- EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PASSO A PASSO: Passo-a-Passo para a realização de atividades de Educação Patrimonial
1° Passo: Tema
Escolha o tema a ser trabalhado: É um tema
geral? Tem um enfoque específico?
Inventário? Tombamento de um bem cultural?
Restauração?
2° Passo: Público-alvo
Qual o público a ser atingido? Qual a idade?
Qual a escolaridade? Qual a categoria
profissional?
Abrangência: Escolas? Quais as turmas? Bairro? Comunidade
rural? Comunidade em geral?
3° Passo: Montagem do projeto
Siga o modelo apresentado pelo IEPHA/MG.
Justifique o projeto e sua temática.
Defina os objetivos: O que se deseja?
Defina os métodos e técnicas: O que vai usar para alcançá-los?
Defina equipe: Quem vai trabalhar e os potenciais
parceiros?
Defina o cronograma: Quais as etapas/ações e o tempo para
realizá-las?
Defina os recursos materiais, humanos e
financeiros para desenvolver as atividades/ações.
4° Passo: Reunião com os
parceiros/multiplicadores
A - Faça uma reunião com os
parceiros/multiplicadores/aliados, para a apresentação do projeto e definição
das estratégias de ação: início da oficina para os multiplicadores, definição
das atividades, definição dos papéis de cada um, início dos trabalhos/ações/etapas.
B - Planeje a oficina para preparo dos
parceiros/multiplicadores.
C - É necessária a definição de conceitos e o
preparo de material didático de apoio para os multiplicadores. Exemplo:
apostilas, folhas didáticas, mapas, desenhos.
D - Na oficina/curso devem ser definidas (e
testadas) as ações/atividades e o papel de cada um no projeto. Esteja sempre
aberto a novas propostas de atividades.
5° Passo:
Divulgação do projeto e das atividades relacionadas à preservação do patrimônio
cultural
A - Entrevistas informativas e/ou pequenas
reportagens em rádios, TVs, jornais locais/regionais e internet para divulgação
do projeto e exposição da temática, conceitos e procedimentos da política
cultural municipal, estadual e federal. Use a mídia em todas as fases/etapas do
projeto.
B - Uso de boletins informativos como meio
divulgador das ações do Departamento Cultural para ser distribuído via mala
direta ou em locais públicos.
C – Promoção de palestras/debates sobre
preservação do patrimônio cultural com funcionários, assessores, secretários da
prefeitura, para refletir e desenvolver ações de acordo com a realidade do
patrimônio cultural do município. Podem ser convidadas instituições públicas
estaduais e federais, como o IEPHA ou IPHAN, e acadêmicos familiarizados com a
temática.
D - Exposições públicas dos trabalhos
desenvolvidos ao final de cada fase ou na conclusão. Deve estar previsto
coquetel de lançamento ou abertura oficial com convidados e autoridades. Os
produtos resultantes dos trabalhos devem ser expostos e divulgados: banners,
cartazes, cartilhas, álbuns, entrevistas, vídeos, jogos educativos, trabalhos
manuais etc
6° Passo: Realização das Atividades
Definição e planejamento das
atividades/etapas em um cronograma. Ou seja: defina o que fazer, como e onde
fazer, quem vai coordenar a atividade, quem vai fazer a atividade e quando. Exemplo:
O que fazer?Como?
|
Onde?
|
Quem vai coordenar?
|
Quem vai fazer?
|
Quando?
|
Conhecer o
patrimônio cultural local.Visita Guiada e trabalhos de pesquisa utilizando
folha didática.
|
Igreja Matriz.
|
Professores.
|
Alunos das
escolas.
|
Fim de semana.
|
·
Se for o
caso, defina coordenadores para cada tipo de atividade/etapa para facilitar o
desenvolvimento do projeto.
·
A cada
etapa/atividade do projeto, faça uma avaliação dos resultados em conjunto com
os parceiros/multiplicadores.
·
Sempre
há possibilidade de substituir ações ou incluir novas, assim como a incluir
novos parceiros e aliados.
·
Esteja
sempre aberto a novos parceiros que possam ajudar a desenvolver as atividades
de educação patrimonial ou que tragam novas contribuições ou mesmo ações
complementares.
Modelo de cronograma:
Mês/AnoAtividade/ Fase
|
Método/ Técnica
|
Tempo e Objetivo
|
Avaliação
|
7° Passo: Conclusão dos trabalhos e definição
de novas etapas
Concluir os trabalhos com uma grande
exposição dos produtos do projeto envolvendo toda a comunidade. Exemplo:
Exposições em praças e/ou rua, de trabalhos de artes plásticas, escultura,
músicas, danças locais/regionais, trabalhos desenvolvidos no projeto em
conjunto com feira de comidas e bebidas típicas.
A organização de uma exposição – orientação
básica:
·
A
disposição do que se quer expor deve ser clara para facilitar a observação.
·
A
estrutura da exposição deve evitar a poluição visual.
·
Se
expuser peças, mantenha-as ao nível da cintura de um adulto ou, se o público
preferencial for infantil, devem estar mais baixas.
·
Use, se
possível, cores discretas no material de apoio dos objetos/peças.
