PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

PENSANDO A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL  Reforço a visão de que não pode ser apenas atividades aleatórias e soltas. Devem estar em um programa com duração determinada, com objetivos, metodologia, atividades bem definidas e listadas em cronograma de pelo menos 4 anos de duração. Educação patrimonial tem que ser feita no meio formal e informal e envolve também a difusão e promoção. Importante salientar sempre que, a Educação Patrimonial tem que ser utilizada em todas as ações das instituições de patrimônio cultural, desde o inventário ao tombamento, obras de restauro e Registro do Imaterial, difusão e promoção. Tem que incentivar  a pensar e valorizar a diversidade cultural mas também ajudar na redescoberta dos patrimônios que foram esquecidos ou perderam o elo com as comunidades entendendo o por quê deste distanciamento... Motivar os sentidos das comunidades para a valorização da autoestima descobrindo,  redescobrindo e valorizando os referenciais locais sem perder de vista os bens culturais já legitimados. Educação Patrimonial não pode ser paternalista e impositiva da opinião de um órgão ou instrutor. Tem que ser democrática, aberta à troca de experiências e vivências entendendo os mundos individuais e coletivos e incentivando a relação entre eles. Os bens culturais falam. E nunca falam a mesma coisa ou da mesma forma aos indivíduos ou grupos. (Carlos Henrique Rangel - Historiador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário