atividade do projeto, faça uma avaliação dos resultados em conjunto
com os parceiros/multiplicadores.
- Sempre
há a possibilidades de substituir ações ou incluir novas, assim como a
inclusão de novos parceiros e aliados.
- Esteja
sempre aberto a novos parceiros que possam ajudar a desenvolver as
atividades de educação patrimonial ou que tragam novas contribuições ou
mesmo novas ações complementares.
Modelo de
cronograma:
CRONOGRAMA
MÊS/ANO
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ATIVIDADE/
FASE
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MÉTODO/
TÉCNICA
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TEMPO E OBJETIVO
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AVALIAÇÃO
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Sétimo
Passo: Conclusão dos trabalhos e definição de novas etapas.
- Concluir
os trabalhos com uma grande exposição dos produtos do projeto envolvendo
toda a comunidade.
Ex.: Exposições
em praças e /ou rua, de trabalhos de artes plásticas, escultura, músicas,
danças locais/regionais, trabalhos desenvolvidos no projeto em conjunto com
feira de comidas e bebidas típicas.
A organização de uma
exposição – orientação básica:
-
A disposição do que se quer expor deve ser clara
para facilitar a observação.
-
A estrutura da exposição deve evitar a poluição
visual. Deve ser discreta.
-
Se expuser peças, mantenha-as ao nível da cintura de
um adulto ou se o público preferencial for crianças, devem ser mais baixas.
-
Utilize, se possível, cores discretas no material de
apoio dos objetos/peças.
-
Os objetos expostos devem conter fichas de identificação
legíveis e em local visível. Deve conter o título do objeto exposto e a
autoria. Poderá, dependendo do caso, conter informação sobre o material
utilizado para sua confecção.
-
(fonte consultada: ARAUJO, Francisco César de. Os Espaços da Memória
conceitos e procedimentos para o trabalho da história no ciclo de
alfabetização, janeiro de 2000.)
- Faça
uma reunião com os parceiros/multiplicadores para uma avaliação geral do
projeto e definição de sua continuidade.
Lembre-se:
Educação Patrimonial deve ser uma atividade permanente.
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