·
Os
objetos expostos devem conter fichas de identificação legíveis e em local
visível. Deve conter o título do objeto exposto e a autoria. Poderá, dependendo
do caso, conter informação sobre o material utilizado para sua confecção.
(Fonte
Consultada: ARAUJO, Francisco César de. Os Espaços da Memória conceitos e
procedimentos para o trabalho da história no ciclo de alfabetização, janeiro de
2000.)
Faça uma reunião com os
parceiros/multiplicadores para uma avaliação geral do projeto e definição de
sua continuidade.
Lembre-se:
Educação Patrimonial deve ser uma atividade permanente!
F - Roteiro para elaboração de projeto de Educação
Patrimonial (Normas básicas do IEPHA/MG)
A elaboração de
um projeto segue as particularidades das propostas trabalhadas e pensadas pela
equipe de trabalho, mas as apresentações do material ao IEPHA/MG devem seguir
algumas normas básicas, respeitando requisitos para esse tipo de trabalho.
Essas normas básicas são:
Formatação do
Projeto:
PAPEL: A4.
FONTE: Arial ou
Times New Roman – tamanho 12.
MARGENS:
• Direita: 3 cm;
• Esquerda: 2 cm;
• Superior: 3 cm;
• Inferior: 2 cm.
ESPAÇAMENTO
(entre linhas): 1,5 linha.
ALINHAMENTO:
Justificado.
PÁGINAS
NUMERADAS:
• Canto superior direito;
• Informar quantidade total de
páginas (exemplo: 1/20, 2/20 etc);
• Iniciar contagem a partir da
Apresentação.
·
TÍTULOS:
letra maiúscula, negrito, tamanho 14.
Obs.: Apenas os títulos devem ser escritos em
letras maiúsculas.
Composição do
Projeto:
O projeto deve
ser composto das seguintes partes (que seguirão as regras acima):
A. Capa
Deve conter:
- Nome da
prefeitura da cidade;
- Nome do
projeto;
- Mês e ano de
sua elaboração.
Todos os itens
da capa devem ser digitados com letras maiúsculas, tamanho 14, em negrito e
centralizados.
B. Sumário
Apresentar cada divisão do trabalho e suas
respectivas páginas.
C. Apresentação
Esta é a parte
introdutória do projeto. Nela deve ser apresentado um panorama do trabalho a
ser realizado, abordando o que, como, onde e para quem se destina,
possibilitando a identificação da natureza do projeto, sua contextualização
histórica e regional, bem como sua relevância para o município.
D.Justificativa
Nesta parte deve-se
fazer uma abordagem mais profunda da relevância deste projeto para o município.
Deve ser exposto POR QUE e PARA QUE o projeto é importante. É a apresentação de
argumentos que justifiquem a importância da realização do projeto.
E. Público-alvo
A quem este
projeto se destina? Quem será contemplado pelos trabalhos desenvolvidos neste
projeto? Deve ser identificado o público que se pretende alcançar (faixa
etária, escolaridade, região, condição sócio-econômica, hábitos culturais
etc.).
F. Objetivos
O que se
pretende alcançar com o trabalho?
- Objetivos
gerais – que englobam todo o público-alvo;
- Objetivos
específicos – de acordo com cada etapa e com cada grupo a ser trabalhado.
G. Metodologia
A metodologia
trata do aspecto prático do projeto. Como o projeto será posto em prática?
Quais métodos e técnicas serão utilizados? Como, onde, quando? Quais aspectos
serão trabalhados com cada método? O que se espera alcançar? Quais as
atividades e como serão realizadas.
H. Cronograma
O cronograma
deve relacionar as atividades com o tempo disponível para a realização dos
trabalhos. Quanto tempo vai durar cada atividade/fase do projeto? Quando será
realizada? No cronograma deve estar prevista a avaliação das atividades/fases a
fim de detectar problemas e buscar evitá-los ou resolvê-los.
Modelo de Cronograma:
Modelo de Cronograma:
CRONOGRAMA
MÊS/ANO
|
ATIVIDADE/
FASE
|
MÉTODO/
TÉCNICA
|
TEMPO E OBJETIVO
|
AVALIAÇÃO
|
I. Orçamento
Qual o custo
para a execução do projeto em todas suas etapas? Em que se gastará? Quais as
fontes de recursos disponíveis?
Deve ser feito
um levantamento dos materiais necessários para a realização de cada
atividade/fase, bem como despesas diversas que serão necessárias. Devem-se
quantificar os recursos necessários e identificar as fontes de recursos para o
projeto.
J. Produtos
Quais os
produtos que serão gerados durante e ao final da execução do projeto?
Identificar as possíveis realizações como exposições, painéis, apresentações
artístico-culturais, produção de textos, cartilhas etc.
K. Equipe técnica
Quem está
envolvido na execução do projeto? Identificar os membros da equipe e as parcerias
(se houver) e definir as atribuições de cada um. Identificar o coordenador do
projeto.
L. Referências bibliográficas
Quais as fontes
de consulta utilizadas? Apresentar as obras usadas para a elaboração do projeto
dentro das normas da ABNT. Exemplo:
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo;
Editora Paz e Terra, 1996.
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